
Robinho e Santos. Vale a pena?
Robinho e Santos sempre foram um sucesso juntos. Robinho venceu dois campeonatos brasileiros na sua primeira passagem e, na volta, ainda foi campeão da copa do Brasil com Neymar e CIA, contudo, sempre que aparece alguma boa proposta financeira, Robinho não pensa duas vezes e vai embora.

Robinho é um jogador que custa caro. Caro até demais para um jogador que só fez sucesso em um único clube. Foi uma grande sensação quando chegou ao Real Madrid e até que mostrou um bom futebol em seus primeiros jogos, mas logo caiu de produção (algumas pessoas dizem que ele foi boicotado no clube madrileno), então se transferiu para o City e, mais uma vez, deixou a desejar. Foi então emprestado ao santos onde mostrou um futebol de muita qualidade onde, logo no primeiro jogo, meteu um golaço de letra em um clássico contra o São Paulo. Voltou pro City na esperança de render o mesmo futebol jogado no clube praiano, mas mais uma vez voltou a decepcionar.
A bola da vez foi o Milan. Contratado pelo time italiano, Robinho até fez algumas boas partidas, mas deixou MUITO a desejar e acabou sendo deixado de lado e em um esforço enorme, o santos finalmente consegue contratar o rei das pedaladas mais uma vez. De volta ao santos, seu futebol não era mais tão magico, mas ainda sim de qualidade. Jogou bem e chamou a atenção do Guangzhou Evergrand que foi pra cima do craque oferecendo um super salario e, sem pensar duas vezes, Robinho deixa o santos na mão mais uma vez e, mais uma vez, não rendeu no clube chinês. Chegando até mesmo a ficar no banco de reservas ou em outras vezes nem mesmo escalado para o jogo e então não teve seu contrato renovado.

E quem vai pra cima com tudo? O Santos novamente. Contudo, Robinho, como é de praxe, pede um salario acima do que o Santos pode pagar e lá vai o santos correr atrás de investidores e parceiros para tentar adquirir a quantia necessária para contar com seu futebol de um clube só. O Santos morre de amores por Robinho que, por sua vez, morre de amores por dinheiro.
Atualmente, o Santos é um grande celeiro de bons jogadores. A cada ano, renova alguns bons jogadores (sejam craques ou medianos, mas sempre tem um “q” de qualidade, sempre com algo a mais) e seria muito mais produtivo pegar a grana que seria investido nele e aplicar na base para render outros bons jogadores.
A verdade é que Robinho, por mais que seja um bom jogador (e isso ele é), ele é muito supervalorizado. É um jogador que tem mais nome do que futebol e usa disso para arrancar grandes salários. Chegou a hora de o santos parar de ser usado e começar a se impor. Se o
Robinho quer jogar no Santos, então ele tem que aceitar a realidade financeira do clube paulista, aceitar que não é esse super craque e, se quiser manter o status de ídolo, aceitar receber o que o santos pode pagar e até mesmo para o santos poder lucrar em cima de sua imagem (seja com propagandas, com sócio torcedor, etc…), aceitar que já é um jogador realizado financeiramente (ele com certeza ganhou muito dinheiro quando jogou no Real Madrid, City, Milan e Guangzhou Evergrand). Chegou a hora do Santos deixar de ser usado pelo rei das pedaladas e passar a se impor. É ídolo, é um bom jogador, mas não vale o que pede. Isso vale tanto para o Santos quanto para os clubes Brasileiros que ainda veem nele um monstro dentro de campo. Não é.