Os gols mais importantes marcados por goleiros

É raro que, no decorrer de um jogo de futebol, um goeliro marque um gol. No entanto, isso pode acontecer através dos penaltis, de faltas ou até em escanteios. Conheça os 10 gols mais importantes marcados por goleiros na história do futebol em competições nacionais e/ou internacionais.

1 – Rogério Ceni

Rogério Ceni jogou no são Paulo até o ano passado e detém o recorde mundial de gols marcados por goleiros: 103 (47 de penaltis, 55 de falta e 1 em jogada normal). Ele já conquistou 2 Copa Libertadores, 3 campeonatos brasileiros e 1 Campeonato Mundial de Clubes. O melhor gol que marcou na sua carreira foi o 100º, frente ao Corinthians em 27 de março de 2011. O gol resultou da cobrança de uma falta perto da grande área do adversário. Ceni marcou cobrou a falta com o pé direito, a bola sobrevoou a barreira e entrou no canto superior esquerdo do gol, sem chance de defesa para o goleiro do Corinthians, Júlio César.

2 – José Luis Chilavert

José Luis Chilavert, ex-goleiro paraguaio, representou equipes como o San Lorenzo, Real Zaragoza, Vélez Sarsfield, Peñarol, Strasbourg, Sportivo Luqueno e Guarani, além de ter representado a seleção do seu país. Chilavert marcou 62 gols, nomeadamente 45 de penaltis, 15 de falta e 2 de jogadas normais. Em novembro de 1999, ele tornou-se o primeiro e único goleiro a marcar um hat-trick (3 penaltis) na vitória do Vélez Sarsfield frente ao Ferro Carril Oeste por 6-1. O goleiro paraguaio também detém o recorde de gols em competições internacionais (9). Um dos gols mais famosos de Chilavert ocorreu em 1996 no jogo entre o Vélez Sarsfield e o River Plate. Ele correu com a bola desde o seu meio-campo, apanhando o goleiro do River Plate distraído e marcou um gol de “levantar o estádio”.

3 – Dimitar Ivankov

Dimitar Ivankov marcou 41 gols em toda a sua carreira de jogador e destacou-se na defendendo a seleção nacional da Bulgária e de equipas como o Levski Sofia, Kayserispor e Bursaspor. Enquanto jogava no Kayserispor da Turquia, Ivankov ajudou o clube a conquistar a Taça da Turquia. No entanto, foi ao serviço do Bursaspor que marcou o gol mais decisivo, nos acréscimos do segundo tempo contra o Fenerbahçe. Esse gol deu a vitória ao Bursaspor por dois a um, ficando um ponto à frente do rival, o que lhe permitiu conquistar a Süper Lig. Dimitar Ivankov é conhecido pela sua técnica na marcação de penaltis, fechando os olhos enquanto corre em direção à bola e abrindo-os somente quando vai chutá-lo.

dimitar-ivankov

4 – René Higuita

No mundo do futebol, René Higuita, ex-goleiro colombiano, ficou conhecido como “El Loco”. Ele marcou 39 gols ao longo de sua carreira pelas diversas equipes por onde passou e também pela seleção nacional da Colômbia. A carreira de Higuita ficou marcada não só pelas suas saídas de área e pelas cobranças de faltas e pênaltis, mas, sobretudo, pela sua “defesa do escorpião”, num jogo amistoso entre as seleções da Colômbia e Inglaterra, no estádio de Wembley, em 1995. Esta foi considerada a melhor defesa de todos os tempos.

O gol mais marcante de Higuita ocorreu no ano de 1995, na Taça dos Libertadores, no primeiro jogo da semi-final entre a equipe colombiana Atlético Nacional, clube que Higuita representava, e os argentinos do River Plate. O Atlético Nacional ganhou o jogo por um a zero e o gol de Higuita foi marcado na sequência de uma falta.

5 – Jorge Campos

O ex-goleiro Jorge Campos é uma autêntica lenda viva mexicana. Ele jogou na seleção nacional do México e nas equipas Pumas UNAM, Atlante, Tigres, Puebla, Chicago Fire, Cruz Azul e Los Angeles Galaxy e conseguiu marcar um total de 38 gols. Ele ficou conhecido pelos seus uniformes de cores chamativas e por jogar tanto de goleiro como de atacante, chegando a mudar de equipamento no decorrer do jogo consoante a posição em que jogava. Campos defendia no gol, participava em jogadas de ataque, efetuava assistências para os companheiros de equipe e marcava gols, sobretudo por cobrança de grandes penalidades. O gol mais importante de Campos aconteceu num jogo entre as equipes de Atlante e Cruz Azul, em que estava jogando como atacante do Atlante quando deu um poderoso chute de pé esquerdo após o passe de um colega.

jorge-campos

6 – Hans-Jörg Butt

Butt é um goleiro alemão que representou a seleção alemã e jogou em equipes como o Hamburgo, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Benfica e Oldenburg. Ele detém o recorde de gols marcados por pênaltis numa liga profissional europeia (Bundesliga), tendo conseguido alcançar a marca dos 29 gols. O jogo mais famoso de Butt ocorreu em abril de 2004, entre a sua equipe Bayer Leverkusen e o Schalke 04. Ele marcou um gol de penálti e festejou demais, mas, logo a seguir viu a bola chutada por um jogador do Schalke 04 do meio-campo entrar no seu gol, por não ter chegado a tempo após a reposição da bola em jogo.

7 – Peter Schmeichel

Apelidado de Great Dane, este ex-goleiro dinamarquês jogou no Hvidovre, Brøndby, Manchester United, Sporting de Portugal, Aston Villa e Manchester City, além de ter representado a seleção dinamarquesa. Schmeichel foi considerado o melhor goleiro do Mundo em 1992 e 1993 e, ao longo da sua carreira marcou 10 gols: 6 pelo Hvidovre, 2 pelo Brøndby, 1 pelo Manchester United e 1 pelo Aston Villa. Menção para um gol marcado por Schmeichel contra o Wimbledon: na sequência de um escanteio, correu para a grande área, um colega de equipe cabeceou a bola e Schmeichel (impedido) faz um golaço de bicicleta.

8 – Jimmy Glass

Este goeliro inglês marcou apenas um gol, pela equipe do Carlisle United, no entanto, é um dos gols mais marcantes e dramáticos nesta categoria. Na temporada 1998/99, Glass foi emprestado pelo Swindon Town ao Carlisle United. Na última partida da temporada, contra o Plymouth Argyle, o Carlisle United tinha de vencer para evitar o abandono da 4ª divisão da Liga de Futebol inglesa. No final do tempo regulamentar, com o resultado empatado a 1-1, a equipe conseguiu a cobrança de um escanteio, já no último minuto da partida. O goleiro Jimmy Glass correu para a grande área, chutou e marcou o gol de desmpate, conseguindo salvar a equipe da descida de divisão.

9 – Pat Jennings

O gol do goleiro irlandês Pat Jennings, marcado em 1967, é um dos gols mais comentados na história do futebol. Jennings representava na altura o Tottenham Hotspur quando, na Charity Shield, marcou um gol da sua área contra o Manchester United.

10 – Ricardo

O goleiro português Ricardo Pereira, teve uma presença determinante quando foi o goleiro da seleção nacional portuguesa de futebol no Euro 2004. O jogo dos quartas de final contra a Inglaterra acabou empatado e foi para os pênaltis; com um resultado de 5-5, Ricardo defendeu o chute de Darius Vassell sem luvas e marcou de seguida o pênalti decisivo que levou Portugal às semi-finais da competição.

Other Articles

Leave a Reply