10 craques que nunca venceram a Champions League

Gianluigi Buffon ganhou a Copa do Mundo com a Itália, a Taça UEFA com o Parma e vários títulos da Serie A com a Juventus, mas a UEFA Champions League continua a faltar no seu currículo – até agora. Sobrevivente da equipe da Juve que perdeu a final de 2003 para o Milan, Buffon teve a oportunidade de mudar isso contra o Barcelona, ano passado.

Separamos para você 10 craques que já ganharam quase tudo. Eu disse quase, pois nunca conseguiram um título da Champions League.

  1. Zlatan Ibrahimovic (Ajax, Juventus, Internazionale Milano, Barcelona, Milan, Paris Saint-Germain)

Zlatan-Ibrahimovic-psg-paris_saint_germain-campeonato_frances-Futebol_frances-Ligue_1-champions_league

O internacional sueco continua sem o troféu de clubes mais cobiçado no planeta – um título europeu que, segundo o próprio, “significaria bastante”. Nas 23 temporadas de história da competição, nenhum jogador tem mais jogos do que o atacante (109) sem ter conseguido sagrar-se campeão. A Inter de José Mourinho, clube que deixou para ir para o Barcelona de Josep Guardiola, eliminou Ibrahimović nas semi-finais de 2009/10. Campeão nacional ao serviço de seis equipes diferentes, o veterano de 33 anos continua a alimentar esperanças de terminar o jejum europeu com o PSG.

  1. Pavel Nedvěd (Sparta Praha, Lazio e Juventus)

Genoa, ITALY: Juventus' midfielder Pavel Nedved celebrates after scoring a goal against Sampdoria during their Serie A football match Sampdoria-Juventus at Marassi stadium in Genoa, 04 March 2006. AFP PHOTO / PACO SERINELLI (Photo credit should read PACO SERINELLI/AFP/Getty Images)

Após ter ficado de fora na derrota da Juve na final com o Milan, em Old Trafford, devido a suspenção, o vencedor da Bola de Ouro de 2003 expressou a sua esperança de finalmente vencer na última campanha da sua carreira, dizendo: “Adoraria terminar a minha carreira com a conquista da Champions League”. No entanto, a campanha 2008/09 da Juventus terminou frente ao Chelsea, nos oitavas de final. Antes de uma transferência de €41 milhões vindo da Lázio, Nedvěd ganhou a Taça dos Clubes Vencedores de Taças com os “biancocelesti”, em 1999.

  1. Fabio Cannavaro (Parma, Internazionale Milano, Juventus e Real Madrid)

fabio_cannavarro-real_madrid-campeonato_espanhol-futebol_espanhol-la_liga-champions_league

Nascido em Nápoles, Cannavaro deixou o clube da cidade natal para rumar ao Parma em 1995 e quatro anos depois o zagueiro ganhou a Taça da UEFA – o que veio a ser o seu único título europeu. Vencedor da Bola de Ouro após atingir o ponto alto da sua carreira no Mundial de 2006, nunca passou das semi finais da UEFA Champions League. Ao serviço da Inter, perdeu para o Milan, futuro campeão, nas semi finais, em 2003.

  1. Francesco Totti (Roma)

francesco_totti-roma-futebol_italiano-campeonato_italiano-champions_league

“Sempre sonhei que iria honrar esta camisa durante toda a minha carreira”, disse o icónico capitão dos “giallorossi”. Conseguiu isso, e sob o comando de Fabio Capello, em 2000/01, ajudou a Roma a ganhar a Serie A. Nas competições europeias, o vencedor do Mundial de 2006 nunca ultrapassou as quartas de final, perdendo nas semi finais em 2006/07 e 2007/08.

  1. Ronaldo (Internazionale Milano e Real Madrid)

ronaldo-real_madrid-futebol_espanhol-campeonato_espanhol-la_liga-champions _league

Brilhou intensamente a nível europeu e mundial. No entanto, o goleador brasileiro – vencedor da Taça UEFA em 1998, pela Inter – não foi mais longe do que as semi finais em 2002/03, quando o Real Madrid foi eliminado pela Juventus. O vencedor da Bola de Ouro em duas ocasiões revelou o seu único arrependimento após se aposentar, dizendo: “Vivo o futebol como uma paixão que não me deixa ter paz por nunca ter ganho a Champions League – é certamente um troféu que todos desejam ganhar”.

