
Leandro Damião no Flamengo. Agora vai?
O Flamengo deve confirmar em breve a contratação de Leandro Damião, ex-atacante de Internacional, Santos e Cruzeiro e que estava na mira do Vasco. Muito se questionou a necessidade de uma contratação como essa para o atual elenco rubro-negro e resolvemos tirar a prova.

Antes de analisar o reforço rubro-negro, vamos falar um pouco de Felipe Vizeu, jovem atacante que pode perder espaço com a chegada de Damião. Depois do título da Copa São Paulo de Juniores desse ano, o jogador foi promovido aos profissionais para ser uma “boa opção” como reserva de Paolo Guerrero.
Aos 19 anos, seu início de carreira já registra bons números: em apenas 19 partidas, Vizeu marcou 7 gols: média de um gol a cada três jogos. Os dados são ainda mais impressionantes quando percebemos que em apenas oito oportunidades o atacante jogou os 90 minutos.

Voltando ao novo atacante do Flamengo, podemos analisar a contratação de Damião sob dois olhares diferentes: o atleta chega para ser reserva de Guerrero ou para substitui-lo, caso o peruano seja negociado.
Se a primeira opção for verdadeira, a chegada de Leandro Damião parece um grande equívoco. Não porque o jogador seria o terceiro atacante de renome da equipe, mas sim pelo alto investimento feito para um atleta reserva e que, principalmente, não vale tudo isso.
Os números do atacante ex-Seleção mostram que o jogador não cumpriu as expectativas que foram criadas em seu início de carreira, no Internacional. Veja os dados abaixo:

Afinal de contas, o valor pago por Leandro Damião é justo ou exagerado? Ele vai tirar o espaço de Felipe Vizeu? Qual é o real desempenho e potencial do atacante? Para ajudar a responder essas perguntas, o Quebrando o Clichê de hoje irá analisar a trajetória de Leandro Damião..
Opções mais baratas e/ou mais eficientes que Damião não faltavam. Por exemplo, o argentino Ariel Nahuelpan, que chegou ao Internacional por empréstimo, custa bem menos que o novo reforço rubro-negro e tem números muito melhores: desde 2013, o gringo marcou 50 gols em 122 partidas.
Caso o clube optasse por um jogador mais jovem, que pudesse gerar retorno financeiro no futuro, opções como Rodrigão e William Pottker, ambos de 22 anos, seriam mais interessantes. O primeiro acertou com o Santos após se destacar no primeiro semestre como “artilheiro do Brasil”, vestindo a camisa do Campinense. Já o segundo se transferiu para a Ponte Preta depois de ser o artilheiro do Linense no Campeonato Paulista.
Ariel, Rodrigão e Pottker não são grandes jogadores, mas todos seriam apostas melhores que Damião. Além disso, os três se encaixariam melhor no perfil de suplente de Guerrero, sem tomar espaço de Felipe Vizeu.

Se a ideia da diretoria rubro-negra é trazer Damião para substituir Guerrero, dava para buscar opções melhores com o espaço financeiro que se abriria. Ainda considerando somente jogadores contratados recentemente pelos principais times brasileiros, é possível encontrar nomes melhores.
O argentino Ramón Ábila, contratado pelo Cruzeiro, apresenta números bem melhores que Leandro Damião: nas últimas três temporadas, o gringo marcou 61 gols em 124 partidas. É claro que Ábila não seria um jogador barato, mas para substituir Guerrero não seria uma aquisição impossível.

A diretoria do Flamengo já mostrou que sabe gerir bem o dinheiro do clube, de uma maneira geral. Talvez o valor gasto para o salário de Damião esteja dentro do orçamento. Porém, quando o assunto é futebol dentro das quatro linhas, já vimos muitas falhas, valores e contratações questionáveis. O novo reforço tem tudo para ser mais uma na lista, mas só o futuro dirá.
E você? O que acha de Leandro Damião?
Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!