A resposta de Navas

Navas responde ao desdém com uma nova atuação monstruosa a cada partida pelo Real Madrid

“A cada cinco minutos algo diferente aconteceria: eu tinha que ir para o aeroporto, eu ficaria. Nada estava claro. Eu não conseguiria relaxar até as coisas estarem claras. Quando fui para o quarto com a minha mulher, comecei a pensar no que havia acontecido e chorei naquela noite. Sou humano e tudo explodiu. Foi um acúmulo de emoções. Eu não queria ir embora, Madri é minha casa. Há momentos que eu espero que nunca se repitam, porque eles não são bons. Quero escrever minha própria história no Real Madrid”.

As palavras, ditas em setembro, revelam bastante sobre o caráter de Keylor Navas. O goleiro é conhecido como um obstinado. Que trabalha duro no dia a dia para ver o resultado quando mais se precisa, nas partidas. E que tinha sede por vencer no Real Madrid. Sem tirar os méritos, é claro que David De Gea aparece entre os melhores arqueiros do mundo na atualidade e possui um enorme potencial pela frente. Mas os merengues já tinham nome deste nível em seu elenco, do qual abririam mão mais por capricho midiático do que por necessidade técnica. A resposta de Navas ao negócio frustrado? Ser o jogador mais indispensável do clube nesta temporada e se colocar entre os três melhores camisas 1 da Europa em 2015/16. Para alguns, até mesmo o melhor.

A cada rodada, Navas dá novas provas de sua forma espetacular. Neste domingo, contra o Sevilla, o goleiro teve participação fundamental, apesar da goleada por 4 a 0. Defendeu um pênalti (uma de suas maiores especialidades, com três cobranças defendidas em quatro enfrentadas neste Espanhol) e operou dos seus milagres para dar a tranquilidade necessária aos seus companheiros na construção do placar. Um monstro, como já foi tantas outras vezes nesta temporada. O Real está distante de ter a melhor defesa de La Liga, com o dobro de gols sofridos do que o Atlético de Madrid. A importância de Navas, todavia, se ressalta mais nos lances dos jogos do que nos números. Basta ver a coleção de grandes intervenções do camisa 1, suficientes para fazer a campanha merengue muito melhor do que talvez fosse sem ele. Enquanto isso, na Champions, não sofreu um gol sequer nos seis jogos em que esteve em campo. Juntando suas participações na temporada anterior, já está a 133 minutos de bater o recorde de invencibilidade de Jens Lehmann.

Navas figura entre os melhores goleiros da Espanha desde os tempos em que defendia o Levante – o que não é pouco, considerando o nível de sua equipe. Desde sempre, se sobressaiu tanto por capacidade técnica quanto por sua explosão física. Um dom aprimorado de maneira intensa nos treinamentos. Desde os tempos em que defendia o Saprissa, na Costa Rica, o camisa 1 recebeu a orientação de uma lenda da posição: Luis Gabelo Conejo, um dos melhores arqueiros da Copa de 1990 e ídolo também na Espanha. O veterano não só ajudou Navas a assinar com o Albacete, seu antigo clube no início dos anos 1990, como também passou a treiná-lo na seleção.

Já quando se transferiu ao Levante, uma temporada depois, Keylor Navas deu o seu salto evolutivo com Luis Llopis. O treinador de goleiros do clube é avaliado como um dos melhores da Espanha, por seus métodos inovadores. O arqueiro começou a se desenvolver a partir de exigentes séries de exercícios, que trabalhavam sua qualidade e também a sua explosão. Segundo Llopis, o camisa 1 deve trabalhar as ações de jogo e treinar também aspectos táticos, para que ataque a bola, ao invés de só defendê-la. Exercitando-se com enorme vontade, Navas chegou ao altíssimo nível atual. Enquanto isso, Llopis também acabou levado pelo Real Madrid nesta temporada, a pedido de Zinedine Zidane em janeiro.

Navas merece ser elogiado também por sua força mental. De quem já nasceu lutando pela vida, após quase se afogar com o líquido amniótico durante o parto. De quem quase sempre costuma ser elogiado pela dedicação. De quem, diante de todas as dificuldades deste início de temporada, deu a volta por cima de maneira silenciosa. Na bola, jogando ao máximo de sua capacidade. Carregando o Real Madrid em muitos momentos. Se já merecia mais tempo como titular desde a sua primeira temporada, quando chegou da Copa do Mundo como um dos melhores goleiros (e, na humilde opinião deste escriba, ainda melhor que Manuel Neuer sob os paus naquela competição), o costarriquenho deixa a dúvida se a sorte madridista não teria sido diferente com ele na vaga de Iker Casillas em 2014/15.

O passado, porém, não se muda. Embora seja possível fazer o futuro diferente. Alguns rumores sobre De Gea no Santiago Bernabéu persistem, apesar de tudo o que Keylor Navas vem fazendo. Mesmo o arqueiro do United sendo quatro anos mais jovem e possuir a “vantagem” de ser espanhol, neste momento o negócio se sugere um erro ainda maior. Navas merece muito mais reconhecimento por tudo aquilo que vem conquistando. Nada mais justo do que recompensar suas lágrimas e sua vontade em triunfar pelos merengues com o espaço para seguir acumulando atuações sensacionais e recordes.

Other Articles

UNIFORMES NIKE VAPOR

Leave a Reply