Galo foi o que mais aproveitou o período das olimpíadas

No mês de agosto o mundo parou para ver as olimpíadas. Mas nem todos os países tiveram essa pausa. Aqui no Brasil o Brasileirão continuou pegando fogo tanto na parte de baixo como na de cima da tabela. Fizemos uma análise para ver quem aproveitou melhor esse período.

Atualmente vice-líder do Nacional, o Atlético-MG foi quem se deu melhor durante o período em que ocorreu os Jogos Olímpicos. A equipe somou nove pontos em quatro jogos – perdeu apenas para o Santos – e saltou do sexto lugar para o segundo.

E não adianta inventar desculpas pois o galo também tinha desfalques por causa das olimpíadas. Douglas Santos e Uilson estavam a serviço da seleção desde 18 de julho e ficaram um bom tempo fora dos jogos do Atlético.

O Cruzeiro foi outro quem se deu bem durante a Olimpíada. Já com Mano Menezes no lugar de Paulo Bento, o time mineiro venceu duas partidas e empatou outras duas. Somou oito pontos, o que foi suficiente para sair da zona de rebaixamento (era 19º) e ficar em 16º.

No momento o objetivo do Cruzeiro é se distanciar cada vez mais da segunda divisão. Mas sua situação foi diferente da do galo, pois não perdeu nenhum jogador neste período.

O líder do campeonato também foi bem. O Palmeiras estava na terceira colocação na rodada que coincidiu com a abertura dos Jogos. O time somou oito pontos (duas vitórias e dois empates) e assumiu o primeiro lugar mesmo desfalcado do goleiro Fernando Prass, que chegou a ser convocado para a seleção, se lesionou durante os treinos e foi cortado, e o atacante Gabriel Jesus, que conseguiu o inédito ouro olímpico como titular.

O Coritiba também teve uma melhora. O coxa teve duas vitórias, um empate e uma derrota e assim conseguiu sair da zona da degola.

CAMPANHA REGULAR

Cinco equipes não tiveram um desempenho ruim, mas mudaram pouco a posição na tabela de classificação, subindo uma posição ou se mantendo na mesma durante quatro rodadas.

Clubes como Flamengo e Fluminense subiram pouco na tabela e o Sport manteve o 12º lugar

Vale lembrar que o Fluminense e o Botafogo têm um jogo a menos porque os confrontos com o Figueirense e o Grêmio, respectivamente, foram adiados.

DECEPÇÕES

América-MG conseguiu apenas 4 pontos neste período e continua na lanterna do Brasileirão.

Ou seja, difícil elogiar as equipes que tiveram o mesmo desempenho. E o grupo é grande. Fazem parte dele Corinthians, Grêmio, Santos, São Paulo e Vitória.

Entre eles, Grêmio (Luan e Walace), Santos (Gabigol, Thiago Maia e Zeca) e São Paulo (Rodrigo Caio) estiveram fora de suas equipes por causa dos jogos.

Já o Corinthians liderava até 3 de agosto e agora está na terceira colocação. Somou quatro pontos, com uma vitória, um empate e duas derrotas. Foram três jogos sem vencer até bater o Vitória na noite desta segunda-feira, no complemento da 21ª rodada.

O Santos também vacilou e conquistou apenas 4 pontos neste período e perdeu a segunda colocação saindo do G4. Claro que pesa o fato de ter perdido bons jogadores para a seleção, mas não consigo entender tanto essa queda de rendimento pois bateu o galo com uma vitória convincente de 3 a 0 jogando em casa.

O São Paulo, que até teve novo treinador, fez a mesma quantidade de pontos. Caiu da décima para a 11ª colocação. Edgardo Bauza saiu para assumir a seleção argentina e Ricardo Gomes, que estava no Botafogo, chegou para treinar o time.

O Grêmio que vinha bem antes das olimpíadas começarem, mas acabou saindo também do G4 e fez apenas 4 pontos. Mas o clube gaúcho tem um jogo a menos que os outros no campeonato.

