
Os maiores estádios do mundo
O futebol é uma das modalidades desportivas que mais pessoas leva aos estádios e isso deve-se à sua espetacularidade, emoção e incerteza em relação ao resultado final de um jogo. No entanto, para que as pessoas assistam ao vivo aos seus espetáculos preferidos, é necessário que os estádios tenham condições e capacidade para as acolher. Conheça os estádios de futebol com maior lotação do mundo e saiba porque é que eles são considerados obras de arte extraordinárias.
1 – Rungrado May Day Stadium – Pyongyang, Coreia do Norte
O Rungrado May Day é o maior estádio de futebol do mundo. Ele foi inaugurado em 1989 e tem uma capacidade para 150.000 espectadores. É um estádio multiusos, com pista de atletismo, piscina coberta e campo de futebol, onde joga habitualmente a seleção da Coreia do Norte. Com uma altura superior a 60 metros, o estádio tem 8 andares, 10 elevadores e 80 saídas. É visto também como um monumento arquitetónico ao comunismo, onde decorreu a execução de vários generais do exército norte-coreano envolvidos numa tentativa de assassinato contra Kim Jong-il. Embora o principal objetivo do estádio seja acolher grandes desfiles e espetáculos públicos norte-coreanos, é improvável (pela sua localização) que venha a receber grandes torneios de futebol.
2 – Salt Lake Stadium – Calcutá, Índia
Também conhecido como Yuva Bharati Krirangan, o multiusos Salt Lake Stadium foi inaugurado em 1984 na cidade de Calcutá, na Índia. Tem capacidade para 120.000 pessoas, é utilizado para competições de atletismo e acolhe os jogos de futebol da seleção nacional da Índia. É também anfitrião de quatro dos maiores clubes de futebol da Índia: Chirag United Sports Club, East Bengal Club, Mohun Bagan Athletic Club e Mohammedan Sporting Club. O Salt Lake Stadium é por isso o principal e mais importante estádio de futebol da Índia.
3 – Estádio Azteca – Cidade do México, México
O Estádio Azteca da cidade do México foi inaugurado em 1966 e renovado em 1985. Inicialmente, tinha capacidade para 115.000 espectadores, mas por razões de segurança esse número foi reduzido para as atuais 104.000 pessoas. Na categoria de estádios construídos com fins apenas futebolísticos, é considerado o maior estádio de futebol do mundo, daí ser conhecido como “o Colosso de Santa Úrsula”, pelo seu tamanho imponente. O Azteca é detido pelo Grupo Televisa, e nele jogam a equipa Club América e a seleção nacional de futebol do México. É o único estádio do mundo que recebeu duas finais do Campeonato do Mundo: foi palco de dez partidas no Mundial de 1970, com destaque para a final entre Brasil e Itália (4-1), e no Mundial de 1986 acolheu nove jogos, entre os quais o dos quartas de final entre Argentina e Inglaterra (2-1), memorável pela “mão de Deus” de Maradona, a semi-final e a final entre Argentina e Alemanha (3-2). É por isso também considerado um dos mais emblemáticos e iconicos estádios de futebol do mundo.
4 – Azadi Stadium – Teerão, Irão
O Azadi Stadium foi inaugurado em 1971 e renovado em 2002. Ele tem capacidade para 100.000 pessoas e é o maior estádio de futebol do Oriente Médio. Trata-se de um dos estádios mais intimidantes para as equipas visitantes, é a casa da seleção iraniana de futebol e dos rivais Persepolis F.C. e Esteghlal F.C., os dois maiores clubes do Irão. Apesar de ainda não ter acolhido competições de futebol de renome internacional, é palco dos jogos de qualificação da seleção iraniana para os Mundiais. O governo iraniano continua a proibir as mulheres de assistir a jogos de futebol, mas isso não impediu que o estádio ficasse lotado num jogo de qualificação contra o Japão para o Mundial de 2006.
5 – Melbourne Cricket Ground – Melbourne, Austrália
Construído em 1853, o Melbourne Cricket Ground (MCG) tem sido alvo de várias remodelações ao longo dos anos. Com uma capacidade atual de cerca de 100.000 pessoas, este estádio multiusos é utilizado principalmente para jogos de cricket, mas também de rugby e futebol, com destaque para os jogos de qualificação da Austrália para os Mundiais de Futebol. Conhecido apenas como “G”, o maior estádio australiano recebe a equipa de cricket e a seleção australiana de futebol. Todos os anos é palco de mais de 80 eventos, onde participam cerca de 4 milhões de pessoas, com destaque para as cerimonias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Melbourne, em 1956, e dos Jogos da Commonwealth, em 2006.
