CR7 goleador, Ozil garçom e Messi ambos

O que podemos dizer desses três grandes jogadores nesta temporada?

campeonato_espanhol-futebol_espanhol-la_liga-Cristiano_ronaldo-real_madrid

Cristiano Ronaldo é uma máquina de fazer gols, seu aproveitamento em cobranças de faltas, finalizações e jogadas aéreas é impressionante.

Em 2015 CR7 conseguiu uma média exata de um gol a cada jogo disputado. Cristiano Ronaldo terminou o ano de 2015 com 57 gols marcados nos 57 jogos que disputou, entre seleção portuguesa e Real Madrid.

São números impressionantes e ainda mais para um jogador que a passa dos 30 anos de idade, essa foi uma marca incrível que o jogador conseguiu em 2015. Nínguém no mundo todo teve uma média melhor que a do Português.

Os 57 gols foram distribuídos da seguinte forma: 37 na Liga Espanhola, 16 na Liga dos Campeões, três nas eliminatórias para a Euro 2016 e um na Copa do Rei.

Ainda levando em consideração que este não foi um dos melhores anos de sua carreira sendo que em 2010, a esta altura havia marcado “apenas” 48 gols no ano. De lá para cá o internacional português teve números de outra galáxia: marcou 60 gols em 60 jogos em 2011, 63 gols em 71 partidas em 2012, 69 tentos em 59 desafios em 2013 e 62 golos em 60 partidas em 2014.

Estes são números impressionantes para um jogador e provam que CR7 é um jogador que vale cada centavo pago por ele.

Por isso quando a pergunta for: Precisa de um goleador? A resposta é Cristiano Ronaldo.

mesut_ozil-arsenal-campeonato_ingles-futebol_ingles-premier_league

Mesut Ozil foi uma contratação cara. Custou € 50 milhões aos cofres dos Gunner. Um jogador pelo que foi visto jogando no Real Madrid não era mais necessário provar que era bom. Ozil tinha grande parte das qualidades que Arsene Wenger precisava em seu time. Suas duas primeiras temporadas foram medianas, mas essa ultima ele acordou.

Até o final de 2015, Ozil já tinha em sua conta 15 assistências em 16 rodadas da Premier League. Considerando que ele mesmo fez dois gols, e o ataque do Arsenal, no total, marcou 31 gols na competição, 55% dos gosl saíram dos pés do alemão.

Em comparação com as principais ligas da Europa, ninguém passa perto de dar tantas assistências quanto Ozil:

Inglaterra: Ozil – 15
França: Di María – 9
Alemanha: Raffael e Mkhitaryan – 8
Itália: Bonaventura, Saponara e Meggiorini – 6
Espanha: Gareth Bale – 6

Ele afirma que passou a comer melhor, dormir mais e fazer fisioterapia nos seus dias de folga para evitar problemas físicos e para acompanhar o ritmo acelerado da Premier League. “Eu senti muita falta do futebol quando fiquei machucado e não quero que isso aconteça novamente. É por isso que estou fazendo tudo que posso para evitar que isso aconteça novamente”, disse.

Ozil também disse que para se ter uma assistência na conta é necessário que o jogaroes também convertam os passes em gols, e disse que esse ano os atacantes estão acertando o pé. “Você tem que por os números em perspectiva. Eu também dei muitos bons passes finais nas últimas duas temporadas, mas ninguém as convertia. Este ano, nossos atacantes transformam meus passes em gol e essas assistências aparecem nas estatísticas”, explicou.

Ozil tem um pouco de razão. Ele sempre foi muito bem nos passes que resultam em finalização. Liderou essa estatística na temporada passada, com média de 3,1 por jogo, e ficou atrás apenas de David Silva na sua primeira temporada na Inglaterra, com 2,9. Mas, na atual edição da Premier League, até essa estatística melhorou: 4,2.

E evidentemente, com o principal armador jogando em alto nível e sendo decisivo nos seus passes, como sempre a torcida sempre esperou que ele fosse, os seus companheiros também melhoram, e o Arsenal fica mais sólido como time.

Por isso se a pergunta for: Precisa de um armador? A resposta é Mesut Ozil

BARCELONA, SPAIN - FEBRUARY 23: Lionel Messi of FC Barcelona celebrates after scoring his team's second goal during the La Liga match between FC Barcelona and Sevilla FC at Camp Nou on February 23, 2013 in Barcelona, Spain. (Photo by David Ramos/Getty Images)

Lionel Messi dispensa comentários sobre suas conquistas e o jogador que é. Mas o assunto em pauta sobre o jogador hoje é sua capacidade mental nos jogos. Messi além de ser goleador e fazer gols com muita facilidade ainda consegue criar jogadas e dar passes que deixam seus companheiros na cara do gol.

Clara que como falamos acima, para ter uma boa estatística de assistências é necessário converter as chances em gols e que o ataque do Barça é infinitamente melhor que o do Arsenal é fato. Mas não podemos desconsiderar a inteligência do jogador.

Em 2015 Messi foi eleito o melhor ‘cérebro’ do mundo pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). O argentino desbancou o seu companheiro de equipe Andrés Iniesta e o italiano Andrea Pirlo.

Essa foi a primeira vez que Messi conquistou a premiação da IFFHS.

A temporada 2014/15 foi perfeita para o Barcelona. Os blaugranas conseguiram a Tríplice Coroa (ganharam a Champions League, o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei) e tiveram o Messi como grande protagonista.

Jogadores como Xavi que ganhou o título de 2008 a 2011, seguido por Iniesta em 2012 e 2013, até que Kroos, meia do Real Madrid, quebrou a supremacia catalã e venceu em 2014.

Porém nenhum desses jogadores já foram artilheiros de seus times ou de alguma liga que disputaram. Hoje Messi detém o título e é fato que todos vemos os seu faro de gol e sua importância para o Barcelona.

Portanto se você precisar de um goleador e um garçom, porque não ter os dois em um? E a resposta para essa pergunta é Lionel Messi.

Other Articles

Mainz 05 lança camisa carnavalesca

Leave a Reply