
O estilo Zlatan
O Manchester United tem atravessado uma crise nos últimos anos. Os times que vem sendo montados nas ultimas temporadas não apresentam nenhum padrão de jogo e teve seu pico da crise na era Van Gaal. Um estilo de jogo que mais faria seu torcedor dormir do que pular nas cadeiras do Old Trafford. Com o passar do tempo o clube até chegou a ganhar o apelido de “Boring United” devido ao seu estilo de jogo entediante que visa muita posse de bola mas sem nenhum objetivo.
Porém, após três anos de dor e sofrimento, com Moyesses, Van Gaals (que teve uma boa segunda metade de temporada, inclusive vencendo a FA Cup, justiça seja feita), Valencias, Fellainis e Varelas, eis que surge um vulto em Manchester. Um vulto alto. Um vulto imponente. Um vulto sueco. Um vulto narigudo e cabeludo. E junto com esse vulto, vem um modelo de produção. Mas nada de industrias: com esse vulto, vem a promessa da pedifatura fordista de títulos.
Chegou a hora de uma nova era em Manchester. A era do “Estilo Zlatan”. Aquilo que Fergunson costumava fazer com Van Persie pode acontecer com Ibrahimovic. Esse estilo consistia em um time que jogava em função de um habilidoso atacante e fazedor de gols. Agora com Mourinho a frente da equipe isso pode dar certo, devido a sua alta capacidade de se adaptar ao estilo de jogo adversário e ainda com suas divertidas ironias os diabos vermelhos podem estar dando adeus aos seus dias de marasmo.
|
De acordo com as estatísticas, o estilo Zlatan tem dado muito certo nos clubes que o aderiram. Exceto pelo Ajax e Milan que ficaram em segundo lugar em seus campeonatos, o estilo vem mostrando uma eficiência acima do normal. Já foram 15 temporadas utilizadas com este estilo que mostram uma eficiência de dar inveja a qualquer um.
Grandes clubes como o Ajax, entre 2001 e 2004, a Juventus, entre 2004 e 2006, a Inter, entre 2006 e 2009, o Barcelona, entre 2009 e 2010, o Milan, entre 2010 e 2012 e o Paris Saint-Germain, entre 2012 e 2016, utilizaram o Zlatanismo como base de seu sucesso. Isso explica a ânsia do Manchester United em buscar o embaixador-mor da conduta, a personificação das divindades da bola, o supremo Zlatan Ibrahimović. Ibra é a esperança vermelha da glória cantada, algo que se esgueirou para fora das portas do clube quando os acréscimos em Old Trafford se tornaram nada mais do que alguns minutos.
Chegou o momento de ver como é esse estilo Zlatan que por onde passou deixou saudade. Da Holanda até a França esse estilo cativou muitos torcedores. E agora chegou a vez dos diabos vermelhos resgatarem seu orgulho com a era de Ibrahimovic.