
A história do Campeonato Brasileiro
Num país que beira perto de 200 milhões de pessoas, existem duas grandes paixões: o Carnaval e o Futebol. Falamos claro do Brasil. Conheça a história do Brasileirão e saiba porque é que o futebol é considerado paixão nacional.
O futebol no Brasil
O futebol foi introduzido em terras brasileiras no final do século XVII, por Charles Miller. Desde 1895, que o futebol é uma paixão que move milhões de brasileiros. Uns deslocam-se aos estádios e outros acompanham o seu clube num bar ou no conforto da sua casa. É isto que é o campeonato brasileiro, mais conhecido como o Brasileirão: uma paixão.
Os principais campeões do Brasileirão
O Brasileirão é disputado anualmente desde 1971 e teve como primeiro campeão o Atlético de Mineiro, sendo que os clubes que ganharam mais vezes o campeonato foram o São Paulo, Flamengo e o Corinthians, com cinco títulos cada.
A Taça Brasil
Numa fase inicial, as competições de futebol brasileiras eram organizadas a nível de campeonatos estaduais. Só em 1959 é que foi organizada uma competição a nível nacional que envolveu os clubes de quase todo o país: a Taça Brasil. Esta competição é considerada como o embrião do Brasileirão.
As principais características do Brasileirão
- Uma das particularidades do Brasileirão é que é um campeonato bastante competitivo, atrativo, com grandes jogadores e, sobretudo, bastante imprevisível. A prova disso mesmo é que em 41 anos de história, o campeonato brasileiro conheceu 17 campeões diferentes.
- O campeonato brasileiro, conhecido como Brasileirão, contou com a presença de grandes jogadores como Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Seedorf, Diego Forlán, Zé Roberto, Luís Fabiano, entre outros craques de renome mundial.
- A competição é disputada por 20 clubes num sistema de pontos corridos. Os primeiros quatro classificados garantem o um lugar para a Copa Libertadores; do 5º ao 12º classificado asseguram o direito da disputar a Copa Sul-Americana e os últimos quatro classificados são despromovidos para a Série B.
Algumas curiosidades interessantes
- O primeiro gol da competição foi marcado pelo argentino Néstor Scotta, jogador do Grémio, e o melhor marcador do Brasileirão é Roberto Dinamite, um dos maiores goleadores de todos os tempos.
- A maior goleada do campeonato foi imposta pelo Corinthians ao Tiradentes, num jogo que acabou com em 10-1.
- O jogo com o maior número de expulsões foi realizado em 1979 e opôs o Goiás ao Cruzeiro. O jogo registou 14 expulsões, nove das quais para o Goiás. O árbitro do encontro, Aluísio Felisberto da Silva, acabou o jogo mais cedo por falta de jogadores.
Como em todas as edições da competição brasileira, é difícil apostar num possível campeão porque a competitividade entre as equipes é bastante elevada.