A história de Alessandro Del Piero

O atacante Alessandro Del Piero nasceu na cidade de Conegliano, no dia 9 de novembro de 1974, o eterno camisa 10 da Juventus da Itália é considerado por muitos um dos maiores jogadores italianos da história, com mais de 700 jogos com a camisa da Vecchia Signora e mais de 90 jogos pela seleção.

Padova

Del Piero cresceu juntamente com sua família e o que gostava muito além de jogar bola era de ver seu irmão mais velho jogar, segundo o jogador muito lhe era ensinado quando assistia. Quando o amor pelo futebol demonstrava ser o possível futuro de Del Piero sua mão lhe aconselhou a ser goleiro, pois segundo ela o jogador não terminaria o jogo tão cansado e nem machucado, porém o garoto felizmente deu ouvido a seu treinador no AC San Vendemiano e não seguiu o desejo da mãe, o que o levou aos 14 anos ao Padova.

Del Piero – Padova
Del Piero – Padova

Chegando ao juniors do Padova através de um olheiro, Del Piero foi estrear pela equipe principal apenas em 1992 e mesmo com todo seu talento na base acabou jogado apenas 14 jogos e marcando 1 gol pela equipe que atuava na serie B na época.

Juventus de Turin, o nascimento de um ídolo

Mesmo com o interesse de vários times na Itália, Del Piero preferiu a Juventus e assinou o contrato em 1993, logo de cara o italiano estreou pela equipe e 1 semana após a estreia marcou seu primeiro gol com a camisa da Vecchia Signora, num jogo contra o Reggiana, demonstrando ser um precoce talento ele ainda marcou um hat-trick diante do Parma. Em menos de 2 temporadas o garoto já era considerado uma realidade dentro do clube, ao conquistar a dois títulos em 1995 o jogador ganhou o apelido de “Pinturicchio “, em conjunto com craques como Didier Deschamps, Zinedine Zidane, Pavel Nedved e Edgar Davids ganhou a Liga dos Campeões de 1995/1996.

Doping, lesões e críticas

A boa fase infelizmente teve um final, o jogador em 1998 acabou se lesionando durante um empate contra a Udinese, a lesão no joelho lhe custou a temporada toda e o jogador acabou marcando apenas 2 gols durante a temporada. Durante o período de reabilitação Del Piero e vários outros companheiros de clube foram acusados de usarem substâncias para melhorarem sua performasse.

Del Piero – Juventus anos 90
Del Piero – Juventus anos 90

Após se recuperar-se da lesão Del Piero sofreu para recuperar a boa forma na temporada, o jogador teve um papel muito mais de garçom do que de goleador na temporada, sendo 14 assistências e 9 gols, o jogador ainda foi alvo de várias críticas devido ao fato de ter perdido seu faro de gol, isso por conta de que 8 de seus 9 gols terem sido marcados de penalidades. Na temporada seguinte o além de ver a Roma deixar a Juventus para trás e conquistar o título o jogador sofreu uma pequena lesão, porém fez cair mais ainda de formar e entrar num jejum de gols que durou de setembro de 2000 (último gol) a fevereiro de 2001 (quando finalmente quebrou a seca), porém Del Piero não comemorou tanto o tento, ele apenas o dedicou a seu pai que havia falecido recentemente.

Anos 2000, o triangulo ofensivo e o rebaixamento

Com a nova temporada só vieram boas noticias para a torcida da Vecchia Signora e para Del Piero, primeiro que com a volta de Lippi o atacante se tornou o capitão do time, além disso o jogador parece ter retomado sua forma marcando 21 gols na temporada, temporada a qual o atacante formou um forte trio ofensivo juntamente com o atacante David Trezeguet e o craque tcheco Pavel Nedvěd, juntos o trio foi muito importante na conquista do campeonato italiano em 2002. Na temporada seguinte Del Piero alcançou o feito de marcar 100 gols, porém o jogador sentiu o amargo gosto de perder a final da Liga dos Campeões para o rival Milan.

nedved-del-piero-trezeguet
Nedved – Del Piero – Trezeguet

Como dizem que o que esta ruim pode sempre piorar, com a chegada de Capello à Juventus o atacante Del Piero foi para  banco de reservas, principalmente pela presença do sueco recém contratado Ibrahimovic, apesar do pouco tempo que tinha o italiano marcou 14 vezes na temporada.

A volta por cima e a chegada à Serie B

Na temporada 2005/2006 para todos na Itália o atacante Del Piero estava de volta a sua melhor forma marcando 20 vezes na temporada, em especial o jogo contra a Fiorentina em janeiro de 2006 o italiano marcou 3 gols e tornou-se o maior artilheiro da história da Juventus, passando Giampiero Boniperti (182 gols).

