Apostas de Futebol com Betway

Barcelona 96/97, a geração de treinadores

Muitos jogadores de futebol viraram treinadores depois de encerrarem suas carreiras de jogador, mas o que a geração de Barcelona 96/97 fez pode ser considerado como um verdadeiro fenômeno. Sir Bobby Robson estava no comando da equipe catalã naquele ano, assistido por José Mourinho.

Os dois juntos levaram os Blaugrana a conquisatar a Copa do Rei, a Supercopa da espanha – não foi uma das temporadas mais brilhantes para os elevados padrões do Barça. No entanto, 23 dos 27 jogadores que estavam na equipe naquela temporada se tornaram treinadores. Quatro deles levaram suas equipes atuais para as quartas de final da temporada retrasada da Liga dos Campeões.

O mais bem sucedido entre eles são Pep Guardiola e Luis Enrique – os dois ganharam a Liga dos Campeões ambos como jogadores e treinadores. Guardiola é o treinador mais bem sucedido na história do Barcelona, mas Enrique se superou com a conquista da tríplice coroa. O terceiro famoso treinador de fora da escolha é Laurent Blanc, tricampeão da França e três vezes da Ligue 1. Sabemos tudo sobre eles – mas e sobre os outros?

Albert Ferrer jogou como lateral direito pelo Barcelona e Chelsea. Ele começou como técnico em 2010 com o Vitesse. Em 2014 Ferrer foi contratato pelo Cordoba CF da Segunda Divisão. Depois de terminar a temporada em sétimo lugar, o clube derrotou o Las Palmas, na final dos play-off para retornar à primeira divisão pela primeira vez em 42 anos. Ferrer é atualmente o treinador do Mallorca.

barcelona-guilhermo-amor-ferrer
Foto – 26 de novembro de 1997: Guillermo Amor (centro) do Barcelona é apoiado por seu companheiro de equipe Albert Ferrer com Alessandro Pistone do Newcastle United correndo para enfrentar durante o jogo da Champions League no estádio do Camp Nou em Barcelona, Espanha. O Barcelona ganhou o jogo por 1-0.

Abelardo Fernández é o homem responsável pelo retorno do Sporting Gijon para La Liga. Com o ex-zagueiro no comando, o Sporting ganhou a promoção para a primeira divisão ao vencer o Real Betis no último dia da temporada, enquanto o Girona perdeu pontos contra o Lugo. Em seu primeiro jogo de volta até eles jogaram contra o Real Madrid em um empate sem gols.

José Mari Bakero, o capitão do Barça na época, começou a sua carreira de treinador no Puebla. Mais tarde mudou-se para o Málaga CF, em janeiro de 2005 e ajudou a equipe a escapar do rebaixamento para a segunda divisão. Depois disso, ele foi para a Polônia, onde liderou o Varsóvia e o Lech Poznan.

O primeiro trabalho de Hristo Stoichkov foi como treinador da equipe nacional búlgara. Sua carreira teve um mau começo com ele não se qualificando para a Copa do Mundo de 2006. Ele teve atritos com alguns dos melhores jogadores da equipe, resultando em um anúncio do capitão Stiliyan Petrov de que ele não iria jogar mais pela Bulgária, enquanto Stoichkov fosse o técnico. Depois de uma decepcionante campanha de qualificação para o Euro 2008, a Federação Búlgara de Futebol anunciou que havia aceitado a renúncia de Stoichkov. Ele passou um ano no Mamelodi Sundowns da África do Sul antes de ser nomeado como treinador do Litex da bulgária. Em maio de 2013, Stoichkov foi reconhecido como o melhor treinador da temporada depois de uma votação pelos jogadores profissionais de futebol na liga búlgara. Em junho de 2013, Stoichkov foi nomeado o técnico do CSKA Sofia, mas desistiu um mês depois depois de ter perdido a fé no clube conturbado.

