728x90_2-pt

Mourinho x Guardiola

A Premier League divulgou nesta quarta-feira (8) a tabela de jogos da temporada 2016/2017 e o reencontro entre José Mourinho e Pep Guardiola já tem data marcada.

LEIA MAIS: Pep Guardiola e Manchester City – O que podemos esperar?

Manchester United e Manchester City prometem dividir mais do que nunca a cidade em que ambos estão sediados além de serem uma das principais atrações do Campeonato Inglês [ Premier League ] na temporada 2016/2017. Isto porque, dois dos treinadores mais vitoriosos dos últimos anos na Europa irão treinar as equipes e começar seus trabalhos ao mesmo tempo. José Mourinho e Pep Guardiola, que já mediram forças na Espanha, agora o farão na Inglaterra.

O primeiro encontro da dupla já tem data marcada e será no Old Trafford, estádio do United. A partida será dia 10 de setembro, válida pela quarta rodada.

jose-mourinho-manchester-united

No duelo à parte entre os dois, o freguês é José Mourinho. Em 16 confontos, houve 7 vitórias de Guardiola e apenas três do treinador lusitano. Em mata-mata, Guardiola despachou Mourinho, por exemplo, em uma semifinal da Liga dos Campeões, em 2011, dando o troco de 2010, quando a Inter, de Mourinho, desbancou o Barcelona, de Guardiola.

Mourinho ganhou título em cima de Guardiola. A Copa do Rei da Espanha, em 2011. Mas Guardiola também celebrou taça. Em 2011, ganhou a Supercopa da Espanha diante do rival. Na abertura da temporada de 2013, conquistou a Supercopa da Europa pelo Bayern de Munique. José Mourinho havia acabado de retornar ao Chelsea.

Na Inglaterra, Guardiola poderá consolidar as mudanças que já se faziam notar no Bayern: intensidade e rapidez no último terço de campo, posse de bola apenas para a saída organizada, posicionando a equipe no campo rival.

Já Mourinho tem a chance de se reinventar. Na gestão de grupo que não funcionou na terceira temporada em Real e Chelsea. Na reconstrução do personagem que não precisa ser tão “rock’n’roll” como na tese do livro “Mourinho Rockstar”, de Luis Aguilar (Editora Grande Área).

Na disputada Premier League, cada vez mais parelha, até pela divisão mais equilibrada da grana farta da TV, Guardiola e Mourinho precisam evoluir, tornar suas ideias relativas ao jogo ainda mais abrangentes. Versatilidade é a palavra. Ou inteligência.

Há um enorme risco da dupla se consumir dentro da Inglaterra em uma liga ainda mais espetacular e falhar novamente na disputa além das fronteiras. Títulos nacionais não faltam nos currículos recentes. O desafio é voltar a levantar a Champions e a EPL, que não permite pausas para respirar e ainda conta com técnicos como Jurgen Klopp e Arsene Wenger para rivalizar, pode atrapalhar. Por mais incrível que isto possa parecer.

Other Articles

Leave a Reply