Ressurgente Wayne Rooney dá ao Manchester United um dia para se lembrar, em Anfield

Wayne Rooney passou de um atacante abaixo da média, arcando com as críticas por causa de suas performances pobres pelo Manchester United, a um jogador com cinco gols nos últimos quatro jogos. O mais recente, que foi o gol da vitória no domingo contra o Liverpool em Anfield, foi sem dúvida o maior.

Embora ainda haja muito espaço para melhorias, 2016 trouxe com ele uma recuperação em forma de resultados para o United. Individualmente, Rooney tem sido o principal beneficiário de uma reunião que ele e outros dois jogadores tiveram com Louis Van Gaal quase um mês atrás.

O capitão Rooney, Michael Carrick e Ashley Young se reuniram com o treinador no campo de treinamento em Carrington. Não era a primeira vez que eles tinham preocupações. A forma do United estava caindo aos pedaços e os jogadores queriam expor os seus pontos de vista.

Eles esperavam resistência. Em vez disso, eles encontraram uma porta aberta. Van Gaal já tinha pensado que estava tudo bem e que as queixas eram normais em qualquer clube de futebol, mas, com a sua equipa em queda livre, ele sabia que nem tudo estava bem e que sua filosofia estava se tornando uma questão de ridículo ao invés de respeito.

Pela primeira vez desde que assumiu o comando do United em Julho de 2014, Van Gaal não apresentou nenhuma oposição e deu aos jogadores o que eles pediram. Isso significava menos reuniões, menos refeições em conjunto entre alguns outros pontos.

O que remonta à forma como as coisas foram feitas quando o United venceu dupletes e tripletes. O assistente técnico Ryan Giggs teria mais voz nos treinamentos, enquanto o time iria tentar jogar da forma que os fazia difícil de se bater, mas difícil de assistir. Temendo por seu trabalho, Van Gaal cedeu.

Rooney tinha razões para se sentir aliviado e desde então teve a sua melhor forma desde março de 2012. Ele estava assiduamente preso aos planos de seu treinador e ganhando elogios e a lealdade de seu chefe, mesmo que isso significasse a crítica sustentada da mídia e de seus próprios fãs . Ninguém está dizendo que Rooney é tão rápido como antes, mas ele estava jogando em uma camisa de força e suas asas foram cortadas para caber dentro de um sistema.

Rooney tem suportado o peso da crítica desde o início da temporada do United. Mesmo quando ele marcou um hat-trick em Bruges, em agosto, suas primeiras metas para 10 jogos, ele foi um dos poucos jogadores que não pararam para falar com os jornalistas depois. Seus partidários, pessoas como Andy Cole e Gary Neville, disseran que seus problemas eram por causa da maneira United jogar.

Com 242 gols pelo Manchester United, Wayne Rooney está a apenas sete de distância do recorde do clube.
Com 242 gols pelo Manchester United, Wayne Rooney está a apenas sete de distância do recorde do clube.

O humor no treinamento melhorou imediatamente após esta reunião, enquanto o estilo do United mudou significativamente.

A Segunda metade do United em Stoke foi melhor do que o seu terrível primeiro semestre contra o Chelsea. O desempenho subsequente contra o Sheffield United na FA Cup foi justamente criticada, embora houvesse uma mistura de sentimentos após United marcar três vezes em Newcastle.

Aqueles que viram o futebol poderiam usar a palavra “melhoria” porque não houve nenhuma transformação, mas tem havido alguns progressos. Mas uma derrota para o Liverpool no domingo teria provocado mais críticas.

Como era motivo de comemoração entre os fãs o gol mais importante de Rooney em Anfield, um passo em sua cidade natal em que ele muitas vezes lutou e onde ele não tinha marcado por 11 anos.

Rooney tem agora 12 gols nesta temporada, o que não é tão ruim quando você considera que ele só conseguiu 14 em toda a última campanha, ainda mais em um ano em que o United não têm jogos europeus e jogou somente 37 jogos.

Seus 19 gols em 2013-14 e 16 em 2012-13 é dificilmente motivo de ganhar a Bola de Ouro, mas ele encontrou sua forma quando o United estava no fundo do poço. Sua assistência para Jesse Lingard em Newcastle, na semana passada fez parte de uma das melhores jogadas do United da temporada. Foi uma pena que a equipe que atacou muito não conseguiu se defender ao mesmo tempo.

Seja como for, a vitória em Anfield no domingo elevou o humor em torno do United. Ganhar na casa de seus maiores rivais graças ao esforço de sua equipe deu um zumbido enorme, especialmente tão perto do final do jogo e em frente aos 2.600 fãs que viajaram para o Anfield Road. Eles incluíram o lesionado Phil Jones, Marcos Rojo e Michael Carrick.

O trio torceu a sua própria maneira em Liverpool colocando os capuzes e chapéus em seus rostos cobertos. Enquanto Rojo se destacou um pouco mais em um casaco vermelho grande e boné branco, Carrick e Jones estavam em meio a um mar de casacos pretos e azuis. Mostrando que não é sábio mostrar as cores do United em Liverpool, mas é positivo que o trio tenha se misturado entre os fãs.

Os jogadores não entram muito em contato com um número suficiente de torcedores. Eles se encontram em jantares caros, mas foi bom para eles estar perto e sentir o zumbidos de ver um vencedor Manchester United em Liverpool – e da dor que infligiu sobre os torcedores da casa à sua direita na torcida principal.

Isso é o que é a rivalidade United / Liverpool. Ele tem essa vantagem mesmo que tenham um ódio mútuo, há um respeito relutante para uma brilhante história compartilhada e traços comuns.

E enquanto Van Gaal teve várias falhas e permanece em baixa entre os fãs, ele não pode ser criticado por sua forma contra o Liverpool. Seu time ter vencido todos os quatro jogos sob ele, cinco se você quiser contar a vitória da pré-temporada em Miami. Todos os quatro jogos no alvo do United nesta temporada contra o Liverpool resultaram em gols.

Não se empolgue. O jogo de domingo parecia exatamente o que era: uma partida entre duas equipes que jogam do top quatro.

Como o próprio Van Gaal observou no domingo, o United ainda tem uma chance de ganhar o campeonato. Eles têm fãs entediados durante a maior parte da temporada mas ainda são apenas sete pontos atrás do líder Arsenal e Leicester. No ano passado eram 12 do primeiro colocado Chelsea, nesta fase.

Um triunfo na liga continua a ser muito pouco provável, embora dizem que o United deva ganhar seus próximos dois jogos, em casa contra o Southampton e Stoke. Mas é o Manchester United de 2015-16 que estamos falando, uma equipe que tem sido tão pouco inspiradora em Old Trafford nos últimos tempos que dois jogos são suficientes para retirar a pequena bolha de entusiasmo criada em Anfield.

Até então, podemos desfrutar da memória enquanto ela permanece tão fresca.

Veja o gol de Rooney contra o Liverpool:

Other Articles

Adidas lança chuteira sem cadarço

Leave a Reply