As 7 contratações mais caras do Sporting

A história recente do Sporting CP é pautada pela ausência de capital e por uma profunda reestruturação financeira, pelo que o clube tem apostado na “prata da casa”, ou seja, nos valores provenientes da formação. Neste sentido, compreende-se o motivo pelo qual há um investimento moderado no que à contratação de novos jogadores diz respeito. Conheça as 7 contratações mais caras de sempre na história do clube de Alvalade.

  1. Elias – 8,85 milhões de euros

elias-sporting

O brasileiro Elias trocou o Atlético de Madrid pelo Sporting no verão de 2011 a troco de 8,85 milhões de euros. Apesar de ter sido a contratação mais dispendiosa de sempre, o médio não pôde ser utilizado na Liga Europa desse ano, uma vez que já havia realizado jogos europeus ao serviço da equipa espanhola. No entanto, o investimento histórico que o Sporting fez neste jogador nunca se mostrou proveitoso, na medida em que o jogador nunca se impôs nem provou ser uma mais-valia indispensável. Em janeiro de 2013, o médio regressou ao Corinthians, clube onde iniciou a carreira.

  1. Tello – 7,5 milhões de euros

tello

O chileno Rodrigo Tello chegou a Alvalade em janeiro de 2001, vindo da Universidade do Chile onde havia sido considerado o melhor médio do país no ano anterior. Após uma primeira época em que não foi muito utilizado, o investimento de 7,5 milhões do Sporting deu frutos nas temporadas seguintes. Em 2007 saiu do Sporting e rumou à Turquia para defender as cores do Beşiktaş e deixou muitas saudades entre os adeptos leoninos.

  1. Sinama-Pongolle – 6,5 milhões de euros

Sinama_Pongolle

Em dezembro de 2009, o Sporting oficializou a contratação de Florent Sinama-Pongolle ao Atlético de Madrid a troco de 6,5 milhões de euros. Apesar de ter sido a terceira contratação mais cara de sempre, o ponta de lança francês não conseguiu vingar com a camisola dos leões. Aliás, o seu desempenho foi tão fraco que motivou alguns empréstimos: primeiro ao Saint-Étienne e depois ao Zaragoza. Em 2012 terminou o contrato com o Sporting e rumou ao FC Rostov, da Rússia.

  1. Mário Jardel – 5,5 milhões de euros

jardel-sporting

Os números da contratação de Jardel são controversos. Em 2001, o Sporting contratou o jogador aoGalatasaray e anunciou que o negócio havia sido realizado por 5,5 milhões de euros. No entanto, a auditoria às contas do clube revelou um montante muito distinto: 9,2 milhões de euros (o que faria de Jardel a contratação mais cara de sempre do Sporting). Ao serviço dos leões, o ponta de lança foi fundamental para o título de campeão nacional de 2001/2002, apontando 42 golos. Foi, sem dúvida, um dos melhores goleadores de todos os tempos a atuar no campeonato português e todos os adeptos de futebol sentem a sua falta. Em 2003, rumou ao Bolton, de Inglaterra.

  1. Van Wolfswinkel – 5,4 milhões de euros

van_wolfwinkel-sporting

Em junho de 2011, o Sporting desembolsou 5,4 milhões de euros pela totalidade do passe do avançado holandês, oriundo do FC Utrecht. Ao serviço dos leões, e ao longo da época de 2011/2012, Wolfswinkel marcou 25 golos na totalidade das competições em que esteve envolvido e ganhou o prémio de melhor jogador da liga em setembro de 2011. Após duas épocas espetaculares, o Sporting vendeu o jogador aoNorwich City, de Inglaterra, por 8,5 milhões de euros.

  1. Niculae – 5,3 milhões de euros

niculae-sporting

O avançado Marius Niculae foi contratado em 2001 ao Dínamo de Bucareste por 5,3 milhões de euros. Tratou-se de um jogador tecnicista que foi crucial na caminhada para o título de campeão na época de 2001/02. A sua passagem pelo clube de Alvalade ficou marcada pelas várias lesões graves que o obrigaram a parar por longos períodos. Em 2005, o romeno trocou o Sporting pelo Standard Liège.

  1. Quiroga – 5 milhões de euros

quiroga-sporting

Facundo Quiroga foi contratado em 1998 ao Newell’s Old Boys a troco de 5 milhões de euros. O defesa central argentino representou o clube leonino durante 6 épocas e teve um papel fundamental na conquista do título de campeão nacional de 1999/2000. Enquanto esteve ao serviço do Sporting foi sempre um jogador muito importante e consistente. Em 2004, assinou pelo Wolfsburgo, da Alemanha.

Other Articles

Trocando as cores dos Rivais

Leave a Reply