Robert Prosinecki começou sua nova carreira como assistente de Slaven Bilic na equipe nacional da Croácia. Mais tarde, ele voltou ao seu antigo clube, o Estrela Vermelha de Belgrado, onde foi idolatrado pelos torcedores, mas teve que lidar com o complicado conselho do clube. Tendo falhado em acabar com o domínio do rival Partizan, Prosinecki deixou o estrela vermelha em 2012. Ele então se mudou para a Turquia para o Kayzerispor, onde sua primeira temporada foi um enorme sucesso, mas após maus resultados seguidos ele foi demitido. O craque louro é o treinador da equipe nacional atual do Azerbaijão.

Juan Antonio Pizzi é mais conhecido por ter treinado o Valencia, mas ele teve passagens por sete clubes diferentes – Colon de Santa Fe, Universidad San Martin, Santiago Morning, Universidad Catolica, Rosario Central, San Lorenzo e Leon. Em 2010, o argentino levou Universidad Catolica ao título chileno, e fez o mesmo com o San Lorenzo na Argentina três anos depois.

26 de novembro de 1997: Guillermo Amor (centro) do Barcelona é apoiado por seu companheiro de equipe Albert Ferrer com Alessandro Pistone do Newcastle United correndo para enfrentar durante o jogo da Champions League no estádio do Camp Nou em Barcelona, Espanha. O Barcelona ganhou o jogo por 1-0.
26 de novembro de 1997: Guillermo Amor (centro) do Barcelona é apoiado por seu companheiro de equipe Albert Ferrer com Alessandro Pistone do Newcastle United correndo para enfrentar durante o jogo da Champions League no estádio do Camp Nou em Barcelona, Espanha. O Barcelona ganhou o jogo por 1-0.

Giovanni Silva de Oliveira é atualmente um olheiro no Olympiacos, Guillermo Amor está no Adelaide United, enquanto Fernando Couto foi assistente técnico no Braga por dois anos. Francesc Arnau trabalhou como treinador de jovens do Málaga. Anjo Cuellar administra o Payosaco no menor nível da liga galega, depois de vencer a terceira divisão com o Cerceda.

Emmanuel Amunike conseguiu dois clubes locais antes se tornar treinador do Sub-17 da equipe nacional da Nigéria. Roger Garcia Junyuent foi famoso por seu chute, mas ele não conseguiu ter uma carreira significativa de treinador. Roger foi assistente técnico em Sabadell e da equipe de futebol nacional catalã.

Miguel Angel Nadal é tio do tenista espanhol Rafael Nadal e ex assistente técnico de Michael Laudrup no time do Mallorca. Carles Busquets trabalha como treinador de goleiros jovens em La Masia. Seu filho Sergio tem sido um dos jogadores-chave para o clube desde que foi promovido para a primeira equipe com Guardiola.

Ivan De La Pena foi por um curto tempo assistente de Luis Enrique, enquanto ele estava na Roma, mas desde então ele se tornou um agente de futebol.

Apenas quatro membros da equipe decidiram não tomar o caminho de treinador, mas todos eles se hospedaram no futebol. Ronaldo é dono de um clube NASL na Flórida, enquanto Vitor Baia funciona como embaixador do Porto. Gheorghe Popescu foi criado para se tornar presidente da Federação romena, antes de ser condenado por corrupção. Por último, mas certamente não menos importante – Luis Figo tentou concorrer à presidência da FIFA.

E isso foi apenas na temporada 1996/97. Três anos anteriores aquela temporada a camisa do Barcelona foi usada por Ronald Koeman, Michael Laudrup e Gheorghe Hagi. Como dissemos no início, ganhar três troféus em uma temporada não foi considerado sucesso no Camp Nou, por isso Robson abriu caminho para Louis van Gaal , que por sua vez, começou a “revolução holandesa”, trazendo os Patrik Kluyvert, seu assistente na Copa do mundo no ano passado e atual técnico de Curaçao e Philip Cocu, campeão holandês com o PSV, que conheceu seu ex-treinador na Liga dos Campeões. Nós realmanete podemos dizer que o Barça é verdadeiramente Más que un club.

Other Articles

Leave a Reply