  1. Dennis Bergkamp (Ajax, Internazionale Milano e Arsenal)

Football - FA Cup - Fourth Round - Arsenal v Middlesbrough - 24/1/04 Dennis Bergkamp - Arsenal celebrates his goal against Middlesbrough Mandatory Credit : Action Images / Alex Morton

Duas vezes vencedor da Taça da UEFA, o holandês despediu-se com uma falha importante no seu currículo. No Arsenal atingiu as quartas de final em duas ocasiões (2000/01, 2003/04), antes de a final de 2006 prometer representar um final de carreira adequado. Ficou no banco na derrota do Arsenal, reduzido a dez jogadores, frente ao Barça. “Se ao menos eu fosse cinco anos mais novo! Mas talvez isso fosse o melhor a que podíamos chegar”, disse Bergkamp recentemente.

  1. Michael Owen (Liverpool, Real Madrid e Manchester United)

michael_owen-manchester_united-futebol_ingles-campeonato_ingles-premier_league-champions_league

“Se fosse num clube menor nunca teria participado de jogos tão importantes”, declarou Owen após uma passagem frustrante pelo United. O seu período em Old Trafford limitou-se principalmente a jogos saindo do banco. O antigo atacante da Inglaterra permaneceu no banco quando os “red devils” perderam por 3-1 para o Barça de Josep Guardiola em Wembley, na final de 2011. As suas passagens por Anfield, Old Trafford e Santiago Bernabéu resultaram num solitário título europeu – a Taça da UEFA de 2001, com o Liverpool.

  1. Gabriel Batistuta (Fiorentina, Roma e Internazionale Milano)

gabriel_batistuta-inter_de_milao-futebol_italiano-campeonato_italiano-serie_a-champions_league
O melhor goleador da Argentina nunca atingiu uma fase eliminatória com Fiorentina ou Roma. Os “viola” não conseguiram passar da segunda fase de grupos em 1999/00, ficando atrás de Manchester United e Valencia, futuro finalista vencido. Aos 31 anos transferiu-se para a Roma e conquistou o “scudetto” na temporada de estreia – mas mais uma vez foi eliminado antes das quartas de final durante duas campanhas nos “giallorossi”. O “Rei Leão” não estava inscrito no plantel da Inter que chegou às semi finais em 2002/03.

  1. Eric Cantona (Olympique de Marseille, Leeds United e Manchester United)

eric_cantona-manchester_united-futebol_ingles-campeonato_ingles-premier_league-champions_league
Pouco tempo após a eliminação do United nas semi finais da edição 1996/97, frente ao Borussia Dortmund, futuro campeão, Cantona anunciou a sua aposentadoriaa no final da temporada. A sua declaração surpresa aconteceu uma semana após conquistar o seu quinto campeonato em seis temporada na Inglaterra. Os pupilos de Alex Ferguson se recuperariam da saída do seu capitão, sagrando-se campeões europeus dois anos depois. Cantona também tinha atingido as semi da Taça dos Campeões Europeus no início da carreira – em 1989/90 – mas o Marseille sucumbiu frente ao Benfica.

  1. Roberto Baggio (Milan e Internazionale Milano)

roberto_baggio-campeonato_italiano-inter_de_milao-futebol_italiano-champions_league
O jogador representou os mais importantes clubes da Itália mas raramente teve a oportunidade de exibir o seu talento na UEFA Champions League. Baggio fez parte da equipa do Milan que foi eliminada na fase de grupos em 1996/97, mas atingiu as quartas de final em 1998/99, com a Inter. Baggio, que marcou 27 gols em 56 jogos pela seleção, venceu um título europeu na sua carreira – a Taça da UEFA, em 1992/93, com a Juve.

 

Other Articles

Leave a Reply