
CR7, Ibrahimovic e Rooney podem ser os maiores artilheiros da Eurocopa
Michel Platini com apenas uma edição de Eurocopa se tornou o maior artilheiro da história da Eurocopa! Foi em 1984, quando a França também recebeu a competição, que Le Roi em cinco partidas, venceu os cinco jogos, carimbou o primeiro título europeu francês e marcou nove gols! A Eurocopa volta a entrar em cena nesta sexta-feira e três jogadores em atividade têm boas chances de superar o ex-meia da França. São eles: Cristiano Ronaldo, Zlatan Ibrahimovic e Wayne Rooney, os capitães de suas respectivas seleções.
Tanto o português como o sueco disputaram as últimas três edições da Eurocopa. CR7 e Ibra tem seis gols na conta, mas o ex-jogador do Paris Saint-Germain se encontra na frente do craque do Real Madrid pois com menos partidas na Euro, tem uma média de 0.60 gols por jogo, contra 0.43 do Robozão. Entretanto, os dois se encontram no terceiro lugar do pódio, junto de Thierry Henry, Nuno Gomes, Patrick Kluivert e Ruud van Nistelrooy, sendo os dois últimos holandeses com uma média de gols maior que a de Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic.
Na cola dos dois postulantes ao trono de artilheiro da Euro, em 4ºcolocado, está Wayne Rooney, do Manchester United. Nas edições de 2004 e 2012, o Shrek marcou cinco vezes em seis oportunidades, o que lhe confere uma boa média de 0.83 gols por confrontos da Eurocopa. Com o mesmo número de cinco gols, a frente de Rooney, somente Savo Milosevic. O na época iugoslavo precisou de apenas quatro partidas para marcar o mesmo número de gols que o maior artilheiro da história da Inglaterra.
Entre todos esses nomes e o líder Michel Platini está Alan Shearer. Nas edições de 1992, 1996 e 2000, o grande goleador inglês marcou 7 gols em 9 partidas disputadas. A carreira de Shearer carece de títulos gordos, mas não de gols.
Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic e Rooney têm mais chances de ultrapassar Le Roi Michel Platini. Entretanto, por que outro craque não repetiria ou até superaria o feito do antigo camisa 10 da França? Robert Lewandowski já marcou cinco gols em apenas nove minutos e ele terá três partidas para ser heroi mais uma vez.