
Nacionalidades Curiosas
Nós já sabemos que alguns jogadores possuem mais de uma nacionalidade. Com a grande demanda da imigração após os anos 80, na Europa, algumas seleções como a França tiveram muitos jogadores de origem africana. Esses jogadores podem escolher por qual seleção querem atuar.
Outros países como EUA, Suíça e Bélgica, tem em suas seleções muitos convocados estrangeiros. E ainda existem os casos dos jogadores induzidos a obter uma nova nacionalidade com promessas de convocação como o caso de Dec, Diego Costa e Rafinha mais recentemente que obteve a nacionalidada alemã.
Saindo dos molde comuns, seguem aqui alguns jogadores que possuem uma nacionalidade bem curiosa. São casos envolvendo rotas de imigração pouco comuns ou ascendências desconhecidas dos fãs de futebol, que despertam curiosidade e receberam destaque. Confira:
Juan Manuel Iturbe :: Paraguai
Iturbe nasceu na Argentina, mas seus pais são paraguaios. Passou sua infância no Paraguai e estreou no futebol profissional no Cerro Porteño. A Federação Paraguaia ainda tenta convencer o atacante da Roma a atuar pela “Albiroja”.
Valdívia :: Venezuela
Jorge Luís Valdivia na cidade de Maracay, na Venezuela, país para onde a família havia se mudado em virtude do novo emprego do pai e também porque o Chile vivia tempos difíceis da ditadura de Pinochet. Voltou ao Chile quando já tinha três anos.
Yohan Cabaye :: Vietnã
Em 2010, a então promessa do Lille, Yohan Cabaye, foi perguntado se poderia escolher outro país para atuar caso Laurent Blanc, treinador da Seleção Francesa, não o convocasse. A resposta surpreendeu: “Eu poderia jogar pelo Vietnã, a minha avó é vietnamita! Mas é um pouco longe”. Cabaye foi convocado por Blanc em agosto do mesmo ano.
Thiago Alcântara :: Itália
Apesar de possuir as nacionalidades espanhola e brasileira, Thiago Alcântara, filho de Mazinho, nasceu em San Pietro Vernotico, cidade italiana, quando seu pai atuava pelo Lecce. Thiago poderia ter optado por jogar pela Azurra caso fosse de seu interesse.
Fernando Muslera :: Argentina
Fernando Muslera, goleiro da Celeste, nasceu em Buenos Aires, no dia 16 de junho de 1986, data em que a Argentina derrotou o Uruguai por 1x 0 na Copa do México e eliminou o país vizinho do mundial. Os pais de Fernando moravam na capital argentina por questões profissionais à época e retornaram ao Uruguai antes mesmo de Muslera completar um ano de idade.
Zlatan Ibrahimovic :: Bosnia
Zlatan nasceu na Suécia, embora seja filho de mãe croata e pai bósnio. Aos 16 anos, seu pai enviou uma carta à Federação Bósnia oferecendo o talentoso jogador do Malmo. Foi recusado. A entidade parece ter se arrependido, convidando-o dois anos depois para disputar um torneio Sub-21, mas recebeu uma negativa do próprio atacante, que alegou que só jogaria pela seleção principal da Bósnia. Com mais visão, os suecos convidaram Ibra para atuar pelo selecionado principal. Convite prontamente aceito.
Gonzalo Higuaín :: França
Gonzalo Higuaín nasceu em Brest, na França, em 1987, quando seu pai, Jorge Higuaín, defendia o time da cidade. Em 2007 o técnico da Seleção Francesa, Raymond Domenech, convocou o atacante. Porém, o mesmo recusou e anunciou oficialmente a decisão pela nacionalidade argentina.
David Alaba :: Filipinas
David Alaba nasceu em Viena, na Áustria, em 1992. Seu pai é nigeriano e sua mãe é uma filipina que migrou para a Europa para trabalhar como enfermeira. O craque do Bayern de Munique optou desde cedo pela seleção austríaca, mas tem enorme consideração pelo seu sangue filipino, tendo inclusive segurado uma bandeira do país asiático nas celebrações da conquista da Champions League em 2013.