5 finais da Champions decididas nos últimos minutos

A final da Liga dos Campeões representa o sonho de qualquer jogador de futebol profissional. Todos sonham em lá estar, ouvir o hino da Champions, fazer um grande jogo e escrever o nome na história da competição e, claro, dos respetivos clubes vencedores. No entanto, no futebol, o sonho de uns é o maior pesadelo de outros e este dói muito mais quando a vitória se esfuma por entre os dedos nos últimos momentos do jogo. Conheça 5 finais da Liga dos Campeões que foram decididas nos últimos minutos.

  1. Real Madrid – Atlético de Madrid (4-1 a.p.) – 2013/14

A final da Liga dos Campeões de 2013/14 realizou-se no Estádio da Luz, casa do Benfica, em Lisboa, e colocou frente a frente duas equipas espanholas: o Real e o Atlético Madrid. Neste jogo, nada fazia prever que o título fugisse aos “colchoneros”, uma vez que aos 92 minutos venciam os “merengues” por uma bola a zero. No entanto, um golo de Sergio Ramos, aos 93 minutos, na sequência de um pontapé de canto, deitou tudo a perder. O Real Madrid chegou desta forma dramática ao empate e no prolongamento superiorizou-se ao seu rival ao marcar mais três golos por Gareth Bale, Marcelo e Cristiano Ronaldo.

  1. Borussia Dortmund – Bayern Munique (1-2) – 2012/13

Na edição de 2012/13 foi a vez de duas equipas alemãs se encontrarem na grande final da competição:Borussia Dortmund e Bayern Munique. Este jogo foi realizado no novo Estádio do Wembley, casa doArsenal, em Inglaterra, e coroou o Bayern Munique com o 5º título de campeão europeu ao nível de clubes de futebol. O jogo foi eletrizante, com lances de perigo junto das duas balizas até que, ao minuto 89, Arjen Robben decidiu o encontro. Esta foi uma época de sonho para o Bayern Munique, pois além da Champions, conquistou a Bundesliga, a Taça da Alemanha e a Supertaça.

  1. Bayern Munique – Chelsea (1-1 a.p.(3-4 g.p.)) – 2011/12

A final da edição da Liga dos Campeões de 2011/12 foi disputada entre Bayern Munique e Chelsea. O jogo decorreu no Allianz Arena, casa do Bayern Munique, da Alemanha, e consagrou o Chelsea como campeão da Europa desse ano. Os bávaros partiram para o encontro como favoritos, mas desde logo se percebeu que os londrinos tinham argumentos para vencer a partida. Os golos só surgiram no final da segunda parte, através de Thomas Muller, aos 83 minutos, para o Bayern Munique, o que quase “deitou a casa abaixo”. No entanto, o Chelsea conseguiu empatar através de Didier Drogba, aos 88 minutos de jogo, levando o jogo para prolongamento. No final do prolongamento, o empate manteve-se e tudo foi decidido nas grandes penalidades. Aí, os “blues” foram mais certeiros e eficazes.

  1. Manchester United – Bayern Munique (2-1) – 1998/99

Esta é, talvez, a final da Liga dos Campeões mais espetacular de que há memória, não pela qualidade do futebol apresentado, mas pela reviravolta histórica, em período de descontos, conseguida peloManchester United. O jogo foi disputado em Camp Nou, casa do Barcelona, em Espanha, e opôs o Manchester United ao Bayern Munique. O jogo consagrou Teddy Sheringham (91 minutos) e Ole Gunnar Solskjær (93 minutos) como verdadeiros heróis para os “red devils”, pois foi graças aos golos destes avançados que o Manchester United venceu o Bayern Munique e conquistou a sua 3ª Liga dos Campeões.

  1. Ajax – Milan (1-0) – 1994/95

Esta final diz respeito à época de 1994/95 e, na altura, coroou o Ajax como campeão europeu ao nível de clubes de futebol. O jogo foi disputado no Ernst-Happel-Stadion, em Viena, na Áustria, e os holandeses venceram os italianos por uma bola a zero, aos 85 minutos, graças ao golo de Patrick Kluivert. Foi a 4ª Liga dos Campeões para o lado dos holandeses e um duro golpe às aspirações dos italianos, mas é assim que se faz a história desta grande competição.

Estas são apenas algumas das finais mais emocionantes de sempre da Liga dos Campeões e isso deve-se, claro está, ao “peso” de um jogo único na carreira dos jogadores e ao facto deste espetáculo ser de resultado imprevisível. Como se costuma dizer até ao lavar dos cestos é a vindima e o jogo só acaba quando o árbitro apita para o fim! E agora, arrisca algum prognóstico para a próxima final da Champions?

Other Articles

Favoritos da Eucopa
O resultado de Kloop no Liverpool

Leave a Reply