Brasil: Entre o céu e o Inferno

Se vencer, o Brasil pode até abocanhar a segunda posição, mas se perder, é o sétimo lugar que deverá abraçar o time de Dunga até setembro

Na coletiva de imprensa desta segunda-feira, Dunga deixou bem claro: o Brasil tem ganhar do Paraguai. Enquanto fazia os últimos ajustes para o confronto desta terça-feira (29), o treinador naturalmente fez as contas para entender o que a Seleção Brasileira precisa para ficar em uma posição favorável na tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018 até as próximas rodadas, que acontecem somente em setembro.

Obviamente, a derrota é o pior cenário para os brasileiros. De cara, a Seleção já perde a terceira posição para o Paraguai, que atualmente tem o mesmo número de pontos dos pentacampeões, mas perde no saldo de gols. Na melhor das hipóteses, o Brasil ainda pode ficar no quarto lugar se Argentina, Colômbia e Chile perderem. Mas por outro lado, se todos vencerem, a Seleção vai terminar a rodada na sétima colocação.

LEIA MAIS: BRASIL VIVE DE LAMPEJOS INDIVIDUAIS

Derrota deverá tirar Brasil do G-4
Derrota deverá tirar Brasil do G-4

 

Um empate tampouco é favorável para os homens de Dunga. Caso o placar termine igual no Defensores del Chaco, a Seleção Brasileira segue à frente do Paraguai na tabela e pode até permanecer na terceira posição,caso argentinos, chilenos e colombianos percam. Só que se pelo menos duas seleções rivais vencerem, o Brasil já será despachado para fora da zona de classificação, em sexto lugar, uma posição atrás da vaga para a repescagem.

E depender de um tropeço dos adversários nas Eliminatórias em caso de empate e derrota não será a melhor coisa nesta sexta rodada. A Colômbia, apesar de enfrentar o líder Equador, vai jogar em casa nesta terça. Por sua vez, a Argentina enfrenta a Bolívia, em Córdoba, e o Chile duela contra a Venezuela, fora de casa. Encarando as duas lanterninhas da tabela, argentinos e chilenos são favoritos nesse round.

chile_argentina-selecao_chile-selecao_argentina-futebol-eliminatorias_copa_do_mundo
Argentina e Chile são favoritos na rodada

A única chance garantida de seguir firme na tabela é vencendo os paraguaios, que foram os carrascos da Seleção na última Copa América. Um resultado positivo mantém os brasileiro à frente dos principais rivais, independente do resultado, e poderão até abocanhar a vice-liderança, caso o Uruguai tropece em casa contra o Peru. Algo improvável, mas que merece ser considerado.

Dunga mostrou otimismo na coletiva desta segunda (28) e também confiança nos dois substitutos de Neymar e David Luiz, que estão suspensos para a partida contra o Uruguai: Ricardo Oliveira e Gil irão ocupar os lugares deixados pelo atacante e pelo zagueiro, respectivamente. Não haverá alterações no restante do time que foi titular contra o Uruguai. O treinador quer entrar com o que considera ser sua força total para uma partida que vale a vice-liderança ou o sétimo lugar pelos próximos cinco meses.

Other Articles

Saudosismo no futebol brasileiro
Ibrahimovic na Inglaterra?

Comments (1)

  1. O QUE A SELEÇÃO RESERVA PARA NOSSOS FILHOS | Futebol no Planeta

    […] LEIA MAIS: Brasil: Entre o céu e o Inferno […]

Leave a Reply