
Série Treinadores: Jurgen Kloop
Jurgen Klopp na Premier League! Muitos torcedores ingleses sonhavam com esse dia, mas não o imaginavam no Liverpool. O ex-treinador do Borussia Dortmund era todo sorrisos quando colocou a sua assinatura em um contrato de três anos em Anfield. “Eu sou o único normal”, ele declarou em tom de brincadeira, ao ser perguntado sobre o apelido de José Mourinho.
A Filosofia e energia de Klopp, bem como a capacidade de inovar, é o trunfo para trazer os Reds para um nível acima. Eles querem troféus, a glória europeia e o futebol atraente, bem simples não?
A equipe Futebol no Planeta mergulha e mostra como o alemão vai tentar atingir esses objetivos, principalmente por tomar a sua personalidade e estilo tático em conta. Aconteça o que acontecer, esta será uma temporada para recordar tanto para Jurgen e seu novo clube.
Táticas
Jurgen Klopp é um inovador. Sua abordagem para o jogo é baseado em trabalho duro, preparação e coesão da equipe. Sua famosa Gegenpressing é um dos conceitos mais originais visto no futebol – em poucas palavras, se você perder a posse, você tenta com todas as suas forças para roubar a bola de volta o mais rápido possível, o que significa que pressionam um jogador adversário antes que ele tenha tempo para dar um passe, fazendo assim o jogador dar um passe ou chutão sem um destino certo. A razão pela qual este foi um enorme sucesso em Dortmund é a extrema dedicação dos jogadores envolvidos.
Movimentação da bola, determinação e agressividade são atributos que Klopp estará olhando para usar a sua vantagem em Liverpool. Em termos de formações, o alemão geralmente emprega um 4-2-3-1, ou seja, alguns de seus atacantes podem ficar no banco às vezes, mas a intensidade física da Premier League deve se certificar de Daniel Sturridge, Christian Benteke e Danny Ings possam ter uma quantidade razoável de tempo de jogo. Coutinho poderia pode jogar na ala mais do que ele está acostumado, com Roberto Firmino ditando o jogo como terceiro atacante, e James Milner apoiando na lateral direita. Também se tem uma grande expectativa no capitão do Liverpool Jordan Henderson e o alemão Emre Can, ambos são capazes de marcar golos e dar muitas assistências quando necessário.

Assim, o meio-campo e o trio de ataque conseguem uma quantidade razoável de versatilidade, mas o que falar da linha defensiva? Bem, Nathaniel Clyne e Alberto Moreno são jogadores do agrado de Klopp, pelo menos em teoria. Eles são bons apoiadores, cortando dentro da caixa e correndo para cima e para baixo do campo. Moreno pode usar dar trabalho com seu jogo defensivo, mas o seu novo técnico terá a certeza de conseguir tirar o melhor dele através de pura motivação. O mesmo poderia ser dito sobre Dejan Lovren, que não parece muito concentrado desde a sua chegada do Southampton na última janela. Martin Skrtel será esperado para trazer o mesmo nível de empenho e tenacidade como sempre, e ele já provou que pode controlar esse tipo de expectativa por ser um dos jogadores mais constantes do Liverpool.
O que Brendan Rodgers conseguiu fazer em seu primeiro par de temporadas, e não conseguiu fazer no último, é fazer os jogadores acreditarem em si mesmos e sua visão. Isso nos leva a outro assunto: a preparação mental.
A preparação mental
Você não tem que olhar mais de uma vez para perceber Jurgen Klopp é um fanático do futebol 24/7. Sua família assistiu jogos do seu Dortmund em duas histórias separadas, como uma vez ele explicou. Por quê? Bem, a maioria deles é torcedor do clube de North-Rhine Westphalia, mas um primo, é um fã Bayern. Quando Dortmund venceu a Bundesliga, ele estava chorando sozinho em uma sala. Klopp disse uma vez: “. Eu não podia me dar ao luxo de tirar umas boas férias na minha juventude, agora eu simplesmente não tenho tempo” Em sua primeira entrevista oficial com Liverpool, ele declarou que ele quer que os fãs a se voltm a acreditar no time. De Klopp a paixão mais do que evidente fez dele um objeto de adoração de seus antigos clubes, Dortmund e Mainz, e sua energia parece ser contagiosa. Isto é o que Liverpool precisa em mais um momento crítico na temporada. Obter o melhor desempenho dos jogadores, tornando-se “amigos íntimos” dele, e isso é o que tem feito uma pessoa alemã tão fascinante ao ve-lo no mundo do futebol. Se alguém está à altura do desafio de revitalizar sonhos e esperanças dos jogadores, é ele. É óbvio Brendan Rodgers não conseguiu chegar a química que queria entre os jogadores, especialmente depois de trazer Mario Balotelli e ter que vender Raheem Sterling para o Manchester City. Estes incidentes quebraram o clima no vestiário significativamente, mas Klopp tem uma ardósia limpa, ao lado de uma reputação de alguém que vai fazer você rir em uma conferência de imprensa com seus comentários espirituosos, e lutar pelo clube, quando se é mais necessário.
Você acha que Jurgen Klopp vai ser um sucesso em Liverpool? Deixe-nos saber na seção de comentários Futebol no Planeta!