
Falcao Garcia ainda pode render?
Um cara bem cotado no mercado, já tirou mais de 100 milhões de euros dos clubes que o contrataram. Mais de 200 gols em apenas 350 jogos na carreira e com um bela rodagem pela Europa. Esse é Falcao Garcia, que apesar desta bela carreira no passado, hoje com 30 anos de idade é uma incógnita.
De 2014 para cá, foram três lesões sérias e outras menores, que somadas o tiraram do gramado por 12 meses. Ou seja, em mais de um terço do período analisado ele não pôde jogar. A decisão de trocar o Atlético de Madrid pelo Monaco foi acompanhada de enorme azar na parte clínica, o que comprometeu seriamente sua carreira. Por Manchester United e Chelsea nos últimos meses, nem de perto ele lembrou o matador El Tigre dos tempos de River Plate, Porto e Atlético de Madrid.
Agora o jogador já esta 100% fisicamente, deu uma entrevista bem empolgada para o site do Monaco.
“Primeiramente, estou muito feliz de retornar ao Monaco. É possível perceber a equipe melhorando jogo após jogo. Ver essas melhoras traz muita satisfação. Quanto a mim, os gols me enchem de confiança. As sensações são boas, me sinto bem. A única coisa que falta é ter uma sequência de jogos. Com as partidas em sequência, meu corpo se adaptará rapidamente ao ritmo competitivo”.
TIME: JOGOS, GOLS
Lanceros Boyacá: 8 jogos, 1 gol
River Plate: 111 jogos, 46 gols
Porto: 87 jogos, 72 gols
Atlético de Madrid: 91 jogos, 70 gols
Monaco: 22 jogos, 13 gols
Manchester United: 29 jogos, 4 gols
Chelsea: 12 jogos, 1 gol
Seleção colombiana: 62 jogos, 25 gols

Na quarta-feira ele esteve em campo com a camisa monegasca diante do Zenit São Petersburgo, em amistoso. Pouco tocou na bola nos primeiros 45 minutos antes de sair no intervalo, mas guardou o seu gol de cabeça – o único do Monaco na derrota por 3 a 1. Aos poucos vai recuperando a melhor forma física e segue em busca da recuperação técnica.
Agora o atacante está na parte final de sua carreira e as pernas e o vigor físico já não são mais os mesmos. Por conta de suas lesões o jogador não conseguiu se aprimorar tecnicamente como Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic. Além do vigor físico que se vai com a idade naturalmente a confiança do jogador em si mesmo fica abalada.
É difícil acreditar em Falcao García jogando em alto nível novamente. A Ligue 1 talvez lhe permita marcar muitos gols, mesmo imaginando que não haverá luta pelo título. O protagonismo europeu e as transferências milionárias, porém, deverão ser apenas lembranças de um passado recente. Para desmentir isso, precisará de sequência física que não houve nos últimos três anos.