O que muda no top 4 inglês se Liverpool e City forem campeões

Com Manchester City e Liverpool classificados para as semifinais das competições europeias, ainda é possível que o quarto colocado da Premier League seja impedido de disputar a Champions League na próxima temporada. Com o máximo de cinco representantes por país determinado pela Uefa, o cenário é viável caso os dois clubes sejam campeões – e nenhum deles termine entre os quatro primeiros do campeonato nacional.

Antes de conceder ao vencedor da Liga Europa um lugar na Champions seguinte, a Uefa permitia um máximo de quatro clubes por país. Isso chegou a prejudicar equipes que teriam direito a vaga, como por exemplo o Tottenham, em 2012, que teve de ceder o lugar ao campeão europeu Chelsea e acabou ‘descendo’ para a Liga Europa. Com a nova regra, o limite foi expandido para cinco, mas não evitou por completo a possibilidade de se ‘roubar’ uma vaga do campeonato.

Hoje, o Manchester City é o quarto colocado com 57 pontos em 32 jogos. São dois pontos a menos que o Arsenal, terceiro, e quatro a mais que o Manchester United, quinto colocado. O Liverpool é o oitavo na tabela com 48, e tem uma partida a menos.

É importante notar que o campeão da Liga Europa só tem acesso direto à fase de grupos se o último campeão da Champions estiver classificado para esta mesma etapa através de seu campeonato nacional. No caso da Inglaterra, ficando entre os três primeiros. Se não for o caso, o vencedor da Liga Europa entra na fase de play-offs, a última antes dos grupos.

Hipótese: se o vencedor da Champions terminar em quarto lugar na Premier League, começa direto na fase de grupos e o campeão da Liga Europa ocupa seu lugar nos play-offs. Este seria o cenário atual caso os dois fossem campeões dos torneios europeus. Com o City faturando a Champions e terminando entre os três primeiros, o vencedor da Liga Europa iria diretamente aos grupos. Foi o que aconteceu com o Sevilla, admitido diretamente nos grupos porque o Barcelona já estava garantido por sua liga.

No caso de nenhum deles terminar entre os quatro primeiros, o vencedor da Champions (City) entraria nos grupos e o da Liga Europa (Liverpool) no play-off dos não-campeões nacionais, na vaga que seria do quarto colocado da Premier League. Este último seria obrigado a jogar a Liga Europa a partir da fase de grupos.

É importante lembrar ainda que nenhuma conquista de Champions ou Liga Europa abre vaga a times que terminarem abaixo em sua respectiva liga – ou ao vice do torneio em questão. Esta é uma dúvida frequente. Neste caso, se for necessário, os times já classificados são redistribuídos de acordo para que os play-offs de campeões e não-campeões totalizem 20 times (10 em cada).

Other Articles

Retrato bipolar do Palmeiras
Empate do Leicester na Raça

Leave a Reply