7 contratações mais caras do Porto

O Porto é internacionalmente reconhecido e elogiado pela sua política de contratações de sucesso – compra jogadores a baixo custo (essencialmente provenientes de equipas da América Latina) e vende-os aos gigantes europeus a preços altamente lucrativos para os cofres dos dragões. A título de exceção, segue-se a lista dos 7 jogadores mais caros adquiridos pelo Porto, mas quase todos eles evidenciam a mesma lógica, tendo sido vendidos com estonteantes margens de lucro.

  1. Imbula – 20 milhões de euros

imbula-porto

A encabeçar a lista das contratações mais dispendiosas, encontra-se o médio defensivo francês Giannelli Imbula. Este jogador é proveniente do Olympique de Marseille e custou 20 milhões de euros aos dragões. Ele assinou um contrato válido por 5 temporadas e ficou com uma cláusula de rescisão no valor de 50 milhões de euros. Contudo, apesar de ser uma das mais recentes aquisições dos azuis e brancos, a chegada de Imbula à Invicta tem-se revelado atribulada, uma vez que o jogador está lesionado com uma tendinite no joelho. De modo a prosseguir os devidos tratamentos, Imbula já falhou vários treinos, o que tem causado algum desassossego entre os adeptos portistas.

  1. Hulk – 19 milhões de euros

hulk-porto

Contratado em 2008 aos japoneses do Tokyo Verdy, Hulk deteve durante 7 anos o título de jogador mais caro da história do FC Porto. Na altura da sua contratação, os azuis e brancos desembolsaram 5,5 milhões de euros, mas posteriormente investiram mais dinheiro na aquisição total do passe do brasileiro, perfazendo um total de 19 milhões investidos. O brasileiro passou 4 anos ao serviço dos dragões, durante os quais amealhou 10 títulos. Em 2012, foi vendido ao Zenit de São Petersburgo por aproximadamente 50 milhões de euros, constituindo o negócio mais lucrativo de sempre do FC Porto.

  1. Danilo – 17,8 milhões de euros

danilo-porto

A terceira contratação mais cara de sempre realizada pelo Porto foi a do defesa brasileiro Danilo que foi contratado ao Santos, em 2011, por 17,8 milhões de euros. Esta contratação foi marcada pela disputa de jogadores entre Porto e Benfica, uma vez que os dois clubes estavam interessados na aquisição desta jovem promessa, mas os azuis e brancos levaram a melhor. Depois de 4 temporadas de sucesso, Danilo foi vendido ao Real Madrid, em abril de 2015, por 31,5 milhões de euros, rendendo 13,6 milhões de lucro aos azuis e brancos.

  1. Adrián López – 11 milhões de euros

adrian_lopez-porto

Proveniente do Atlético de Madrid, o avançado espanhol chegou ao Porto na temporada de 2014/15, mas, até ao momento, ainda não se conseguiu impor e fazer jus ao avultado montante investido (11 milhões de euros por 60 % do passe). Presentemente, correm rumores na imprensa internacional sobre o interesse de clubes como Fenerbahçe, do português Vítor Pereira, em contratar o espanhol.

  1. João Moutinho – 11 milhões de euros

joao_moutinho-porto

Esta é uma das contratações mais controversas deste top 7. Em julho de 2010, o Porto e o Sporting concluíram o negócio da transferência de João Moutinho, tendo ambos os clubes acordado na quantia de 11 milhões por 75% do passe do jogador. A massa associativa do Sporting considerou este um ato de “traição” por parte de Moutinho e apelidou-o de “maça podre”. Envergando a camisola azul e branca, Moutinho fez 3 épocas sensacionais e foi uma peça fundamental para o sucesso dos dragões nessas temporadas. Em 2013, foi vendido ao Mónaco juntamente com James Rodríguez numa transferência que totalizou 70 milhões de euros.

  1. Alex Sandro – 9,6 milhões de euros

alex_sandro-porto

O defesa esquerdo brasileiro Alex Sandro chegou ao Porto proveniente do Santos por 9,6 milhões de euros e rapidamente se tornou num elemento fundamental da equipa. Ele está ao serviço dos azuis e brancos desde 2011 e tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, mas, neste momento, tem alguns colossos europeus interessados na sua contratação, como é o caso do AC Milan, do Manchester City e do Real Madrid.

  1. Jackson Martínez – 8,8 milhões de euros

jackson_martinez-porto

O ponta de lança colombiano chegou à Invicta em 2012 pela módica quantia de 8,8 milhões de euros e, desde logo, demonstrou o porquê de ser um dos melhores goleadores de sempre, tendo carinhosamente recebido o apelido de “Cha-cha-cha” por parte dos adeptos portistas. Ele recebeu a Bola de Prata (melhor marcador da Primeira Liga) nas três épocas que fez ao serviço dos dragões e a sua fome de golos foi sempre uma das suas características mais importantes. A 15 de julho de 2015 despediu-se dos azuis e brancos e reforçou a equipa do Atlético de Madrid a troco de 35 milhões de euros.

Other Articles

O que faz falta no FM 2016
As melhores temporadas

Leave a Reply