Como será a Liga das Nações da UEFA

Foi decidido a dois anos atrás que as seleções da Europa iriam disputar uma nova competição de quatro em quatro anos a partir de 2018. Com o nome de Liga das nações o torneio ganhou o voto de todos os países da federação europeia. A Eurocopa irá se manter, e será complementada por esse novo torneio que irá elevar o nível dos jogos em dias reservados para amistosos.  A UEFA deu uma explicação de como será este torneio.

VEJA TAMBÉM: Eurocopa 2020 a todo vapor

A primeira edição da Liga das Nações terá o pontapé inicial em setembro de 2018. As 55 associações do continente serão divididas em quatro ligas, conforme o seu ranking no coeficiente de seleções em novembro de 2017, logo após o término das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. No caso, a Liga A, a principal, contará com 12 times divididos em quatro grupos de três. A Liga B também terá 12, enquanto a C e a D contarão respectivamente com 15 e 16, abrigando também grupos de quatro equipes.

Os jogos serão disputados nos dias de amistosos no final do ano de 2018, um pouco antes de começarem as Eliminatórias para a Euro 2020. As equipes se enfrentarão entre si em seus grupos sendo jogos dentro e fora de casa. Quem ficar em primeiro no grupo acaba subindo de divisão e os lanternas são rebaixados para as divisões inferiores. Os líderes dos grupos da elite se enfrentarão em julho de 2019 valendo o título das nações. Os quatro clubes disputarão uma semifinal e final em algum lugar que a UEFA ainda irá escolher.

Funcionamento da Liga das Nações
Funcionamento da Liga das Nações

Além disso, a Liga das Nações também servirá de qualificatório ao torneio continental. As eliminatórias da Euro serão sorteadas conforme o ranking da Liga das Nações de 2019. A qualificação, a partir de agora, contará com cinco grupos de cinco times e cinco de seis, com líderes e vice-líderes se classificando à etapa final da Eurocopa. Já as quatro vagas restantes sairão de uma repescagem que terá como base a Liga das Nações.

Tendo como base as quatro divisões da Liga das Nações, serão feito outros quatro grupos com seleções que ainda não estão classificadas para a Eurocopa. Esses grupos serão feitos com as equipes de acordo com seu ranking na Liga das Nações. Caso a Liga A tenha menos do que quatro equipes ainda não qualificados, um time da B subirá de divisão para os playoffs, e a B preencherá sua vaga com o quinto melhor colocado – assim, sucessivamente. A repescagem será disputada em março de 2020. Cada grupo de quatro contará com semifinais e uma decisão, a princípio em campo neutro. O campeão de cada chave avançará à Euro 2020.

A repescagem da Euro em 2020, conforme a Liga das Nações
A repescagem da Euro em 2020, conforme a Liga das Nações

Se tiver sucesso, a Liga das Nações se iniciará novamente em 2022 com o mesmo esquema explicado acima para a Euro de 2024. O objetivo é preparar as seleções em jogos competitivos elevando o nível dos torneios continentais ao invés de ficarem disputando amistosos para ganhar dinheiro.

Other Articles

Porto precisa voltar a ser grande

Leave a Reply