
Top 10 jogadores africanos
Hoje resolvemos trazer a lista dos melhores jogadores africanos da temporada.
Leia Mais: 10 promessas do futebol que nunca vingaram
-
Muteba Kidiaba,TP Mazembe, da RD Congo
Muteba Kidiaba é um dos jogadores mais peculiares nesta lista, por uma série de razões. Ele é o único goleiro e o único jogador que joga na África. Com 39 anos, ele é de longe o mais velho do grupo. Mais lembrado por suas comemorações de gol diferenciadas , Kidiaba teve grande sucesso no clube a nível internacional. Quando o TP Mazembe venceu seu quinto título da CAF Champions League e conquistou o terceiro lugar com a RD Congo na Taça das Nações Africanas. Essa foi a sua maior conquista desde 1998.
-
Odion Ighalo,Watford, Nigéria
A diferença de estilos de jogo em ligas europeias tem um grande impacto, mas raramente em tal escala como com Odion Ighalo. O atacante nigeriano conseguiu apenas 12 gols em quatro anos e meio que jogou na Itália e Espanha, antes de ir para o Watford. Depois da adaptação ao Campeonato Inglês, ele se transformou em uma máquina de gols. Em janeiro, Odion marcou sete gols em três jogos consecutivos, anunciando o grande papel de que ele iria desempenhar na campanha de promoção dos Hornets ‘. O que é ainda mais notável é que ele então começou sua série fantástica para subir um nível superior, acrescentando mais 13 gols na Premier League aos 16 que ele marcou de janeiro a maio.
-
Gervinho,Roma, Costa do Marfim
Uma vez que não se acertou no Arsenal, Gervais Yao Kouassi Lombe rapidamente se adaptou ao estilo de jogo da Roma e tornou-se uma das armas mais potentes de Rudy Garcia, em busca do título italiano. Seus objetivos foram seriamente prejudicados por chegar no meio da temporada, mas eles voltaram uma vez que a nova temporada começou. O momento de glória de Gervinho foi criado na Guiné Equatorial, onde a Costa do Marfim finalmente conseguiu vencer a Taça Africana das Nações, depois de quase um quarto de século. Ele não começar bem, como sendo expulso em uma partida na fase de grupos e os elefantes precisavam de um gol para passer do ‘grupo da morte’. Uma vez nas quartas, eles poderiam contar com Gervinho mais uma vez e ele desequilibrou, marcando em jogos consecutivos.
-
Medhi Benatia,Bayern de Munique, Marrocos
O companheiro de Gervinho na Roma, Benatia deixou uma nuvem de ambição no clube romano. Assim que ele assinou pelo Bayern, ficou claro que a contratação foi feita por uma grande necessidade. Com tantos defensores machucados no clube, mesmo que tenha ficado no banco por um tempo significativo, uma vez que as estrelas da defesa bávara estavam recuperados, ele nunca decepciou quando esteve em campo, ajudando o Bayern ganhar a dobradinha. Uma vez cortejado por outros grandes clubes europeus, Benatia pode deixar de Munique em breve em busca de jogar mais vezes.
-
Sadio Mané, Southampton, Senegal
De volta ao Salzburgo, Sadio Mané era a maior estrela dos campeonatos europeus de menor dimensão. Ainda assim, ele não era bem conhecido na Inglaterra antes de se mudar para o Southampton. Alguns duvidaram dele por causa de sua baixa estatura, outros não tinham certeza de qual era sua melhor posição. Agora, Mane é amplamente respeitado por ambas as lendas do clube e principais rivais, e sua suposta transferência para o Manchester United está em todos os jornais mais uma vez. E que melhor maneira para carimbar a autoridade como no final da sua estreia na Premier League, fazendo o hat-trick mais rápido da história. O Aston Villa foi afundado por três gols Mané em 176 segundos. Ao longo de 2015, o jogador senegalês marcou 14 gols e deu mais seis assistências para ambos, clube e país.
