
O Rodízio dos Clubes Paulistas em 2016
Um dos argumentos usados pelo zagueiro Diego Lugano para a eliminação contra o Audax foi o fato de o elenco do São Paulo ser pequeno para disputar Paulistão e Libertadores ao mesmo tempo. E a reclamação do uruguaio faz sentido. Realmente o Tricolor tem sido o clube que menos roda o elenco se comparado aos seus rivais em 2016. Mas, acima de tudo, não é a única justificativa para o fracasso no estadual.
O desgaste físico dos são-paulinos ficou nítido, principalmente na segunda etapa contra o Audax. Mas também vejo que não foi só a “falta de perna” que eliminou o São Paulo do estadual. Junto a isso, também existiram erros de posicionamento graves e muito mérito do rival, que mantém seu modelo de jogo há três anos e mostrou grande repertório conceitual durante a competição.
Ao olharmos para Corinthians, Palmeiras e Santos, vemos que o time do Morumbi é quem mais jogou na temporada e o que menos usou jogadores. Foram 20 partidas oficiais e 24 atletas do elenco que participaram desta maratona até aqui. Para se ter uma noção maior ainda, o Santos, que jogou apenas 16 vezes e conta com um elenco recheado de jogadores da base, conseguiu rodar seu plantel entre 25 jogadores. Claro que só disputar o Paulista até aqui ajuda, mas é um dado bem relevante.
O Tricolor soma em seu elenco uma média de 945 minutos jogados por cada atleta. Ou seja, quase 11 jogos inteiros para cada um. Número alto para apenas três meses de temporada e levando em conta a quantidade de confrontos importantes no calendário com Libertadores. A exigência física, principalmente por características do técnico Edgardo Bauza, conhecido por ter equipes campeãs que atuam com grande intensidade, é enorme.
Corinthians e Palmeiras, com cenários de calendário bem parecidos com o do São Paulo, por sua vez, conseguiram dar uma rodagem maior em seus grupos de jogadores. Com plantéis, somam em média 769 e 750 minutos para cada jogador do elenco, respectivamente. O Timão, com 21 jogos oficiais, não tem nenhum atleta que tenha atuado 20 partidas em 2016. Os tricolores acumulam 5 atletas dentro deste quesito.(Abaixo, em uma lista mais detalhada, você pode conferir mais à fundo algumas curiosidades neste sentido).
A rotina de quarta e domingo por seguidas semanas atinge a saúde de qualquer. Independente da qualidade dos preparadores físicos e fisioterapeutas, não há corpo que aguente tanta carga no futebol de alto rendimento praticado nos dias de hoje. O treinador, muitas vezes cobrado diretamente pelo desempenho técnico/tático de sua equipe, quase não tem tempo para treinar. Já que o dia pós-jogo é todo reservado para a recuperação e, em muitos casos, o dia seguinte já é o pré-jogo de alguma decisão importante.
No geral, Lugano usou um argumento válido. Mas também existiu uma opção de todo departamento de futebol em colocar em campo quase forma máxima, mesmo sabendo da decisão que o São Paulo terá na altitude de La Paz (Bolívia), contra o The Strongest. Mas, em mais geral ainda, o grande problema que ainda paira no futebol brasileiro, ainda é o bendito calendário.Confira os dados de minutos jogados dos grandes paulistas na temporada 2016:
SÃO PAULO
24 jogadores do elenco usados
23 jogos oficiais disputados
11 atletas com mais de 1.000 minutos jogados nesta temporada
5 atletas com 20 jogos ou mais disputados nesta temporada
Média: cada jogador tem uma média de 945 minutos jogados em 2016 (quase 11 jogos inteiros para cada um em média)
Recordistas (tirando goleiros): 1º Hudson – 1.734 minutos / 2º Ganso – 1.616 minutos / 3º Rodrigo Caio – 1.590 minutos
CORINTHIANS
27 jogadores do elenco usados
21 jogos oficiais disputados
8 atletas com mais de 1.000 minutos jogados nesta temporada
Nenhum atleta com 20 jogos ou mais disputados nesta temporada
Média: cada jogador tem uma média de 769 minutos jogados em 2016 (8 jogos e um tempo para cada um em média)
Recordistas (tirando goleiros): 1º Fagner – 1.444 minutos /Empatados em segundo Felipe e Yago com 1440 minutos cada.
PALMEIRAS
29 jogadores do elenco usados
22 jogos oficiais disputados
11 atletas com mais de 1.000 minutos jogados nesta temporada
3 atletas com 20 jogos ou mais disputado nesta temporada
Média: cada jogador tem uma média de 750 minutos jogados em 2016 (cerca de 8 jogos inteiros para cada um em média)
Recordistas (tirando goleiros): 1º Vitor Hugo – 1.890 minutos / 2º Robinho – 1.436 minutos / 3º Jean – 1.306 minutos.
SANTOS
25 jogadores do elenco usados
16 jogos oficiais disputados
10 atletas com mais de 1.000 minutos jogados nesta temporada
12 atletas do elenco fizeram 10 jogos ou mais
Média: cada jogador tem uma média de 634 minutos jogados em 2016 (7 jogos inteiros em média para cada)
Recordistas (tirando goleiros): Empatados Victor Ferraz, Gustavo Henrique e Zeca com 1.350 minutos cada