As camisas da Inter de Milão

Algumas pessoas já não aguentavam mais o domínio dos italianos e resolveram fundar um clube em que qualquer jogador do mundo estaria apto a jogar. A entidade estaria sediada na Itália mas seria de todos. Não seria nacional. Dai surgiu o nome Internazionale.

Com mais de 100 anos a Inter de Milão conquistou inúmeros títulos e estava sempre pronta a receber jogadores de qualquer nacionalidade. Criada em 1908 o clube se destacou não apenas pelas conquistas nacionais mas também pelas internacionais.

Tricampeã mundial e da Liga dos Campeões, tricampeã da Copa da UEFA e campeã italiana 18 vezes, a equipe construiu sua imagem com base no azul e preto que forma seu belo e tradicional uniforme nerazzurri.

Veja as transformações dos símbolos da Inter
Veja as transformações dos símbolos da Inter

A fundação da Inter ocorreu em 09 de março de 1908, quando um grupo de italianos e suíços deixou o Milan Cricket and Football Club (atual AC Milan) por causa de desavenças com a parcela majoritariamente italiana e decidiu fundar um clube que fosse aberto a qualquer jogador estrangeiro.

O azul e o preto sempre predominaram no clube e junto com o escudo foram criados por um dos criadores do clube, George Muggiani. Sua escolha foi uma opção em que ele justificava ser mais conservadora ao contrário das cores chamativas dos rivais Milan.

Com menos de três anos, a nova equipe conquistou seu primeiro Scudetto, em 1909-1910, e faturou o bi uma década depois.

Um pouco mais pra frente em meio aos anos 20 a Inter foi obrigada a mudar as cores de sua camisa devia aos seus problemas financeiros. Eles tiveram que se juntar a Unione Sportiva Milanese, por causa do regime fascista e assim foram obrigados a mudar suas cores para vermelho e branco devido a essa fusão.

Além das cores, o nome do clube também mudou e passou a ser Ambrosiana, em 1929, e Ambrosiana-Inter, em 1931.

Camiseta vermelha e branca da Internazionale de Milão edição especial.
Camiseta vermelha e branca da Internazionale de Milão edição especial.

A segunda guerra mundial teve fim e junto com ele o regime fascista. Assim a Inter pode voltar as suas origens e utilizar suas cores preto e branco novamente. A partir dai começou uma era de vitórias para a equipe milanesa. Foram dois mundiais de clubes, duas Champions League e muitos troféus dentro da Itália.

Naquele período, o uniforme reserva mais notável foi a camisa branca com duas faixas horizontais, uma em azul e outra em preto, com calção preto e meias em preto e azul, combinação esta que rendeu à equipe o título europeu de 1965, na final vencida por 1 a 0 sobre o Benfica-POR.

 Imagem do jogo da final de 1965 contra o Benfica
Imagem do jogo da final de 1965 contra o Benfica

Nos anos que se seguiram a camisa  não sofreu muitas alterações. As listras acabram ficando mais finas enquanto o tom do azul acabou ficando mais claro. Essas alterações começaram nos anos 90 mas não pegou por muito tempo.

A partir dos anos 2000, o clube iniciou uma nova era de conquistas e com isso uma grande variação nos estilos de suas camisas. Várias idéias foram colocadas em prática como listras em direções diferentes, camisas brancas, desenhos na camisa e tudo mais…

Algumas das segundas camisas usadas nos últimos anos.
Algumas das segundas camisas usadas nos últimos anos.

…que não agradou nem um pouco os torcedores, contrários à cor do rival competindo com o azul e negro tão tradicional de sua Internazionale, que pelo menos não mudou em dois aspectos: ter sempre estrangeiros em seu elenco e levantar, vez ou outra, um grande troféu.

Camisa titular da Inter para 2016-17
Camisa titular da Inter para 2016-17

Other Articles

Guia da Premier League – Parte 2
Novidades do FM 2017

Leave a Reply