Cinco perguntas sobre Manchester United vs Chelsea

Dois gigantes vão se reunir na segunda-feira, o Chelsea enfrentara fora de casa o Manchester United. Vamos dar uma olhada nas questões-chave à frente do jogo:

  1. Será que a pressão vai para o time do Manchester United, pois ainda tem seu técnico?

A forma como os jornalistas e apoiantes reagiram a incidentes como o de Louis van Gaal na coletiva de imprensa na semana passada é geralmente muito diferente – o que significa dizer que um grupo se preocupa e o outro não. No entanto, se você categorizar Van Gaal a sair de sua entrevista mais cedo como um incidente grande ou pequeno, é difícil evitar a conclusão de que a pressão está ficando cada vez maior para o técnico do Manchester United. Sugerindo que ele poderia renunciar, como disse após a derrota Stoke,

Isso é surpreendente para um homem que tem uma crença de ferro, mas talvez não tão grande quando se considera os fatos: três vitórias nos últimos 14 jogos, nenhum nos últimos sete, quatro derrotas em todas as competições em seuqencia, uma saída da Champions League e até mesmo o colapso da solidez defensiva que, juntamente com o surgimento de Antony Martial, foi a única coisa que Van Gaal poderia definitivamente apontar como um sucesso nesta temporada.

Então a pergunta é se a pressão que está claramente tendo um impacto sobre o treinador do United está a atingindo também os seus jogadores. Se um técnico sai de uma coletiva de imprensa no início, é a única maneira em que tal pressão se manifesta, não é o fim do mundo. Mas quando ele começa a passar para o plantel, então você tem problemas. Talvez se possa atribuir o seu declínio as lesões; talvez seja falta de confiança; ou talvez seja que o seu técnico esteja passando suas próprias tensões e preocupações para os jogadores. Claro, essas tensões e preocupações surgiram devido à sua forma, produzindo uma situação que só pode ser curada com vitórias. Uma vitória contra o Chelsea iria fornecer mais de um impulso.

Louis van Gaal diz que um técnico não é totalmente responsável pelos resultados de seu clube após 2-0 perda do United para o Stoke.
Louis van Gaal diz que um técnico não é totalmente responsável pelos resultados de seu clube após 2-0 perda do United para o Stoke.
  1. O Chelsea estará mais leve sem José Mourinho?

Pode-se concluir que o desempenho do Chelsea contra o Sunderland, no primeiro jogo depois que eles foram libertados do jugo opressivo de José Mourinho, foi até uma nova libertação de seu ex-técnico. Vencedores de três jogos do campeonato durante toda a temporada e ainda na zona de rebaixamento no momento. Talvez Oscar, Eden Hazard e Cesc Fabregas possam respirar de novo, agora que Mourinho se foi; talvez eles sejam capazes de impor seu jogo sem as exigências mais severas impostas a eles pelo Português; talvez o mais relaxado Guus Hiddink possa libertá-los ainda mais.

  1. Será que Wayne Rooney começara jogando para o Manchester United?

Foi uma surpresa para alguns quando Wayne Rooney foi descartado para o banco na derrota para o Stoke do United no Boxing Day, mas dada a forma como o seu capitão tem jogado esta temporada, foi mais uma surpresa quando ele entrou no intervalo, quando Van Gaal achou necessário para mudar as coisas. Após sua entrada, Rooney acrescentou pouco, nada mais que frustração e alguns grunhidos dirigidos ao árbitro, e não ofereceu muitas evidências de que a decisão de Van Gaal estava errada. “Eu sei que meu desempenho pode ser melhor”, disse Rooney antes do jogo contra Stoke. “Estou trabalhando duro para tentar melhorar isso.”

Até este ponto, Van Gaal foi amplamente apoiado por Rooney sem dúvida, apesar de suas performances, falando sobre o seu lugar com uma incredulidade que mostra que qualquer um pode ser seu capitão e sugerindo ele pode ser descartado. Essa foi a declaração para deixar Rooney fora em Stoke, mas seria ainda maior para esconde-lo do confronto contra o Chelsea. Nesta fase, a preocupação de Van Gaal não é nem se a sua equipe vai ser reforçada com Rooney, mas se o Chelsea se preocupará com sua escalação.

Wayne Rooney começou no banco na derrota por 2-0 do Manchester United em Stoke.
Wayne Rooney começou no banco na derrota por 2-0 do Manchester United em Stoke.
  1. Quem vai jogar no ataque do Chelsea?

A cada vez que olhamos para o Chelsea nesta temporada, seja através de vitórias ou desempenhos encorajadores, eles sempre caem novamente. Assim como a equipe, Diego Costa tem feito o mesmo nas últimas semanas, culminando em uma expulsão contra o Watford no Boxing Day. O que significa que ele está suspenso para a viagem para Old Trafford.

Se Mourinho ainda fosse o treinador do Chelsea, a resposta para a questão de quem iria substituí-lo seria relativamente clara; as chances de um “falso nove”, provavelmente Hazard, seria muito grande. Isso ainda é uma opção para Hiddink, mas mesmo que o Chelsea dificilmente mude o estilo, o holandês pode sentir que tem um adversário em contendas e coloque um atacante de ofício, caso em que Loic Remy seria a sua única opção provável. Será interessante ver qual a decisão do holandês.

  1. Será que Eden Hazard pode ganhar o seu lugar de volta?

É claro que para Hazard ser implantado como um falso nove, terá que começar na equipe titular. Ele foi deixado no banco no empate contra o Watford, que poderia ter sido uma decisão Hiddink descansando-o para a viagem para Manchester, mas quando os comentários do holandês sobre Hazard antes do jogo são tidos em conta, parece mais provável que ele desistiu do jogador. “Ele teve uma temporada fantástica no ano passado e também é normal, você pode ter um revés depois disso”, disse Hiddink. “Mas eu acho que ele pode ser um jogador-chave de novo… Precisamos recuperar seu ego para ele desencantar.”

Talvez deixa-lo de fora no Boxing Day foi uma tentativa de cutucar seu ego, para persuadir a despertar o adormecido belga para o topo mais uma vez. O Chelsea espera que isso funcione, porque uma grande razão para seus problemas nesta temporada tem sido sua performance abaixo da última temporada.

Other Articles

Leave a Reply