PÉSSIMOS

O Figueirense, que fez só três jogos, somou apenas um ponto, tornando-se assim o pior clube do Campeonato Brasileiro durante os Jogos Olímpicos.

Outros três times também podem ter ser vistos como péssimos no período. Com quatro jogos feitos, Atlético-PR, Internacional e Santa Cruz não renderam.

O primeiro somou três pontos e caiu do sétimo para o nono lugar. Já o Internacional está perto da zona de rebaixamento. Deixou o 13º lugar para o 15º, com somente dois pontos somados.

O Santa Cruz também foi mal com apenas 2 pontos conquistados mas conseguiu cair apenas uma posição na tabela, porém o fantasma do rebaixamento chega cada vez mais perto.

Dos times desse grupo, apenas o Internacional teve jogadores convocados. Casos do latera-direito William e do meio-campista Rodrigo Dourado.

MUDANÇAS NO COMANDO

Como já estamos acostumados, as trocas de técnicos também aconteceram neste período, com seis clubes mudando seus treinadores.

Já citado, o São Paulo contratou Ricardo Gomes para substituir Edgardo Bauza, que foi convidado para a seleção argentina. A troca ocorreu em 12 de agosto. Mas, em dois jogos, o treinador interino foi André Jardine (uma vitória e uma derrota).

O Botafogo por causa da perda de Ricardo Gomes recorreu a um membro de sua comissão técnica para substituir o treinador. Jair Ventura foi o escolhido.

O Coritiba estava com Pachequinho como técnico interino, que voltou a integrar a comissão técnica após a contratação de Paulo César Carpegiani, em 5 de agosto.

O Inter trocou de treinador duas vezes. Após demitir Argel, o colorado contratou Falcão que não durou nem 6 rodadas no clube. O treinador foi mandado embora e para seu lugar foi contratado Celso Roth.

Também ‘desesperado’, o Santa Cruz demitiu Milton Mendes, em 9 de agosto, e anunciou Doriva, ex-Ituano, Vasco e Bahia, em 12 de agosto.

Argel acabou indo para o Figueirense onde também já foi demitido e o clube de Santa Catarina ainda continua sem técnico.

VEJA A PONTUAÇÃO CONQUISTADA PELOS CLUBES NO PERIODO DAS OLIMPÍADAS

9 pontos, Atlético-MG: 3 vitorias, 1 derrota – 6º para 2º
8 pontos, Cruzeiro: 2 vitórias, 2 empates – 19º para 16º
8 pontos, Palmeiras: 2 vitórias, 2 empates – 3º para 1º
7 pontos, Chapecoense: 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota – 11º para 10º
7 pontos, Coritiba: 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota -17º para 14º
7 pontos, Flamengo: 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota – 5º para 4º
7 pontos, Fluminense: 2 vitórias, 1 empate – 9º para 8º
7 pontos, Ponte Preta: 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota – 8ª para 7ª
6 pontos, Botafogo: 2 vitórias, 1 derrota – 14º para 13º
5 pontos, Sport: 1 vitória, 2 empates, 1 derrota – 12º para 12º
4 pontos, América-MG: 1 vitória, 1 empate, 2 derrotas – 20º para 20º
4 pontos, Corinthians: 1, vitória, 1 empate, 2 derrotas – 1º para 3º
4 pontos, Grêmio: 1 vitória, 1 empate, 1 derrota – 4º para 6º
4 pontos, Santos: 1 vitória, 1 empate, 2 derrotas – 2º para 5º
4 pontos, São Paulo: 1 vitória, 1 empate, 2 derrotas – 10º para 11º
4 pontos, Vitória: 1 vitória, 1 empate, 2 derrotas – 16º para 17º
3 pontos, Atlético-PR: 1 vitória, 3 derrotas – 7º para 9º
2 pontos, Internacional: 2 empates, 2 derrotas – 13º para 15º
2 pontos, Santa Cruz: 2 empates, 2 derrotas – 18º para 19º
1 ponto, Figueirense: 1 empate, 2 derrotas – 15º para 18º

Other Articles

Leave a Reply