Brazil_3_sports_728x90_BR

CONTRATAÇÃO DE DIEGO NÃO É LOUCURA

O Flamengo foi o clube que mais gastou dinheiro em contratações este ano. Além de já ter contratado 14 jogadores, acabou de fechar com Diego, aquele mesmos que jogou no Santos com Robinho, e muitos estão dizendo que foi uma contratação que irá custar muito ao clube com um jogador que não sabemos bem como está seu rendimento. Mas será que o Flamengo gastou tanto assim?

Balanço feito por Amir Somoggi, especialista em gestão esportiva, mostra que a aquisição de Diego não compromete a política de austeridade financeira, imposta pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello desde seu primeiro mandato à frente do Flamengo. Por que? Ora, o clube rubro-negro tem um dos maiores rendimentos do futebol brasileiro e, melhor, é o que menos compromete o orçamento com o time de futebol.

 Entenda mais

No ano passado o Flamengo foi o clube que menos investiu no departamento de futebol. O rubro-negro usou apenas 41% de seu rendimento. Além disso o clube foi o segundo na lista dos que mais arrecadaram verba em 2015, perdendo apenas para o Cruzeiro, que faturou muito com as vendas de Everton Ribeiro e Ricardo Goulart para a China.

O clube rubro-negro aumentou os rendimentos em 2016, diminuiu as dívidas e se colocou em condições de fazer grandes aquisições, como Diego, que vinha jogando no futebol europeu há 12 anos. O Flamengo hoje é um dos únicos clubes do Brasil que cumprem o acordo feito com o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut).

Essa foi uma lei criada em 2015 e quem acatasse ela teria a oportunidade de parcelar suas dívidas com o governo em 20 anos. O Flamengo é um dos poucos clubes considerados grandes que não investem mais do 70% do seu faturamento em futebol.

Dos 10 primeiros colocados na tabela do Brasileirão de hoje, o Flamengo foi o único a recuar a dívida: Palmeiras, Corinthians, Grêmio, Santos, Atlético-PR, Ponte Preta, Atlético-MG, São Paulo e Fluminense começaram 2016 devendo mais algumas dezenas de milhões de reais.

Os contratados este ano

No início da temporada, o Flamengo investiu pesado na contratação de 10 reforços, e mais o técnico Muricy Ramalho, que viria a sair no meio do ano por problemas de saúde. Vieram nessa leva: o goleiro Alex Muralha, os zagueiros Juan e Antonio Carlos, os laterais Chiquinho, Arthur Henrique e Rodinei, os volantes Willian Arão e Gustavo Cuéllar, o meia Federico Mancuello e o atacante Fernandinho.

O rubro negro mesmo com todas essas contratações acabou indo mau  no Carioca e então a diretoria decidiu reforçar ainda mais o elenco trazendo Réver, Rafael Vaz, Donatti e a cereja do bolo veio com a contratação de Diego. O treinador Zé Ricardo que comandava as equipes de base acabou ficando com o cargo de treinador.

Other Articles

As camisas mais vendidas do mundo

Leave a Reply