
Sterling melhor no City que no Liverpool
Porque vocês acham que Raheem Sterling está vestindo azul do Manchster City ao invés do vermelho do Liverpool, quando as equipes se enfrentarão no Etihad Stadium ? Simples, o jogador de 20 anos está lá por dinheiro.
Que será certamente o alvo da imprensa no jogo e possivelmente será vaiado pelos visitantes torcedores do Liverpool. Sua saída não contou com a simpatia do público, mas foi sua grande forma depois de um ano, que deixou sua reputação la embaixo. A desculpa é que o jogador rendeu um grande montante de 49 milhões de Libras pra o clube de Anfield.
É muito fácil ter Sterling e seu agente, Aidy Ward como “mercenários” e dizer que tudo é por dinheiro. Porém na minha opnião isso seria uma análise banal. A verdade é mais complexa.
Sterling já é um jogando de grande potencial e tem capacidade para se tornar um jogador de classe mundial, mas a questão que martela no Liverpool é: Como o Liverpool pode negociar um jogardor deste calibre?
Seu ritmo acelerado no ataque dificulta muito a vida dos zagueiros, e seu controle de bola o faz enganar os adversários com seus dribles. Ao contrário de alguns de seus companheiros, como Samir Nasri, ele mostra muita disposição para voltar e ajudar na marcação quando sua equipe perde a bola.
Porém ainda existem algumas coisas a melhorar, o seu chute e finalização precisam ser melhorados e outro fato é que Sterling sempre tenta levar a bola para o pé direito para finalizar, facilitando a vida dos zagueiros mais inteligentes, porém ele está ansioso para melhorar isso. Ele aprendeu muita coisa nas categorias de base do Liverpool, porém sempre seu talento colocado em dúvida se ele poderia avançar para um nível melhor. No City ele continua a crescer.
Um dos princípios fundamentais da política de Esportes do Grupo Fenway é fazer Anfield o destino desejado para os jovens jogadores talentosos da Europa. O proprietário do Liverpool tenta passar a mensagem para os jovens ambiciosos de que o Liverpool é um clube onde eles terão a oportunidade de se desenvolver e tempo de jogo para brilhar.Na teoria, seria um grupo de talentosos jovens inexperientes que iriam amadurecer com Kloop e crescer a ponto de disputar por títulos na Premier League. Porém na prática o Liverpool tem tido dificuldade de recrutar jogadores talentosos.
Não foi o grupo FSG que encontrou Sterling; o então gerente de Rafa Benitez pagou £500.000,00 para o Queen Park Rangers pelo garoto de 15 anos de idade, oito meses antes dos proprietários americanos cehgarem no Anfield em outubro de 2010.
No entanto, os erros começaram cedo. Quando ele chegou aos 18, Sterling assinou seu primeiro contrato de £30.000,00 semanais.Os torcedores ficaram furiosos quando viram esses números, algo que os clubes podem usar de vantagem nas negociações, porém foi preço abaixo dos outros contratos. O jovem poderia olhar ao redor no plantel e ver homens como Stewart Downing ganhando mais do que o dobro desse montante e contribuindo muitíssimo menos em campo.
No verão de 2014, Sterling estava jogando muito e foi um dos jogadores que Brendan Rodgers tinha cotado para preencher o vazio deixado por Luiz Suarez. O então gerente de futebol do Liverpool, havia colocado na imprensa o jogador de 19 anos de idade como o “melhor jovem jogador da Europa”, para justificar uma renegociação de contrato com um bom aumento salarial. Chegar a um acordo nesse ponto poderia ter evitado o colapso nas relações entre jogador e clube que ocorreriam ao longo dos próximos 12 meses.
O Liverpool deveria ter feito alguma coisa para garantir a permanência de Sterling em Anfield. Com um título em disputa em 2013-2014, Rodgers procurou a direção e a deixou do seu lado. Porém a equipe estava ficando para trás na busca de montar um time competitivo, Rodgers na ocasião usou um sistema 3-4-3 que, na ocasião, usou Sterling como um ponta. O jovem foi trocado de posições várias vezes na tentativa de acomodar jogadores menos talentosos e foi ai que a relação entre jogador e diretor começou a ruir.

E assim começou a reputação de Sterling. Quando estava a serviço da Inglaterra pelas eliminatórias da Euro 2016 contra a Estônia, ele reclamou com as pernas pesadas por causa dos treinamentos. Roy Hodgson o deixou fora da equipe e veio a público com a pior interpretação possível: o técnico da Inglaterra sugeriu que o jovem tinha dito que ele estava muito cansado para jogar pelo seu país.
Isso não era verdade, porém isso não importava para a imprensa e torcida. O público estava furioso. Sterling foi um alvo muito fácil para a crítica, e apareceram inúmeras imagens de tabloides dele deixando uma boate altas horas da madrugada, que tomavam como as desculpas para seu suposto “cansaço”.
O Liverpool teve uma resposta fraca, a reputação de Sterling foi danificada; negociações de contrato foram aparecendo, Sterling ia recusando, porém estava quase cedendo.
Sterling queria £140.000,00 semanais, em comparação com Daniel Sturrige que estava ficando mais tempo no departamento médico do que em campo.O Liverpool ofereceu £100.000,00 semanais. Sterling deu uma entrevista mal interpretada à BBC, em consequência dos comentários de seu agente à grandes manchetes e não conseguiram chegar a um acordo e sua reputação ainda ficou manchada. No final, tornou-se cada vez mais claro que não havia nenhuma possibilidade de Sterling permanecendo em Anfield.

A mais nova contratação do Manchester City Raheem Sterling expressa sua emoção para a próxima temporada.
As vaias no sábado vão refeletir essa conturbada relação e os torcedores tendem a ver sempre o lado do clube e não do jogador. Porém no meio dessa bagunça quem saíra melhor?
Sterling está jogando em time que tem pretensões melhores para sua carreira, está na Liga dos Campeões, e com a volta de David Silva e Sergio Aguero ele fará parte de um trio ofensivo de dar medo nos adversários. Após os jogos, os jogadores é feita uma análise que destaca os aspectos positivos e negativos do desempenho; isso é uma atenção especial que Sterling nunca em Anfield.
Finalmente, agora som um salário de £180.000,00 semanais, seu salário reflete a importância dele para o time, mas importante que isso ele está em condições de ganhar muitos títulos.
O Liverpool embolsou £44 milhões no negócio, e poderá embolsar mais £5 milhões se Sterling atingir os objetivos, porém gastou mais em sua substituição, desembolsando £29 milhões em Roberto Firmino do Hoffenhein e £32 milhões em Benteke vindo do Aston Villa, que são de uma qualidade bem inferior ao de Sterling. Sturridge é o único jogador do time que pode se considerar de um nível acima da média.
James Milner fez o caminho inverso de Sterling. Ele ganha cerca de £150.000 semanais, salário mais elevado do que Sterling havia pedido. Alguns tentam justiicar isso dizendo que o jogador de 29 anos chegou em uma transferência sem custos. Deixando a idade de lado, Sterling pode mudar os jogos de uma forma que Milne não pode. Com Jurgen Klopp substituindo Rodgers, há algum otimismo em Anfield, mas a dura realidade é que eles estão em 10º lugar na tabela.
A questão é saber quem fez o certo? Sterling ou Liverpool. A resposta é clara e reflete melhor sobre o jogador do que o clube e Sterling pode conviver com as vaias.
Veja porque o Manchester City, pagou tanto por Sterling: