Análise: Zé Ricardo a frente do Flamengo

Zé Ricardo assumiu o comando do flamengo de forma interina logo após os problemas de saúde do Muricy Ramalho e, a pouco tempo, foi efetivado no comando, visto que o Muricy não teria mais condições de retornar e do Zé Ricardo ter conquistado bons resultados a frente do Flamengo (melhores do que o Muricy).

Dito isso, muitos questionamentos começaram a ser feitos, entre elas, que ele é retranqueiro, medroso e até mesmo covarde, visto suas mudanças no esquema tático com o decorrer do jogo, colocando o flamengo para jogar mais defensivamente após estar com o placar a frente. Afinal de contas, o Ze é mesmo retranqueiro?

Respondendo de cara, NÃO. O ZÉ RICARDO NÃO É RETRANQUEIRO. Um treinador que escala o time sempre de forma ofensiva (no habitual 4 – 3 – 3 ) pode ser tudo, menos retranqueiro. É preciso fazer uma análise mais profunda sobre as opções adotadas para o começo do jogo e também para as suas substituições.

ze-ricardo-flamengo-2

1 –Marcelo Cirino

De fato, é algo que poucos (bem poucos) torcedores do Flamengo. Por que insistir no Marcelo Cirno? Um jogador de baixo rendimento, finaliza mal. Por que o Cirino?

Zé Ricardo já deu entrevista falando que o Cirino é essencial para a forma que ele escala o time, pois é um jogador que volta para marcar, puxa os contra-ataques, tem boa velocidade e briga nas divididas.

Bem, O Zé poderia mudar o esquema tático (algo que ele deve fazer aos poucos, afinal, ele pegou o time treinado por Muricy nesse esquema, não da para simplesmente radicalizar e mudar a forma de jogar de uma hora para outra, tem que ser gradativo, algo que ele estar fazendo de forma correta) ou escalar outro jogador, que poderia ser o Fernandinho (Cá entre nós, não é lá uma grande opção, certo? Será que o Fernandinho seria uma boa?), o Adryan (No flamengo, jogava como meia no melhor estilo armador, mas na Europa, em especial no Nantes-FRA, ele jogou como ponta mais aberto), contudo, o adryan chegou retornou ao flamengo a poucos dias, não se sabe se ele vai continuar, se vai fazer parte da equipe ou simplesmente do seu rendimento, Sem contar que o Adryan atua mais pela esquerda, o cirino atua pela direita. O Zé terá que analisar melhor.

Vimos então que o Flamengo tem duas posições para o lugar do cirino. Será mesmo que seria uma boa tirar o Cirino agora?

2 – Marcio Araújo VS Cuellar

Cuellar chegou com pampas de pitbull, um jogador que ficaria na marcação atuando mais como primeiro volante, além disso, é um jogador caro para ser banco, ainda mais para o tão questionado, Marcio Araújo.

Peço novamente para ser feito uma análise mais profunda. O Marcio Araújo é sim um jogador bastante contestado pela torcida e também por todos os times que ele passou, mas é notório que seu rendimento atual vem sendo satisfatório, ainda mais para o que o Zé Ricardo quer.

Em minhas analises, o Cuellar ganha no desarme e na marcação individual, mas o Marcio Araujo tem melhor saída de bola, marca melhor (ofensivamente e defensivamente) e é um jogador com inteligência tática mais apurada (cobre mais os espaços, faz uma marcação zona mais limpa, toma menos cartões) e, provalvemente, o Zé também tenha as mesmas analises.

3 – Mancuello banco

Algo que talvez venha a mudar. Mancuello passou boa parte do tempo no banco de reservas desde que o Zé Ricardo assumiu o comando, pois ele não o via jogando junto do Alan Patrick, ainda sim, ele fez uma tentativa contra o América MG e, bem, o Mancuello não foi bem. Ele até fez algumas mudanças para encaixar o argentino, mas não teve um bom resultado. Ele poderá tentar novamente, mas com a chegada do Diego, vai ser difícil para o Mancuello ser titular

4 – Substituições

Nesse ponto, Zé Ricardo realmente peca bastante, seja na demora para substituir ou em colocar o time para jogar na retranca. NESSE CASO, SIM, ele acaba sendo retranqueiro, mas não da para chamar ele de retranqueiro no geral, pois alguém que escala um time no 4 – 3 – 3 pode ser tudo, menos retranqueiro.

Voltando as analises, o Zé fez algo em um jogo (não me recordo em qual jogo, especificamente), onde ele tira um atacante (se me lembro bem, foi o vizeu) e colocou um volante (acredito que tenha sido o cuellar), tal substituição foi, ao meu ver, uma retranca cadeado de titânio. Tirar um atacante para colocar um volante foi uma loucura. Sem contar que o Zé também demora muito para mexer (no jogo contra o américa, colocou o Adryan aos 40 minutos, muito pouco tempo para o moleque mostrar algo).  De fato, ele tem que repensar essas atitudes.

ze-ricardo-flamengo-3

5 – Covarde/Medroso

NÃO, ABSOLUTAMENTE, NÃO. Covarde não é uma alcunha digna do Zé Ricardo. Quando ele erra, ele da a entrevista sem criar desculpas. Ele chega na entrevista, explica o porquê do que fez, aponta os erros (e acertos) e diz que vai trabalhar para corrigi-los. Você não verá o Zé Ricardo dizendo algo como “hoje não deu certo, a bola não entrou”, “A bola simplesmente não quis entrar, faltou sorte”, etc… Ele da a entrevista, dando sua cara a tapas, bate de frente, assume seus erros e é isso que um treinador tem de fazer, sem mimimi.

6 – Números

Quais os números do Zé ? São bons? Ruins? Pare e analise. Se o fizer, com calma e imparcialidade, verá que o Zé Ricardo tem números muito próximos de um time que briga por título, certamente um time de G4. Se o Flamengo mantiver a pegada, pode ter certeza que vai chegar lá.

E você, torcedor. Terá paciência ou quer ver mais um medalhão ganhando milhões pra fazer o que todos já estamos acostumados ou terá paciência com o Zé Ricardo ? Eu prefiro a segunda opção. Acredito que o Zé Ricardo ainda vai evoluir bastante.

Other Articles

Obsessão pelo ouro olímpico

Leave a Reply