6 – Camp Nou – Barcelona, Espanha
O Camp Nou foi inaugurado em 1957 e é o estádio da equipe de futebol espanhola Barcelona. Ele tem uma capacidade de 99.354 espectadores, é o maior estádio de futebol da Europa e um dos mais notáveis do mundo. Tornou-se também um emblema da cultura catalã e da sua identidade. Esta arena tem sido palco frequente de competições de alto nível, como o jogo de abertura do Mundial de 1982, a final dos Jogos Olímpicos de 1992 e a final da Liga dos Campeões de 1999. É ainda neste campo que a equipe do Barcelona tem celebrado a conquista de inúmeros títulos, entre campeonatos nacionais, Copas do Rei e Liga dos Campeões. Dado o prestígio e reputação do clube, a capacidade do Camp Nou esgota com frequência quando o Barcelona joga em casa. Em 1998 o Camp Nou foi considerado estádio de elite (5 estrelas) pela UEFA, sendo o primeiro da Espanha a integrar essa categoria.
7 – FNB Stadium/Soccer City – Joanesburgo, África do Sul
O FNB Stadium, também conhecido como Soccer City, é o maior estádio do continente africano. Ele tem capacidade para 94.736 pessoas, foi construído em 1987 e reformado e ampliado em 2009 para a primeira Copa do Mundo a decorrer na África, o Mundial da África do Sul de 2010. Permanece até hoje como o principal e maior estádio de futebol da África do Sul. A sua fachada é revestida com painéis de fibra de vidro e é apelidado de “Calabash”, por a sua estrutura se assemelhar à cabaça usada tradicionalmente pelos sul-africanos. Foi palco de oito jogos do Mundial de 2010, incluindo o jogo de abertura e a final entre Holanda e Espanha, e recebe os jogos da seleção nacional de futebol sul-africana. Foi também neste estádio que Nelson Mandela fez o seu primeiro discurso em Joanesburgo, após ter sido libertado da prisão.
8 – Rose Bowl Stadium – Califórnia, Estados Unidos da América
Neste estádio multiusos ao ar-livre decorre anualmente a partida de futebol americano universitário Rose Bowl, que se realiza no dia de Ano Novo. O Rose Bowl Stadium tem capacidade para 92.542 pessoas e foi também palco de outras competições a nível olímpico e futebolístico, com destaque para os Jogos Olímpicos de 1932 e 1984 e para as finais do Mundial de Futebol de 1994 e do Mundial de Futebol Feminino de 1999. Este é um dos poucos estádios onde se jogaram Finais da Copa do Mundo masculina (Brasil-Itália em 1994) e feminina (EUA-China em 1999). A seleção nacional de futebol americana joga ocasionalmente no Rose Bowl, assim como a equipa dos Los Angeles Galaxy. O estádio acolhe ainda jogos amistosos entre equipes profissionais de futebol. O Rose Bowl é portanto um dos maiores estádios nos EUA a receber competições de futebol.
9 – Wembley Stadium – Londres, Reino Unido
Inaugurado em 1923, o Wembley Stadium original foi demolido em 2003 para que fosse construído no seu lugar um novo Estádio de Wembley. Ergueu-se assim em 2007 um impressionante estádio com capacidade para 90.000 pessoas, casa da seleção nacional inglesa de futebol e palco das finais da Copa da Inglaterra e dos playoffs da Liga de Futebol inglesa. O Wembley Stadium é o segundo maior estádio de futebol da Europa e o maior do mundo com todos os lugares sentados abrigados, devido à sua cobertura característica com o arco de suspensão. Considerado um dos estádios de elite da UEFA, o Wembley Stadium integrou o projeto para os Jogos Olímpicos de Londres de 2012.
10 – Gelora Bung Karno Stadium – Jakarta, Indonésia
Concluído em 1962 para receber os Jogos Asiáticos, o estádio multiusos Gelora Bung Karno (GBK) foi assim denominado em homenagem ao primeiro Presidente da Indonésia, Sukarno. Com capacidade para 88.306 pessoas, é utilizado sobretudo para jogos de futebol. Nele se realizam os jogos da seleção nacional da Indonésia, finais da Taça, desafios da Tiger Cup e os jogos em casa da equipe de futebol Persija Jakarta. É por isso o principal estádio de futebol da Indonésia.