
É Aceitável Comemorar Um Gol “Metralhando”?
No último final de semana, em Orlando, dois atentados chocaram o mundo. Uma jovem cantora foi morta por um lunático na sexta-feira, e no sábado outro maníaco invadiu uma danceteria e abriu fogo, matando 50 pessoas e ferindo 53. Nesta semana ataques com armas de fogo na França e na Inglaterra fizeram mais vítimas.
Mas aqui se fala de futebol, de alegria, o que esses ataques tem a ver com o futebol? Vou tentar explicar. Vitinho, atacante colorado, voltou a balançar as redes na última quinta-feira contra o Atlético Mineiro. Na comemoração o atleta fez um gesto como se estivesse metralhando algo, ou alguém. Será que isso é uma atitude aceitável nesses dias de violência e intolerância?
Acredito que esse tipo de comemoração deva ser evitado. Futebol é alegria, felicidade, confraternização, não violência. O gol é o ponto mais alto do futebol. Esperamos comemorações criativas. Apoiamos comemorações bem humoradas, provocativas… Mas será que essa não normatiza um comportamento violento?
Enfim, particularmente não gosto quando um desportista comemora um gol desta forma. Acho que não condiz com um espetáculo festivo como o futebol. Precisamos debater isso, refletir e mudar comportamento erráticos que alimentamos por gerações. Sempre é tempo de corrigirmos erros e avançarmos, amadurecermos.

O uruguaio Cavani já foi expulso por comemoração similar a essa. Leia.