-
Andre Ayew,Swansea City, Ghana
Andre herdou o talento e uma relação especial com o Olympique de Marselha. Sua última temporada no Stade Velodrome começou de forma brilhante, mas, em seguida, entrou em colapso. Sua mudança para a Premier League foi inesperada, escolhendo o Swansea ao invés de clubes maiores, impressionado com o seu estilo dentro e fora do campo. Sua forma precoce, especialmente a demolição do Manchester United, sugeriu que poderia continuar a ser um dos jogadores mais importantes do campeonato, mas sua boa forma acabou caindo. Ainda assim, seus sete golos ficam como um testemunho de um ano bom. Ele ajudou a levar sua seleção a final da copa Africana, mas perdeu na final nos penaltis.
-
Yacine Brahimi,Porto, Argélia
O surgimento da seleção da Argélia na Copa do Mundo, trouxe Brahimi para o centro das atenções. Driblador, ajudou o Porto a chegar as quartas de final da Champions League. A Argélia também parou na fase das quartas da copa africana, depois de perder para a Costa do Marfim. Esta temporada promete em Portugal, com Yacine sendo uma das principais armas dos Dragões.
-
Mohamed Salah,Roma, Egito
A transferência de Salah para o Chelsea foi prematura, mas o seu empréstimo subsequente à Fiorentina provou ser um enorme sucesso. Na Serie A não havia como parar o egípcio, que imediatamente chamou a atenção de equipes maiores. Isso quase acabou em desastre, quando chegou o momento de encontrar um novo lar permanente perto do final da temporada. Ele acabou optando pela Roma, onde ele está rodeado por alguns dos melhores jogadores da África. O clube da capital não aproveitau a oportunidade proporcionada pelo início incerto da Juve, Salah foi um daqueles que não decepcionou. Doze gols em 2015 pelo clube é um feito notável.
-
Riyad Mahrez,Leicester City, Argélia
Vamos ser honestos, não há uma pessoa no mundo que nunca pensou que Mahrez seria o favorito para ser o melhor jogador da temporada da Premier League? O ponta argelino ajudou o Leicester redefinir o termo “superação”. Os Foxes, que estavam previstos para estar lutando pela sobrevivência, ainda conauquistaram o título da liga. Ao contrário dos outros dois jogadores notáveis nesta temporada – Jamie Vardy, que marca gols, e Mesut Ozil, que fornece as assistências – Mahrez faz os dois.
-
Yaya Toure,Man City, Cote d’Ivoire
Em janeiro de 2015, o rolo compressor da Premier League, finalmente, conquistou a Taça de África das Nações. Durante muito tempo, os marfinenses foram favoritos para ganhar, mas eles finalmente chegaram quando a maioria de sua geração de ouro já havia se retirado da equipe. De volta ao Man City, Yaya não era bem a força dominante que ele costumava ser (9 gols e 6 assistências em todas as competições), mas ele ainda é um dos principais membros da equipe, e sua ausência ainda deixa sua equipe muito exposta.
-
Pierre-Emerick Aubameyang,Borussia Dortmund, Gabão
É realmente difícil de relegar Yaya no ano em que ofoi campeão da copa Africana, mas o gabonês foi simplesmente magnífico durante todo o ano de 2015. Auba foi fundamental na ascensão do Dortmund tirando o clube da parte inferior da Bundesliga e ajudando a conquistar uma vaga na Europa League que fez a saída de Klopp um pouco mais suportável, mas que foi apenas um vislumbre do que viria. Uma vez que Thomas Tuchel tomou as rédeas e virou a máquina de contra-atacar,, Pierre roubou a cena. Não só ele fez história ao marcar em oito jogos consecutivos ao começar a temporada, mas seu altruísmo ajudou a mudar seus companheiros, mais notavelmente Mkhitaryan, de volta ao seu melhor. Vinte e oito gols em cinco meses jogando em um dos clubes mais prestigiados do mundo é suficiente para garantir a Aubameyang a posição de topo da nossa lista.
Concorda com a nossa lista? Tem mais alguém mereceu um lugar nela? Dê a sua opinião em nossa seção de comentários.