GIGANTES DA EUROPA EM DECADÊNCIA

Vem comigo relembrar aquelas equipes que já foram gigantes no cenário mundial mas hoje estão em decadência.

O futebol europeu é reconhecidamente o mais valorizado no planeta bola. Organização, estrutura, grandes públicos, investimento alto, são alguns dos fatores que tornam a Europa o centro do futebol mundial. O futebol na Europa tem se caracterizado pelos altos investimentos, principalmente de chineses, que tem comprado vários clubes tradicionais do Velho Continente. Milan e Aston Villa são alguns exemplos recentes de clubes europeus comprados por chineses.

Alguns olham para isso como uma melhoria e outros como uma coisa ruim, cada vez mais aparecem investidores no futebol que acabam mudando realidades de clubes e também atrapalhando no equilíbrio dos campeonatos. No futebol espanhol já vemos esse desequilíbrio a um bom tempo já, Real Madrid e Barcelona alternam na ponta enquanto apenas o Atlético de Madrid tem reais chances de incomodar os gigantes. Na Bundesliga apenas o Bayern de Munique vem colecionando títulos e apenas o Borussia Dortmund as vezes consegue fazer frente ao gigante bávaro.

Na França, o poderoso da vez é o Paris Saint-Germain, que conquista todos os títulos do país, com altos investimentos e quilômetros de distância para os adversários. A Inglaterra é o país em que a diferença entre os grandes clubes e os médios/pequenos é mais estreita, graças a política de divisão das cotas de TV entre os clubes da Premier League, possibilitando um equilíbrio maior entre os clubes. O Leicester atual campeão não é por acaso.

Vamos dar uma olhada no passado e ver algumas equipes que já tiveram sua época de conquistas mas que hoje estão ruins das pernas e muitos ainda em divisões inferiores. Veja:

 Aston Villa 

aston-villa

Clube tradicional da cidade de Birmingham, o Villa foi rebaixado na última temporada como último colocado, depois de um logo período na Premier League. O time já conquistou o Campeonato Inglês sete vezes, além de 7 Copas da Inglaterra, 5 Copas da Liga Inglesa, 1 Supercopa e conquistou a Europa em 1982, batendo o poderoso Bayern de Munique na final. A equipe quer retornar aos tempos de glória e foi comprada recentemente por investidores chineses.

 Blackburn Rovers

Blackburn-Rovers

Assim como o West Ham, o Blackburn também disputa a segunda divisão inglesa, porém antes do Leicester conseguir o seu grande feito os Rovers, como são chamados chegaram a conquistar também a Premier League. Naquele ano o milionário Jack Walker bancava o clube e a equipe conseguiu vencer o título em cima do Manchester United. O clube já conquistou 3 títulos nacionais, 6 Copas da Inglaterra e uma Copa da Liga. Desde 2012 o Blackburn não disputa a primeira divisão.

Kaiserslautern

Kaiserslautern

Um time médio da Alemanha, mas que tem uma forte e apaixonada torcida, o Kaiserslautern surpreendeu a Alemanha, conquistando o título da Bundesliga em 1998, vindo da segunda divisão. O time bateu equipes poderosas, como Bayern de Munique e Borussia Dortmund, para conquistar o título. Atualmente, o Kaisers não conseguem retornar à Bundesliga, alternando boas e fracas campanhas na segunda divisão.

Leeds United

leeds-united

Bem conhecido na Inglaterra o Leeds já está à bastante tempo sem disputar a Premier League e se mantém na Championship com campanhas inconstantes. Vice-campeão europeu em 1975 e campeão inglês pela última vez em 1992, em um tempo em que a Premier League começava a crescer, o Leeds foi semifinalista da Champions em 2001. Atulmente disputa a Championship e não consegue sair de lá chegando até a cair para a 3º divisão inglesa.

Newcastle

newcastle

Com uma das torcidas mais apaixonadas da Inglaterra, o Newcastle não cansa de decepcionar os seus fãs. Foi rebaixado novamente na última temporada da Premier League e vai ter que viver o inferno da Championship. Foi o segundo rebaixamento da equipe em 6 anos. O clube alvinegro tem 4 títulos ingleses, 6 FA Cup e uma Supercopa. A fanática torcida do Newcastle sonha com a equipe retomando seus bons momentos.

Nottingham Forest

Nottingham-Forest

Um clube de médio porte que foi duas vezes campeão europeu e possui um campeonato inglês. O Nottingham Forest foi assim nos anos 70 e 80. Um clube que assim como o Leicester encantou a muitos mas na atualidade não consegue nem ao menos sair da Championship. Nos últimos anos tem feito campanhas ruins na segunda divisão chegando até a cair para a 3º. Os investimentos recebidos de empresários do Kuwait parecem não estar resolvendo o problema do Nottingham e o clube não consegue o acesso para a elite ficando de fora desde 1999.

Nuremberg

Nuremberg

Um gigante adormecido. O Nuremberg é um dos clubes mais vitoriosos do futebol alemão, com 9 títulos nacionais e 4 copas. Entretanto, atualmente o time do Norte da região da Baviera, sofre com rebaixamentos e acessos, não conseguindo uma regularidade na Bundesliga. Na última temporada, a equipe terminou na 3ª posição e disputou os playoffs de acesso, mas perdeu o confronto para o Eintracht Frankfurt em duas partidas. A última temporada da equipe na primeira divisão foi a de 2013/2014.

Parma

parma-2

Um clube com torcedores fanáticos. O Parma busca voltar a elite após ter falido no ultimo ano. Parma é um lugar onde as pessoas amam esportes e o clube já conquistou duas Copas UEFA e três Copa da Itália. O seu auge foi em meados dos anos 90 quando sempre ficava no topo e atrapalhava as conquistas dos grandes clubes italianos. O recomeço foi bom, conquistou a 4º divisão do italiano e segue subindo os degraus necessários para voltar a elite.

Stade de Reims 

Stade-de-Reims

Um time com muita tradição nos anos 50 e 60, o Stade de Reims voltou à primeira divisão, disposto a dar trabalho e retomar os seus bons tempos, mas acabou sendo rebaixado de volta à primeira divisão do futebol francês. O time foi vice-campeão europeu nos anos 50, encarando o poderoso Real Madrid de Di Stefano. O esquadrão do Reims marcou época no futebol francês, sendo a base da seleção francesa na Copa de 1958, quando os franceses chegaram às semifinais do Mundial.

Stuttgart

stuttgard

Um clube que com títulos  alemães sendo o mais recente em 2007 acabou deixando os seus fãs muito tristes sendo rebaixado da Bundesliga na última temporada. Como um dos principais clubes do campeonato alemão, com 5 títulos da Bundesliga e três da Copa da Alemanha, o Stuttgart quer voltar a sua melhor época e deve fazer o máximo para voltar a elite nesta temporada.

 

Other Articles

David Luiz de volta ao Chelsea?

Leave a Reply