apostas de futebol com Betway banner 728×90

O mito San Siro e Giuseppe Meazza

San Siro quando o Milan é mandante e Giuseppe Meazza quando a Internazionale recebe os jogos. Há um mito de que os torcedores rivais fazem esta distinção no nome do estádio da cidade de Milão. Mas, na verdade, os próprios fãs dos nerazzurri se referem ao estádio como San Siro. Para chegar a esta conclusão, a Trivela perguntou para os fãs dos dois times como cada um chamava o palco que receberá a final da Champions League, neste sábado, entre Atlético de Madrid e Real Madrid.

O estudante de engenharia Andrea Pietra, torcedor do Milan, afirmou que o nome San Siro é unanimidade na Itália. “Eu falo San Siro e todas as pessoas também, até os torcedores da Inter”, contou. “Em Milão, as pessoas não ligam para esta divisão [nomes]. É San Siro. Só os mais fanáticos [torcedores da Inter] fazem questão [de falar Giuseppe Meazza]”, disse Riccardo Comini, produtor da TV Mediaset, um dos grandes grupos de TV italianos.

“Meazza não é comum. Mesmo o nome correto sendo Giuseppe Meazza, falamos San Siro. Não há diferença vindo dos torcedores da Inter. A gente chama pelo mesmo nome”, declarou o Luigi Ghiani, torcedor da Inter e estudante de engenharia. “A família do Meazza até fica triste que nem os jornalistas nem os torcedores chamam o estádio de Giuseppe Meazza”, explicou.

Os estudantes de engenharia Andrea Pietra (torcedor do Milan) e Luigi Ghiani afirmam que é incomum as pessoas se referirem ao estádio pelo nome de Meazza.
Os estudantes de engenharia Andrea Pietra (torcedor do Milan) e Luigi Ghiani afirmam que é incomum as pessoas se referirem ao estádio pelo nome de Meazza.

“Não sabia desta distinção. Eu chamo de San Siro. Tanto que, se falo que vou para o estádio, digo que vou para o San Siro. Poucos falam Meazza. Em toda Itália, se você estiver assistindo TV, os jornalistas falam San Siro mesmo se a Inter estiver jogando”, ressaltou o engenheiro Domenico Totaro, torcedor dos nerazzurri.

Como citado por Totaro, é possível notar que a imprensa diz que os jogos da Internazionale são realizados no San Siro. Por exemplo, quando os nerazzurri venceram o Napoli por 2 a 0 no dia 16 de abril deste ano, tanto a Gazzetta dello Sport quanto o Corriere della Sera noticiaram que o jogo foi no San Siro.

O universitário Alessandro Noris, que possui o carnê de temporada da Inter e vai a todos os jogos em casa, é um dos poucos italianos a falar Giuseppe Meazza. “Para nós, é Meazza. Eu vou para o Meazza e não para o San Siro”, afirmou. É um dos raros casos que faz questão de falar o nome do ex-jogador para nomear o estádio.

O jornalista Andrés Agulla, da ESPN em espanhol nos Estados Unidos, entrevistou o responsável pelo estádio de San Siro em fevereiro deste ano e perguntou sobre essa lenda que existe na América. Ele respondeu que essa distinção entre San Siro para o Milan e Meazza para a Inter não faz sentido. Veja:

O estádio San Siro segue um padrão que conhecemos no Brasil. O nome oficial é um, mas ele acaba sendo chamado pelo bairro onde está localizado. O mais importante estádio brasileiro, Mário Filho, é conhecido como Maracanã, bairro onde está localizado. O Paulo Machado de Carvalho, em São Paulo, ganhou o nome de Pacaembu, nome da avenida em frente ao estádio. O Cícero Pompeu de Toledo só é chamado de Morumbi. San Siro é um bairro de Milão e a história do estádio explica por que o nome de Giuseppe Meazza é mais uma formalidade do que a forma como os torcedores se referem ao local.

Inaugurado em 1926, o estádio foi batizado San Siro em referência ao bairro onde está localizado. Inicialmente, apenas o Milan jogava no San Siro. Os rossoneri passaram a dividir a casa com o rival em 1947. Foi só em 1980 que o estádio foi renomeado para Giuseppe Meazza, em homenagem ao jogador que defendeu os dois clubes de Milão, mas que teve uma carreira mais marcante nos nerazzurri por ter jogado mais de uma década e ter se tornado um dos maiores ídolos da Inter.

A teoria que os torcedores da Inter não gostavam de usar o nome San Siro para o estádio ganhou corpo e ninguém sabe bem de onde surgiu. E não foi só no Brasil. Em vários lugares da América Latina se fala sobre esse mito, repetindo como se fosse verdade. Na Itália, porém, isso não faz muito sentido. Oficialmente o nome do estádio é Giuseppe Meazza, mas tanto os torcedores do Milan quanto da Inter costumam usar o nome do bairro: San Siro.

Other Articles

Leave a Reply