
Os estádios mais bombásticos da América
Não é de hoje que se sabe que as torcidas latinas são geralmente muito mais efusivas do que em outros lugares do planeta.
No entanto, como em todo lugar, tem uns mais e outros menos. Onde e quais são os estádios mais pulsantes de todo o continente? Aqui nós lhe mostramos o top 10.
10. Estádio Azteca (México)
Palco de duas finais de Copa do Mundo, em 1970 e 1986, Pelé, Maradona e cia fizeram a história deste lendário estádio na Cidade do México. Inaugurado em 1966, tem uma capacidade para 105 mil espectadores,tornando-se o terceiro maior estádio do mundo em capacidade. É a casa do América do México e da seleção mexicana.
9. Centenário (Uruguai)
Cenário de muitas clássicos entre Peñarol e Nacional, o Estádio Centenário faz parte da história do futebol sul-americano e mundial. Foi especialmente construído para a Copa do Mundo de 1930. Também é histórico na Libertadores: foram 14 decisões jogadas no estádio até hoje.
Tem uma capacidade de cerca de 66.000 espectadores e é também a casa da seleção uruguaia nas Eliminatórias.
8. Monumental de Nuñez (Argentina)
Imponente por qualquer ângulo em que você olha, o Monumental de Núñez retrata a fase mais importante da história do futebol argentino. Tem uma capacidade para 75.000 espectadores, e é a casa do River Plate. Foi a sede do Mundial de 1978, vencido pela seleção da casa e, assim como a mítica La Bombonera, é palco de excelentes jogos do Superclássico argentino.
7. Estádio Nacional (Chile)
Casa da Universidad de Chile, La U, há mais de 70 anos. Com uma capacidade de cerca de 50.000 pessoas, o Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos de Chile é é um dos lugares mais ferventes no futebol da América do Sul.
Além disso, o estádio é recinto de jogos históricos no futebol continental por ser o segundo em que mais se decidiu a Copa Libertadores.
6. Morumbi (Brasil)
Inaugurado em 1960, o estádio do São Paulo é o maior da capital paulista. Com atual capacidade superior a 67 mil torcedores, o clube tricolor vem se aproveitando do fator casa para atrair a sua torcida (a terceira maior do país) com promoções e ingressos populares, se tornando a maior média do Campeonato Brasileiro. Não à toa, com a força da torcida, o tricolor é hexacampeão brasileiro e tricampeão da Libertadores.
5. Estádio Monumental (Chile)
A casa do Colo Colo é uma força para a equipe cacique. Inaugurado em 1975, foi remodelado em 1989 e hoje tem capacidade para mais de 47.000 torcedores. Aproveitando o clima que se cria nas arquibancadas, a equipe chilena costuma usar o local como uma alternativa para o Estádio Nacional de Santiago.
4. Arena Corinthians (Brasil)
Estádio recém-inaugurado do Corinthians e já com uma Copa do Mundo nas costas, a Arena tem capacidade máxima para cerca de 63 mil espectadores. Desde a sua inauguração oficial, em maio de 2014, a Fiel vem enchendo a nova casa, provocando um verdadeiro caldeirão para quem for visitante.
3. Metropolitano de Barranquilla (Colômbia)
Como se não bastassem as dificuldades do calor e da umidade em Barranquila, todo adversário que visita o estádio para enfrentar o Junior ou o Uniautónoma (times da casa), o clima da atmosfera local costuma ser um grande obstáculo. Tem uma capacidade de 50.000 espectadores.
2. Monumental de Lima (Peru)
Neste estádio para 80.000 espectadores, o Universitario, clube mais popular do Peru, é o time da casa. A seleção peruana também manda no estádio os seus jogos nas eliminatórias. É um dos maiores estádios do continente e lota toda vez em que Universitario e Alianza Lima fazem o clássico por lá.
1. Monumental Isidro Romero Carbo (Equador)
No país equatoriano, vive-se o futebol com grande paixão, mas Monumental de Guayaquil é a grande referência. O estádio, com capacidade para 60.000 espectadores, fica em tons amarelo toda vez que o time da casa, o Barcelona, entra em campo. Com arquibancadas muito próximas ao campo, o clima se torna muito difícil para os adversários.
Comments (1)
As torcidas mais leais e dedicadas do mundo. Tem brasileiro na lista
[…] LEIA MAIS: Os estádios mais bombásticos da América […]