Espanholização?

A mídia e os torcedores adoram usar o termo “espanholização” para falar das cotas de TV que os clubes recebem da TV globo, referindo-se a enorme distancia que os dois gigantes espanhóis recebem em comparação com os demais clubes de La Liga.
Nesse artigo eu vou mostrar a porcentagem dos valores que os clubes de algumas ligas (Inglesa, Espanhola, Francesa, Italiana e, por fim, a brasileira) recebem e fazer um comparativo entre as mesmas. Será mesmo que esse termo procede com o que acontece no Brasil?

Premier league (liga Inglesa):

premier-league-futebol-ingles-campeonato-ingles

Inicialmente, vamos começar com a liga que é dita por muitos como a mais justa nos valores distribuídos a cada clube.

De 100% dos valores pagos aos clubes ingleses, a distribuição ocorre da seguinte forma:

– 1º Chelsea/Manchester United/Manchester City – 8% cada.

– 4º Arsenal – 7%

De fato, uma divisão bem igualitária, onde os 3 primeiros recebem o mesmo valor de cota e apenas o quarto lugar recebe menos, mas apenas 1% a menos que os demais.

Ligue 1 – (Liga Francesa):

ligue-1-campeonato-frances-futebol

A liga Francesa, atualmente ganhando maior destaque na mídia graças a fortuna gasta pelo dono do PSG em craques de grande calibre, como o Ibra, Di Maria, etc.. Tem suas cotas distribuídas da seguinte forma:

1º – PSG – 14%

2º – Olympique Marselie – 13%

3º – Lyon – 9%

4º – Bordeaux – 7%

Aqui nós já notamos uma diferença bem maior. O primeiro colocado recebe 7% a mais que o quarto colocado. O segundo recebe 6% a mais. Já se abriu uma boa distancia

Serie A (Liga Italiana):

serie-a-campeonato-italiano-futebol

Primeira divisão da Itália, tampouco divide bem receitas com direitos de TV como mostrado abaixo.

1º – Juventus – 22%

2º Napoli – 16%

3º Inter – 11%

4º Roma – 10%

O que falar dessa distancia? A juve recebendo 11% a mais que o quarto colocado, 6% a mais que o segundo colocado. Torna-se já uma distancia bem superior que as demais.

La Liga (Liga espanhola):

la-liga-campeonato-espanhol-futebol

A bad boy da distribuição, a dita como mal exemplo, na próxima temporada os valores serão diferentes, logo, o publicado nesse artigo será os valores distribuídos até essa ultima temporada.

1º – Real Madrid/Barcelona – 24% cada

3º – Atletico de Madrid – 7%

4º – Atletico Bilbao – 6%

Recebendo cerca de 4x mais que o Bilbao, Real e Barcelona atropelam no quesito cotas de TV. Juntos, eles recebem quase 50% de toda a grana oriunda das TVs.

Campeonato Brasileiro (Liga Brasileira):

campeonato-brasileiro-brasileirao-serie-a-futebol

Enfim, o nosso amado e odiado campeonato. Será que aqui temos mesmo uma espanholização? Vamos ver:

1º – Flamengo/Corinthians – 13,5% cada

3º – São Paulo– 9,5% cada

4º Palmeiras – 7,9%

Notoriamente, a distancia dos dois primeiros para o quarto colocado são de apenas 5,1%. Logo, não existe essa espanholização que tanto os torcedores e a mídia gostam de gritar aos quatro cantos de nosso país. Pelo contrario, com exceção da Premier league, a distribuição de cotas no Brasil é até mais justa do que 3 outras ligas europeias de grande destaque no futebol mundial.

Flamengo e Corinthians recebem mais que os demais não apenas por gerarem mais audiência na TV aberta, mas também na TV fechada e entre os assinantes, são os que mais vendem PPV, além de serem os torcedores mais assíduos no site da globo (as matérias mais clicadas são as de Flamengo e Corinthians). Além de também serem maioria no torcedometro do mesmo site.

Lembrando que, desde o fim do clube dos 13, os clubes negociam seus contratos com a globo de forma individual, contudo, as mesmas não são presas a globo. Elas tem toda a liberdade de negociar com outras emissoras.

globo-esporte-interativo-cotas-de-TV
Globo vs Esporte Interativo, uma forte Briga nos bastidores

Atualmente o Esporte Interativo (EI) entrou forte na briga para comprar os direitos dos clubes brasileiros, ao menos para a TV fechada, para os anos de 2019 a 2024. O EI ofereceu 600 milhões para os clubes e seriam divididos da seguinte forma: 50% dividido de forma igualitária entre os clubes, 25% seria destinado de acordo com o seu rendimento no campeonato brasileiro e 25% de acordo com a audiência. Clubes como Grêmio, Inter, Santos, Fluminense, Coritiba, Atlético-PR e Bahia já estão, inclusive, com as negociações avançadas. O Flamengo é um participante frequente e ativo nas reuniões do esporte interativo, mas por hora, participa apenas como ouvinte e ainda não decidiu com quem vai fechar. Corinthians, Vasco, Botafogo e Sport estão apalavrados com a Rede Globo.

“Opinião do redator:

Outro ponto a ser citado é que a globo não é uma empresa estatal, mas sim uma empresa privada que visa lucro. Logo, ela vai pagar mais ao clube que gerar a maior receita para a mesma. Não é a globo que organiza o campeonato brasileiro, mas sim a CBF, logo, somente a CBF pode e deve pagar de acordo com a classificação e o mérito. A globo é uma patrocinadora, ela paga mais ao clube que der a mesma o maior retorno.
Um exemplo que podemos citar é a adidas. Ela patrocina alguns clubes brasileiros, em especial o Flamengo (que recebe 35 milhões por ano) e o Palmeiras (Que recebe aproximadamente 19 milhões). A adida não vai pagar mais ao clube que for campeão e sim aquele que der maior retorno (Seja em imagem, venda de produtos, etc..). Cabe a adidas decidir a quem ela vai pagar mais e não a quem ficar mais bem classificado. “

Other Articles

Leave a Reply