Erros e acertos no Corinthians

O Corinthians recebe muitas críticas por não dar muita atenção à sua base. Porém recebeu mais uma sentença de que está errado neste fin de semana ao ver o título do Campeonato Paulista Sub-20, direto da Arena Corinthians, contra o Santos.

A base necessita de uma atenção especial. O que vemos é que Tite vem tentando incorporar alguns jogadores da base ao time de cima. O Corinthians até fez uma alusão a base ao lançar a camisa laranja do “terrão” aonde são formado belos jogadores.

Muitos jogadores que foram campeões da copa São Paulo poderiam ter sido usados mas não foram. Tite também não poderia lançar todas as promessas em apenas um ano visto que o Corinthians montou um time forte com jogadores experientes para poder ir até o final dos campeonatos disputando títulos.

Corinthians campeão da Copa São Paulo em 2015
Corinthians campeão da Copa São Paulo em 2015

Porém se o Timão vem errando ao dar poucas chances ao jogadores da base, em outra coisa ele vem acertando muito bem. A diretoria tem investido bastante no “bom e barato”.

Desde que o clube subiu da Série B em 2009 quando contratou Ronaldo Fenômeno, o clube vem vivendo outra realidade.

Hoje podemos até montar uma seleção de jogadores que chegaram desconhecidos ao Corinthians e fizeram nome chegando até a jogar a Copa do Mundo.

Segue a escalação:

Cássio – Goleiro – PSV Eindhven (Holanda)

Alessando – Lateral Esquerdo – Santos

Gil – Zagueiro – Valenciennes (França)

Felipe – Zagueiro – Bragantino

Uendel – Lateral Direito – Ponte Preta

Ralf – Volante – Grêmio Barueri

Paulinho – Volante – Bragantino

Elias – Volante – Ponte Preta

Douglas – Meia – São Caetano

Jorge Henrique – Meia – Botafogo

Gerrero – Atacante – Hamburgo

Entre estes podemos dar destaques para Guerrero que estava desacreditado no Hamburgo depois de não vingar no Bayern e ser emprestado várias vezes pelo time bávaro.

Guerreiro fez o gol do Corinthians na vitória contra o Chelsea na final do Mundias de Clubes
Guerreiro fez o gol do Corinthians na vitória contra o Chelsea na final do Mundias de Clubes

E ainda faltam alguns jogadores como Chicão e Leandro Castán, campeões da Libertadores, Jucilei, Romarinho e tantos outros.

Todos eles começaram a ganhar destaque quando jogaram pelo Corinthians. Começaram em clubes pequenos se destacaram ao longo da temporada e foram negociados ou valem muito mais do que seu valor de compra.

No fim, os dois ganham: jogador, que acaba valorizado, e o clube, que recebe o retorno por um investimento menor.

Parcerias com clubes menores ajudam nessas contratações como é o caso do Bragantino que onde o Corinthians pode colocar jogadores com potencial em teste deixando o o jogador no ambiente de sua equipe por alguns meses.

Com o tempo o Corinthias já começou a olhar com mais carinho para seus atletas da base e dar mais chances a eles, como foi o cao de Marciel e Guilherme Arana neste ano e com Malcom que vem jogando desde o ano passado.

Se aliarem essa política do bom e barato ao bom tratamento da base, poderemos ter um super time e gastando muito pouco.

Other Articles

Nacionalidades Curiosas
O que acontece com o Real Madri?

Leave a Reply