
Os maiores goleadores de todos os tempos
Fernando Gomes, um dos melhores atacantes do futebol português, fez um dia uma declaração bastante interessante: “Marcar um gol é como ter um orgasmo”. Esta afirmação mostra que, de fato, o futebol é um esporte apaixonante e dá a conhecer a cumplicidade que os goleadores tem com o gol. Conheça os 10 maiores goleadores de todos os tempos e saiba em quantas ocasiões eles fizeram vibrar as redes.
1 – Arthur Friedenreich
Arthur Friedenreich é um ex-goleador que brilhou nas décadas 10, 20 e 30 nos campos brasileiros. Ele aprendeu a jogar futebol com emigrantes e tornou-se um dos primeiros ídolos brasileiros, apesar de ter descendência alemã. Ao longo da sua carreira, Friedenreich, marcou 1329 gols. No entanto, naquela altura, os jornais não davam muita importância à modalidade e é por isso que muitos apreciadores da bola não conhecem as façanhas deste jogador.
2 – Pelé
Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, é um ex-jogador brasileiro que se destacou ao serviço do Santos. O atacante foi considerado o melhor atleta do século e um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos por várias instituições, ex-colegas e adversários de profissão. Ao longo da sua carreira, marcou 1283 gols.
3 – Romário
Romário é um ex-jogador de futebol que dispensa apresentações, uma vez que é recordado pelos gols extraordinários que marcou e pelos vários gestos de indisciplina que protagonizou ao longo da sua carreira. O “baixinho”, como era carinhosamente tratado pela imprensa, jogou por vários clubes brasileiros e europeus, como o Vasco, Flamengo, Fluminense, Barcelona e Valencia CF e, no total, marcou 1002 gols.
4 – Túlio Maravilha
Túlio Maravilha é um goleador brasileiro que marcou 993 gols ao longo da sua carreira. O avançado é ídolo do Botafogo e de todos os apreciadores do bom futebol. Ele defendeu mais de 30 clubes diferentes e teve participações pela seleção canarinho.
5 – Zico
Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico, é um ex-goleador brasileiro que se destacou a serviço do Flamengo. Ele marcou 826 gols ao longo da sua carreira e levou o clube e a seleção brasileira a conquista de vários títulos. Além do Flamengo, ele defendeu a Udinese (Itália) e o Kashima Antlers (Japão).
6 – Roberto Dinamite
Roberto Dinamite é um dos maiores ídolos do Vasco de todos os tempos e também um dos maiores goleadores: com 784 gols. Ele já jogou pelo Barcelona e foi uma das figuras de destaque da seleção brasileira.
7 – Di Stéfano
Alfredo Estéfano Di Stéfano Laulhé, é um ex-jogador argentino que se destacou a serviço do Real Madrid, da Espanha. Ao longo da sua carreira, marcou 712 gols e ao lado de Puskás construiu um ataque demolidor. A “flecha loira”, como era apelidado, defendeu ainda as seleções da Argentina, Colômbia e Espanha.
8 – Puskás
Ferenc Puskás Biró foi o maior jogador da história do futebol húngaro e um dos melhores do século XX. Ele introduziu a bola na rede em 690 ocasiões e foi um dos maiores ídolos do Real Madrid.
9 – Fernando Peyroteo
Fernando Peyroteo foi – e ainda continua a ser – um ídolo para os torcedores do Sporting. Ele marcou 393 jogos com a camisa leonina, marcou 635 gols (média de 1,61 golos por jogo) e estima-se que, ao longo da carreira, tenha disputado 432 jogos e marcado cerca de 700 gols (média de 1,62 golos por jogo). Ele fazia parte dos famosos “Cinco Violinos”, o quinteto avançado dos leões que dinamitou os gramados portugueses nas décadas de 30,40 e 50.
10 – James McGory
James McGory foi, sem dúvida, um dos melhores jogadores escoceses que se destacaram a serviço do Celtic. Durante a sua carreira de jogador de futebol marcou 550 gols e, apesar da sua baixa estatura (1,67 metros), marcou vários gols de cabeça. Este ex-goleador é considerado por muitos como o maior jogador de todos os tempos dos católicos do Celtic.