UNIFORMES NIKE VAPOR

Com tecnologia aeroswift trazem para o futebol um sistema avançado de alto desempenho.

Há dois anos a Nike lançou os novos uniformes de dez seleções para a Copa do Mundo. Antes mesmo que a competição terminasse, a marca já estava trabalhando novamente para revolucionar o visual do futebol, com inovações da cabeça aos pés.

“Fizemos pesquisas aprofundadas com os jogadores, indagando como seria o melhor uniforme que poderia existir no futuro”, diz Martin Lotti, Diretor Criativo da Nike. “Surgiram temas como caimento, ventilação e uma estética de super-herói. De posse dessas informações, aceleramos drasticamente nossos esforços para antecipar o futuro, criando um sistema completo de peças projetadas para garantir velocidade”.

Para transformar essas ideias em realidade, partimos de um novo fio. A equipe de design da Nike testou centenas de alternativas até identificar o fio com as características perfeitas, capazes de garantir ventilação sem perder o brilho do tecido. “Chegamos ao nível do filamento”, prossegue Lotti. “Reestruturamos esse componente da roupa para criar uma superfície texturizada, que ajuda a expulsar o suor”. O resultado é um uniforme que afasta o suor da pele 20% mais rápido em relação aos conjuntos anteriores da Nike. Além disso, o tecido seca 25% mais rápido.

O fio texturizado é também mais resistente e sólido do que versões anteriores. Isso permite à Nike utilizar menos material sem cair no risco de criar peças transparentes. Como consequência, os uniformes Nike Vapor com tecnologia Aeroswift são 10% mais leves e 50% mais flexíveis do que os antecessores. Além disso, o novo fio tem um toque suave, que oferece uma sensação ainda mais agradável no contato com a pele.

Tão importante quanto o novo fio é o processo de alta precisão para construir a trama das peças Nike Vapor com Aeroswift. “Aprendemos muito e nos inspiramos bastante no Nike Flyknit, e nos avanços que essa tecnologia trouxe para os calçados”, explica Lotti. “No caso dos novos uniformes, usamos uma estratégia semelhante. Mas levamos o raciocínio a um novo patamar, que garante mobilidade total sob as mais diversas condições de jogo”.

Os uniformes Nike Vapor com Aeroswift têm uma mistura de tramas simples e duplas: simples nas regiões em que o atleta precisa de ventilação, dupla onde ele necessita de estrutura. A alta precisão da trama permite inclusive criar verdadeiros buracos de ventilação nas áreas onde isso é mais importante. “Até hoje tínhamos que perfurar a laser esses buracos de ventilação, com o uniforme já terminado, na etapa de pós-produção”, conta Lotti. “O novo método cria a ventilação diretamente no tecido original, sem prejudicar a estrutura ou queimar buracos na peça”.

cristiano_ronaldo-camisa_nike-camisa_nova_nike

Pela primeira vez, o short do uniforme será feito do mesmo fio que a camisa. Modelos anteriores de short eram feitos de um tecido trançado, que limitava mais os movimentos. O fio Nike Aeroswift garante a combinação perfeita entre flexibilidade de baixo peso e estrutura para a malha. “De todas as opiniões positivas que recebemos dos jogadores, o short foi a peça que mais agradou”, revela Lotti. “Ele é muito mais confortável do que qualquer outro tipo de peça usada por eles”.

A malha do short tem uma trama firme na parte de trás e uma tira de acabamento plano na cintura, que elimina o tradicional cordão de amarrar. Lotti novamente: “depois de experimentar a nova tira na cintura, o hábito de amarrar o cordão para que o short não caia parece imediatamente ultrapassado”.

O impacto visual da tecnologia Nike Aeroswift também é forte. O tronco traz a estética de super-herói, com uma construção definida na região peitoral. “Queríamos chegar a um caimento acertado, e não a um caimento apertado”, continua Lotti. “O objetivo era reduzir as áreas em que o tecido fica grudado no corpo, e ao mesmo tempo garantir que o uniforme não suba pelo tronco. A reação dos jogadores ao novo uniforme foi espetacular”.

Embora o futebol seja mais associado a pés e pernas, a equipe de designers da Nike estava interessada em criar uma camisa que levasse em conta o fato de que a parte superior do corpo também se mexe o tempo todo. “Percebemos que os ombros não estavam sendo tratados com a importância que mereciam, e tentamos corrigir isso”, conta Lotti. “Para tanto, acrescentamos a quantidade certa de stretch à malha, começando perto do pescoço e avançando até os braços”.

As mangas dos uniformes Nike Vapor têm tingimento duplo, que confere um toque adicional de cor – responsável por acentuar o visual borrado do corpo em movimento. Em ambas as laterais do uniforme há uma tira de cor, que se expande quando o jogador se mexe e aumenta o impacto visual das peças.

“Esses uniformes vão vestir seleções nacionais. É importante garantir que os símbolos de orgulho patriótico dos países estejam marcados diretamente no tecido”. Em cada uma das mangas, a barra dobrada revela palavras que representam o amor à pátria. O uniforme da Inglaterra, por exemplo, traz os termos “Três” e “Leões”, numa referência ao lendário escudo do país. Os escudos, a propósito, deixaram de ser um distintivo bordado à camisa e se transformaram numa combinação de malha e silicone, plana e sem costuras, que reduz a irritação na pele. Na parte interna da camisa, sob o escudo, escondem-se símbolos nacionais. Essas imagens serão a última coisa que o jogador verá ao escorregar a camisa pela cabeça para vesti-la antes do jogo.

Para fechar o sistema completo dos pés à cabeça, as meias do uniforme trazem a tecnologia Nike Grip – uma solução que aumenta a tração nos principais pontos de contato, graças à utilização de uma nano-fibra. Essa tecnologia avançada trabalha em harmonia com o forro de microfibra das chuteiras Nike Football, que ajuda a reduzir o deslizamento do pé dentro do calçado.

Os uniformes Nike Vapor com Nike Aeroswift serão estreados pelas seleções da Inglaterra, Brasil, França, Portugal e Estados Unidos.

Other Articles

A resposta de Navas

Leave a Reply