O que o Thiago Silva não entende

Em recente entrevista, o zagueiro brasileiro padrão “world class”, Thiago Silva criticou alguns ex jogadores campeões do mundo (como o Romario) por fazerem criticas ao comportamento dos jogadores da seleção durante a copa de 2014.

– Eu acho que os ex-jogadores falam muita besteira. Eles passaram por aqui e sabem que não é uma situação fácil. Mas você precisa mais do que apenas qualidade porque o futebol evoluiu. (As críticas) não pararam com o tempo, como algumas pessoas disseram (que ia acontecer), e às vezes é desagradável assistir à televisão e ver um antigo companheiro dizendo coisas ruins sobre colegas que ainda estão jogando – afirmou o defensor.

O que o Thiago Silva não entende é que nós, brasileiros, estamos (ou estávamos) acostumados a ver uma seleção brasileira que sabia se impor perante os adversários. Impor respeito, impor a nossa soberania. Estamos acostumados a ver uma seleção que jogava bonito e/ou com raça (Se faltasse beleza, sobrava raça), com amor a camisa verde e amarela. Estamos acostumado a assistir uma seleção que botava medo no adversário mesmo sem grandes nomes no elenco, afinal, era o Brasil que estava do outro lado, era a seleção penta campeã do mundo. Eles tremiam as pernas, não nossos jogadores. Eram eles que ficavam nervosos/ansiosos/temerosos, não o inverso. Eram eles que choravam quando nos derrotavam em uma partida (amistosa ou não) e não os nossos jogadores, mas não foi isso que assistimos durante a copa do mundo. Nossos jogadores mostravam um exagerado nervosismo, uma ansiedade fora do normal pra um jogador da seleção brasileira e o Thiago silva, o nosso capitão, deu exemplo de fraqueza emocional ao cair em prantos após uma decisão por pênaltis.. E nem era uma final.

thiago-silva-selecao-brasileira-tristeza-choro

O que o Thiago Silva não entende é que seu pequeno show deu aos adversários a confiança que precisavam para nos vencer. Ao assistirem aquela seleção chorona, que fazia biquinho, que se desequilibrava emocionalmente na primeira adversidade, acabaram dando aos nossos adversários a arma que precisavam. Bastava partir pra cima, impor algum mínimo respeito e pronto, o prato estava servido e foi em cima disso que a Alemanha nos devorou. Abriram o placar rapidamente e desestabilizaram a seleção de uma maneira tão avassaladora, que acabaram emplacando não só uma derrota, mas o maior vexame da historia da nossa seleção. Perder por 7 x 1 em casa, com as pernas tremendo foi surreal, foi ridículo, não foi 1% do que esperávamos. Essa derrota será lembrada pra sempre. Podemos vencer qualquer copa, qualquer campeonato por qualquer placar, mas jamais esses 7 x 1 serão apagados da nossa historia.

Lucio e Dunga, ambos já foram capitão da seleção Brasileira.
Lucio e Dunga, ambos já foram capitão da seleção Brasileira.

O que o Thiago Silva não consegue entender é que a figura de capitão da seleção é uma figura forte, uma figura que impõe respeito, autoridade, determinação. Quando nossos adversários viram nosso capitão em prantos, devem ter pensado: “mas que.. é essa? O capitão deles não aguentam uma pressão? Não aguentam uma adversidade? Hahaha, estamos feitos. Essa seleção ai ta no papo”. Estamos acostumados a ver nossos capitães olhando feio pro adversário, um olhar deles que fazia o adversário tremer as pernas, no estilo dunga (Em 1994), quem viu sabe do que estou falando, e do Lucio, um zagueiro sem grande qualidade técnica, mas que botava medo e respeito no adversário, um zagueiro de baixa qualidade, mas muito mais capaz de vestir a camisa da seleção do que o Thiago Silva.

O que o Thiago Silva não entende é que os críticos não estão colocando na mesa ou duvidando da sua qualidade técnica, da sua capacidade de jogo, até por que o cara é um grande zagueiro, um dois melhores do mundo, World Class, mas sim a sua capacidade emocional que colocou em cheque toda a seleção. Se nosso capitão não consegue impor segurança, impor respeito, quem vai conseguir? Se ele não estava preparado pra ser capitão, que abdicasse da faixa.

O que o Thiago Silva não entende é que ele joga para o BRASIL, para o POVO BRASILEIRO, e não para a CBF. Em uma outra entrevista ele disse que representava e jogava pela CBF. Ao afirmar isso, ele perdeu meu respeito para com o jogador (não para com a pessoa) e perdeu meu apoio em qualquer convocação. Um zagueiro que diz representar a CBF no lugar de falar que representa o seu país não merece ser convocado. O que o Thiago Silva não entende é que a CBF é só uma representação, é só a organizadora da parada toda, mas a seleção não representa a CBF e sim o Brasil. A CBF representa o Brasil, então, ele tem que enaltecer o nosso país e não uma confederação e por causa de todos esses fatores, a seleção não merece um zagueiro como o Thiago Silva.

Não são nossos ex jogadores (que muito abrilhantaram a nossa seleção, que nos colocaram no patamar de numero um do mundo) que falam besteiras, mas sim o “xerife” Thiago Silva. O que o Thiago Silva entende de seleção brasileira? NADA.

Other Articles

Adidas lança chuteira sem cadarço

Comments (1)

  1. Melhor texto até agora!

Leave a Reply