As contratações dos clubes paulistas valeram a pena?

A temporada de transferências para os clubes europeus e os temidos chineses está prestes a abrir novamente. E pensando nisso fizemos um relatório sobre as contratações dos clubes paulistas após a última janela.

Quem contratou de maneira correta? Quem deixou para abrir os cofres no meio do ano? Levamos em conta somente os reforços que participaram dos estaduais e da Libertadores. Vamos ver se os paulistas foram bem na primeira janela do ano.

LEIA MAIS: A EXPECTATIVA SOBRE CAMPEÕES ESTADUAIS

Corinthians

Giovanni Augusto (E), André (C) e Willians, jogadores do Corinthians, durante treino no CT Joaquim Grava, na Zona Leste da capital paulista.

Reforços para o 1º semestre:

Giovanni Augusto (M, Atlético-MG)

André (A, Sport)

Willians (V, Cruzeiro)

Guilherme (A, Antalyaspor-TUR)

Vilson (Z, Chapecoense)

Marlone (M, Sport)

Douglas (G, Bragantino)

Alan Mineiro (M, Bragantino)

Balbuena (Z, Libertad)

Marquinhos Gabriel (M, Al-Nasr-SAU)

O clube foi desfigurado pelos chineses e perdeu toda sua base. Não saberíamos se gastariam com jogadores a altura ou criaria um time um pouco mais fraco. O que acabou acontecendo foram as duas coisas.

O Corinthians gastou mais de 30 milhões com as 10 contratações do início de ano e mesmo assim não conseguiu requalificar o elenco. Nomes como André, Marlone e Willians ainda não conseguiram repetir as atuações que tiveram no ano passado. Enquanto isso, jogadores como Alan Mineiro e Vilson atuaram muito pouco ao longo do ano. O primeiro, inclusive, já foi emprestado para o América-MG, assim como o goleiro Douglas, que foi repassado ao Grêmio.

Pelo contrário Giovanni Augusto e Guilherme vem tendo boas atuações. Um pouco depois o Corinthians contratou Marquinhos Gabriel que entrou bem no time e junto com Giovanni e Guilherme vem tendo boas atuações.

 Palmeiras

palmeiras

 Reforços para o 1º semestre:

Jean (V, Fluminense)

Moisés (M, Rijeka-CRO)

Régis (M, Sport)

Edu Dracena (Z, Corinthians)

Vagner (G, Avaí)

Erik (A, Goiás)

Roger Guedes (A, Criciúma)

Rodrigo (V, Goiás)

Roger Machado (Z, Botafogo)

Assim como em 2015, a diretoria do Palmeiras foi às compras no início da temporada atual. Com a promessa de contratar com mais qualidade do que quantidade, o clube trouxe nove jogadores: número bem inferior aos 16 contratados no último ano, mas suficiente para tornar o Palmeiras um dos clubes grandes que mais se reforçou na primeira janela de transferências.

O maiores investimentos foram feitos em Jean vindo do Fluninense e Erik vindo do Goiás. Erik não tem tido muitas oportunidades e por isso não justificando seu alto preço enquanto Jean tem alternado entre volante e lateral direito conquistando cada vez mais a confiança de Cuca.

Enquanto isso, jogadores que chegaram sem muito alarde, como Roger Guedes e Moisés, tem se mostrado acertos de Alexandre Mattos e sua turma. Sem muito brilho no Paulistão e na Libertadores, a dupla começou muito bem o Brasileirão e hoje são peças vitais no time.

A parte ruim fica por conta de Regis, vindo do Sport e Edu Dracena vindo do Corinthians. Regis teve atuações muito ruins e já foi emprestado ao Bahia enquanto Edu Dracena tem se machucado muito e vem tentando recuperar a boa forma.

Segundo Paulo Nobre, o time do Palmeiras não sofrerá grandes perdas para o resto da temporada. Com isso, a equipe de Cuca só deve receber reforços de mais nome em caso de uma eventual saída de Gabriel Jesus ou se realmente a contraprova de Alecsandro acusar o uso de substancias proibidas.

Santos

joel santos

 Reforços para o 1º semestre:

Joel (A, Cruzeiro)

Ronaldo Mendes (M, ABC)

Paulinho (A, Flamengo)

Diego Silva (Z, Náutico)

Luiz Felipe (Z, Paraná)

O Santos não teve muitas baixas após 2015 e como o clube passa por um momento financeiro muito complicado não conseguiu fazer grandes contratações investindo novamente nas categorias de base. De todos os que chegaram o mais regular é Ronaldo Mendes.

Se no início do ano as apostas foram baixas, para a janela internacional a equipe da Baixada promete vir com mais força. Nomes estrangeiros como Fabián Nogueira, Vecchio e Copete já foram contratados e já podem estrear. Além de economizar no primeiro semestre, esse pacote gringo pode ser uma alternativa caso nomes como Lucas Lima e Gabriel saiam da equipe.

São Paulo

sao-paulo-1

 Reforços para o 1º semestre:

Maicon (Z, Porto)

Kelvin (A, Porto)

Calleri (A, Boca Juniors)

Lugano (Z, Cerro Porteño)

Mena (LE, Cruzeiro)

Kieza (A, Bahia)

Se algum time conseguiu mudar seu elenco da água para o vinho na janela de início de ano, esse time foi o São Paulo. Apostando em alguns empréstimos e sem gastar quase nada, o Tricolor soube qualificar a equipe.

Os reforços demoraram um pouco para pegar no tranco, mas agora já mostram que são grandes jogadores. Calleri vem fazendo gols, Maicon hoje é o dono da defesa e Kelvin vem sendo de grande importância no esquema tático de Bauza. Até figuras como Diego Lugano que chegou com um pé atrás por causa de sua idade vem tendo boas atuações.

O destaque negativo fica por conta do maior investimento do clube. Contratado por 4 milhões de reais, o atacante Kieza fez apenas dois jogos com a camisa do São Paulo e se transferiu para o Vitória.

Agora a apreensão do torcedor fica na dúvida se Maicon e Calleri irão permanecer no time. E ainda existe mais uma contratação de Cueva que não podemos avaliar pois irá chegar agora porque estava disputando a Copa América.

Other Articles

Leave a Reply