
Leicester congela preços dos ingressos, mesmo com o atual sucesso
A torcida do Leicester City anda empolgada como nunca, diante da chance de conquistar o inédito título da Premier League. Não à toa, a média de público subiu ligeiramente nesta temporada, atingindo a maior marca desde a mudança para o Estádio King Power, em 2002. Porém, o sucesso não se reflete na política do clube em relação aos seus fiéis. Pelo segundo ano consecutivo, as Raposas congelarão o preço dos carnês de temporada. Quem quiser renovar a compra para 2016/17, pagará o mesmo valor desembolsado quando o time havia retornado à Premier League, em 2014/15. Se muitos clubes se aproveitariam da fase para limpar a carteira de seus fãs, com o alto interesse, o respeito prevalece desta vez.
A decisão do Leicester vem na contramão do praticado nos últimos tempos na Inglaterra, onde o aumento dos valores se tornou motivos de protestos entre diferentes equipes da Premier League. Nas últimas semanas, o maior exemplo veio em Anfield, quando a torcida do Liverpool resolveu se retirar das arquibancadas minutos antes do apito final – o que fez a diretoria voltar atrás. Além disso, movimentos têm sido orquestrados entre diferentes grupos de torcedores no país para pressionar a manutenção ou mesmo a redução dos preços. A maior indignação se relaciona ao faturamento dos clubes, que já aumentou exponencialmente com o novo acordo de direitos de TV.
Caso conquiste o título, o Leicester terá um faturamento com transmissão estimado em cerca de £90 milhões. Entre 2013/14 e 2014/15, quando saiu da Championship à Premier League, o lucro do Leicester com ingressos e outras rendas relacionadas ao estádio cresceu de £7 milhões para £10,7 milhões – graças ao salto na média de público, de 24,9 mil para 31,6 mil. Na atual temporada, este número chega a 32 mil por jogo. Contudo, com a elevação dos ganhos com direitos de TV na primeira divisão, a participação das bilheterias na receita total do clube caiu de 22% para 10% no mesmo intervalo.
Em 2014/15, o Leicester foi apenas o 14º da Premier League a mais faturar com o “Match Day” – quase 10 vezes menos que o Arsenal, líder do quesito no país, e £7 milhões a menos do que o Southampton, mesmo com médias de público próximas. O valor praticado nas bilheterias ajuda a entender a diferença. As Raposas possuem o quarto carnê de temporada mais barato da Premier League 2015/16, a um preço de £365. Já o carnê mais caro do clube, a £730, ainda custa menos que as ofertas mais em conta de Arsenal, Tottenham e Chelsea. O preço médio do carnê de temporada mais barato na Premier League chega a £514, 40% mais alto do que o valor oferecido pelo Leicester.
Em compensação, o Leicester não confirmou se o preço do ingresso comprado às vésperas do jogo irá se elevar. Embora tenha inflacionado desde o acesso à primeira divisão, o valor se mantém abaixo da média da Premier League. O mais barato custa £22, menos do que qualquer outro clube, enquanto o mais caro sai a £50, 12% abaixo da média na primeira divisão. Resultado de uma política que, apesar das diferenças financeiras ao restante da Premier League, prefere não onerar o próprio torcedor pelo sucesso.
Abaixo, três tabelas para explicar os números: o preço do carnê de temporada mais barato (2015/16), o faturamento com bilheterias (2014/15) e a média de público da Premier League (2015/16).

