
O pesado treinamento de Antônio Conte
Antonio Conte é conhecido por seu pesado treinamento, mas o quão difícil realmente é?
Se a derrota por 2-1 de sexta-feira para Liverpool mostrou que o plantel do Chelsea ainda tem algum caminho a percorrer em termos psicológicos e até de velocidade para chegar a um ideal tático do treinador Antonio Conte, pelo menos mostrou que estão em sintonia com suas imensas demandas físicas. A equipe da casa começou o jogo mal mas terminou em plenos pulmões, assim como fizeram em todos os outros jogos nesta temporada.
O Chelsea parece guardar o fôlego: Cinco dos 10 gols marcados do time de Conte em seus primeiros cinco jogos vieram após a marca de 80 minutos. Dois, contra o West Ham e Watford, garantiram a vitória, enquanto outro, contra o Swansea, lhes deu um empate.
É um sinal de que Conte tem seu elenco em forma, pelo menos para esta fase da temporada, e que a aptidão de seus jogadores, talvez, supere outras fraquezas até que os jogadores fiquem totalmente à vontade com as táticas de seu técnico.
Os gols sofridos contra o Liverpool e Swansea mostrou que o Chelsea não está totalmente em sintonia com a organização defensiva do seu treinador, em particular a necessidade de uma linha de alta. Além disso, há momentos em que o ataque coordenado de Conte pode parecer apressado em vez de implacável.
A combinação de físico e táticas são fundamentais para a abordagem do italiano no sucesso que ele tem desfrutado. Conte pode ter ganhado respeito por seus métodos inovadores a respeito de como ele cria suas equipes, mas ele não teria sido capaz de aplicar isso, sem uma abordagem física distinta.
“Eu quero jogar com alta intensidade, para ganhar a bola de volta rapidamente depois de perdê-la, para atacar com o equilíbrio certo”, disse Conte antes da temporada começar.
O treinador falou que quer que seus jogadores “comam a grama” e “suam sangue.” Em outras palavras, trabalhar até cair, mas depois estar pronto para trabalhar novamente.

Como é o treinamento?
Treinos de alta intensidade, em que o trabalho extremo é feito em um curto mas concentrado espaço de tempo, são a base para a filosofia de treinamento de Conte. Fontes descreveram a formação como “cansativa” e uma olhada em apenas um dos exercícios regulares revela o quanto é exigido de jogadores:
Correr 100 metros em 20 segundos; descansar por 20 segundos – repita por sete minutos.
Correr 75 metros em 15 segundos; descansar por 15 segundos – repita por sete minutos.
Correr 50 metros em 10 segundos; descansar por 10 segundos – repita por sete minutos.
O perito Don Hutchison é um ex-profissional que ainda está em um bom nível de aptidão física e tem feito alguns testes.
Hutchison passou pelos exercícios de Conte e é significativo que os considere tão forte como qualquer coisa que ele tenha visto antes, em termos de demanda sobre o corpo.
“Mais difícil do que o que eu pensei que seria, para ser honesto”, disse Hutchison. “Quando parti para o primeiro tiro, eu pensei ‘não fui muito ruim”, então eu tive o descanso de 20 segundos’, fui novamente e, depois de quatro ou cinco, eu podia sentir um bombeamento no peito e, de repente, eu podia sentir o ácido láctico rastejando em meus músculos da panturrilha, meu tendão e meus quadris … isso foi difícil. ”
Conte não está sozinho quando se trata desta abordagem de treinamentos: Dois de seus rivais para o G4 – e, possivelmente, para o título da Premier League – tem princípios semelhantes.
Jurgen Klopp chegou a dar sessões triplas na pré-temporada do Liverpool, fontes dizem que deixou muitos de seus jogadores tão exaustos que iam dormir em quartos de hotel no meio do caminho ao invés de ir para casa.
Enquanto isso, Ben Davies revelou que seus companheiros internacionais ficam muitas vezes “atordoados” quando os jogadores do Tottenham falam sobre o regime de treinamento de Mauricio Pochettino.
Quanto ao Chelsea, Conte estabeleceu seu ritmo e aqueles gols tardios são os primeiros frutos disso. O zagueiro Gary Cahill descreveu a sua pré-temporada mais recente como uma das “mais difíceis” que ele já experimentou, mas no longo prazo, poderia fazer o Chelsea muito vitorioso.