 Del Piero serie B
Del Piero serie B

Com a famosa história da manipulação de resultados na Itália a Juventus de Del Piero foi rebaixada para a Serie B e perdeu os títulos de 2004 a 2006, com a penalidade muitos jogadores importante deixaram o clube, porém o capitão Del Piero juntamente com alguns outros nomes como Buffon permaneceram no clube e ajudaram a colocar a Vecchia Signora de volta a elite do futebol italiano.

O final de um ciclo

Como tudo tem um final, a passagem de Del Piero pela Juventus se encerrou em 2012, o jogador fez sua última partida com a camisa da Juventus em 20 de maio, num jogo diante do Napoli, o jogador que é dono de vários recordes pelo clube anunciou que gostaria de continuar jogando e por isso deixaria a Juventus, porém declarou todo seu amor pelo clube.

Despedida Del Piero
Despedida Del Piero

Em 19 anos Del Piero estabeleceu algumas marcas na Juventus, o atacante fez 705 aparições com a camisa do time do time, tornou-se o maior artilheiro da história do clube com  289 gols e 134 assistências (188 gols e 104 assistências anotados em mais de 400 jogos pelo campeonato italiano) foram apenas alguns dos números do atacante.

Ao despedir-se da torcida o jogador fez uma carta aberta a torcida dizendo:

“Acima de tudo o que resta é os fãs, vocês que são Juventus. essa camisa que eu amei e sempre amor, que eu desejado e respeitado … a partir de amanhã eu deixará de ser um jogador de Juventus, mas eu sempre serei um de vocês.”

Também foi sugerido ao jogador aposentar a camisa 10 da Juventus, mas em mais um ato de humildade ele respondeu que não, que as crianças deveriam poder sonhar em vestir a camisa assim como ele já sonhou.

10 Del Piero
10 Del Piero

Novos desafios 

Del Piero saiu da Juventus pois queria continuar jogando e buscou novos desafios, vários clubes da Europa fizeram proposta já que teriam de pagar apenas o salário do jogador, porém Del Piero optou por jogar no Sydney FC da Austrália, recebendo cerca de 3,5 milhões por temporada o jogador tornou-se o atleta mais bem pago a atuar no país. Em duas temporadas no clube marcou 24 gols em 48 jogos.

“É um dia especial para mim. Estou feliz em anunciar que acaba de assinar por dois anos para Sydney FC. Este é um grande momento para mim porque eu quero continuar a minha carreira em uma nova parte do mundo onde eu possa dar um contributo importante e ajudar a crescer o jogo que eu amo ” – Del Piero após assinar com o Sydney FC.

Del Piero – Sydney FC
Del Piero – Sydney FC

Em 2014 o atacante rumou ao Delhi Dynamos FC para ajudar a promover a Super Liga Indiana, porém jogou apenas 10 jogos e apenas 1 gol na temporada, tendo ficado de fora dos playoffs por 1 ponto. Após isso o jogador ficou quase um ano parado e em 2015 anunciou oficialmente a decisão de aposentadoria do futebol.

Seleção Italiana e a vida fora dos gramados

Del Piero chegou à seleção da Itália ainda no sub-17, em 1991, ficou até 1996 nas seleções de base jogando pelo sub-21, porém em 1995 foi convocado para a seleção principal. Ao todo foram 120 jogos entre seleções de base e seleção principal (90 destes jogos pela seleção principal), o atacante ainda marcou 27 vezes pela Azzurra e esteve presente na conquista do título da Copa do Mundo de 2006 em cima da Itália.

Del Piero – Azzurra
Del Piero – Azzurra

Apesar da fama mundial, de ser um dos maiores jogadores da história da Juventus, Del Piero sempre demonstrou humildade fora dos gramados, o atacante que ganhou milhões tanto do clube quanto dos diversos contratos de patrocinadores, assim Del Piero fez diversos trabalhos de caridade como por exemplo em 1998 ele doou uma camisa (que leiloada rendeu 5 milhões de libras a “Fondazione Bambini em Emergenza”, para crianças e vítimas da AIDS abandonadas), em 2001 foi embaixador para “Un gol per la ricerca” (para a pesquisa do câncer), dentre outros trabalhos de caridade.

Títulos

Serie A: (8) 1994-95, 1996-97, 1997-98, 2001-02, 2002-03, 2004-05, 2005-06, 2011-12

Serie B: (1) 2006-07

Coppa Italia: (1) 1994-95

Supercoppa Italiana: (4) 1995, 1997, 2002, 2003

UEFA Champions League: (1) 1995-96

UEFA Super Cup:(1) 1996

UEFA Intertoto Cup: (1) 1999

Copa Europeia/Sul-Americana: (1) 1996

Trofeo Luigi Berlusconi: (9) 1995, 1998, 1999, 2000, 2001, 2003, 2004, 2010, 2012

Other Articles

A genialidade de Pep Guardiola

Leave a Reply