
Clássico de países diferentes
Uma das coisas que mais nos deixa eufóricos no futebol é a rivalidade. Muitas vezes as pessoas acabam passando dos limites e cometendo alguns atos horríveis, mas quando usado na dose certa a rivalidade nos dá grandes jogos.
É muito comum ver casos de rivais domésticos, onde a tensão aumenta graças à proximidade entre as agremiações e, consequentemente, suas torcidas. Mas algumas rixas são criadas sem respeitar fronteiras territoriais.
É verdade, times de países diferentes também tem o poder de nos dar grandes jogos, se tornarem grandes rivais e fazer clássicos de tirar o chapéu no mundo do futebol. Confira abaixo alguns clássicos do futebol europeu que fizeram história em partidas emocionantes.
Feyenoord x Tottenham

A história não trouxe muitos confrontos oficiais entre Tottenham e Feyenoord, mas as confusões dentro e fora do campo marcaram os confrontos entre os dois times. Em 1974, na final da Copa da UEFA, torcedores do Tottenham atacaram a torcida local em Roterdã após o gol da vitória do Feyenoord, em uma das primeiras confusões em arquibancadas transmitidas ao vivo. Nove anos depois, os hooligans holandeses deram o troco em Londres da mesma forma, em mais um duelo válido pela Copa da UEFA que acabou com vitória dos londrinos por 4×2.
Bayern de Munique x Real Madrid
Uma rivalidade repleta de títulos e história. Os dois clubes participam praticamente todos os anos dos campeonatos continentais e sempre com presença nas fases finais tornando assim inevitável alguns cruzamentos durante os anos e criando uma grande rivalidade. São jogos bem disputados e de bom nível técnico, algumas vitórias do clube de Munique lhes deu o apelido de “Bestia Negra” pelo fato de eliminarem o Real Madrid em várias ocasiões da Champions League.
Real Madrid x Juventus
Mais um confronto cheio de tradição e costumeiro das competições europeias, que já chegou inclusive a decidir a Liga dos Campeões em 1998. Jogos entre Real Madrid e Juventus costumam pegar fogo dentro de campo, dado o equilíbrio histórico entre os times. Além disso, os bastidores também promovem o clássico, já que os italianos acusam o Real de sempre ir atrás de jogadores da equipe de Turim, como aconteceu com Zidane.
Milan x Liverpool
Jogos de grande importância quando disputados várias vezes tornam os clubes grandes rivais. Esse foi o caso de Milan e Liverpool que no período de 3 anos conseguiram ser duas vezes finalistas da Champions League. O primeiro embate foi aquela partida histórica de 2005, onde o Liverpool vencia o jogo por 3 a 0, cedeu o empate aos Reds e perderam nos pênaltis. O Milan conseguiu sua vingança dois anos depois após vencer outra final por 2 a 1.
Barcelona x Milan
Somente na Liga dos Campeões, o confronto entre Milan e Barcelona já aconteceu 17 vezes. Como se isso não bastasse, o embate já contou com alguns jogos históricos, e atuações memoráveis como a de Ronaldinho em 2006, ou a grande final de 1994, cuja vitória milanista por 4×0 é lembrada pelos rossoneros até hoje quando se veem frente a frente com os rivais catalães.
Dínamo de Kiev x Spartak Moscow
Sabemos que essa rivalidade vem desde quando os dois países faziam parte a URSS. Mas mesmo com a separação dos países o clássico ainda continua com o mesmo impacto, sendo um dos jogos mais tensos do leste europeu. Um fato histórico que marcou o ano de 1976 foi um empate entre as duas equipes que fez com que o Dínamo ficasse sem o título e de quebra mandava o Spartak para a segunda divisão. Isso causou uma revolta entre os torcedores que se confrontaram em campo causando grandes estragos.
Liverpool x Juventus
Possivelmente, o duelo mais marcante da lista. As relações entre os dois clubes eram boas até o trágico acontecimento na final da Liga dos Campeões de 1985, em Heysel, quando hooligans do Liverpool invadiram o espaço destinado à torcida da Juventus. Com o estádio superlotado e pouco preparo das autoridades no local, o muro acabou cedendo e provocando a morte de 39 pessoas. Desde então, todos os jogos entre Liverpool e Juventus acontecem sob a sombra da tragédia, sendo que muitos torcedores italianos continuam sem perdoar os rivais.