
Milan faz apresentação de Rugby antes de jogo
Alguns minutos antes do pontapé inicial na partida entre Milan e Carpi, no estádio Giuseppe Meazza, os torcedores foram surpreendidos. Os jogadores da equipe rubro-negra entraram em campo junto com os adversários, pararam na grande área e iniciaram o ‘Haka’, tradicional ritual dos All Blacks, a seleção de rugby da Nova Zelândia.
Mas havia algo de diferente. Nada de intimidar o rival. Os jogadores primeiro batem nos cotovelos direito e esquerdo. Em seguida, tocam a axila esquerda e depois a direita. Já no final do ‘ritual’ colocam as mãos no nariz, gesto é de quem respira aliviado.
Quem estava no estádio ficou surpreso.
Na verdade, não eram os jogadores de Milan e Carpi e sim atores contratados. Vinte e dois atores. E os gestos apenas simulavam o ‘Haka’, mas a inspiração estava na marca que patrocinou a ação – com o slogan: “Tenki Tanka! Homens, esse é o seu ritual!”.
Parceira do Milan, a Nivea, que faz produtos de higiene masculina, como desodorantes e hidratantes, foi quem arquitetou todo o plano. A ação batizada como “Tenki Tanka” gerou revolta dos fãs de rugby nas redes sociais, que desaprovaram a iniciativa.
“Há muitas maneiras de insultar uma tradição e interpretar mal ritual. Parabéns por ter levantado a barra de idiotice”, escreveu Michele Dalai no Twitter.
“Do bunga bunga ao #Tekitanka é um pequeno passo…”, escreveu Elisea 33 e 3/4, citando as tradicionais festas do patrono do Milan, Silvio Berlusconi.
“Que palhaçada é essa? Falta de respeito aos All Blacks”, publicou Dario Mazzoleni.