apostas de futebol com Betway banner 728×90

Um goleiro na história do Chelsea

Para quem vive a realidade sul-americana, em anos recentes, se tornou algo comum ver gols marcados por goleiros: Chilavert e Rogério Ceni foram dois dos principais expoentes deste tipo de jogador.

Eles aliavam uma excelente forma embaixo das traves com uma capacidade e frieza fantásticas para por a bola nas redes adversárias, embora o goleiro brasileiro, além de marcar em cobranças de pênaltis, ainda era um exímio cobrador de faltas.

Terminaram suas carreiras com 62 (Chilavert) e 131 (Rogério Ceni) gols marcados, respectivamente.

Toda esta introdução foi para falar que, ao contrário daqui, é raríssimo um goleiro fazer gols por um clube inglês. Tão raro que, quando tal acontece, eles acabam entrando para o folclore dos seus clubes.

E é justamente o assunto que será abordado no texto abaixo, os goleiros que já tiveram a  honra de marcar gols pelos Blues, mas só um está na história.

Boa leitura.

O gol especial de Ben

Benjamin Howard Baker em foto de 1924
Benjamin Howard Baker em foto de 1924

Benjamin (Ben) Howard Baker detém uma posição única na história do Chelsea como a do único goleiro a ter marcado um gol pelo clube em jogos oficiais.

Seu momento de glória aconteceu em Stamford Bridge em 19 de novembro de 1921 quando ele marcou o único gol do jogo ao cobrar um pênalti no seu colega de Bradford City, Jock Ewart.

Infelizmente as brincadeiras de cobrar pênaltis rapidamente chegaram ao fim quando ele perdeu a sua cobrança no jogo seguinte contra o Arsenal e teve que correr de volta à sua meta rápida e desesperadamente.

Benjamin Howard Baker, segurando a bola, em jogo contra o Middlesbrough pela Division One em 09 de setembro de 1922
Benjamin Howard Baker, segurando a bola, em jogo contra o Middlesbrough pela Division One em 09 de setembro de 1922

Embora não contem para jogos oficiais, dois goleiros do Chelsea marcaram em partidas comemorativas em Stamford Bridge.

Em abril de 1969 a lenda dos Blues, Peter Bonetti, marcou dois gols de pênalti contra Charlton no jogo em homenagem a Bobby Tambling.

Peter Bonetti
Peter Bonetti

26 anos mais tarde, em março de 1995, Dave Beasant entrou nos minutos finais da partida em homenagem a Kerry Dixon, contra os Spurs e marcou o gol que deu números finais ao jogo, que terminou com uma vitória de 5 a 1 para os Blues.

Dave Beasant
Dave Beasant

* The Chelsea Miscellany de Clive Batty (2013)©

Imagens: 1. Benjamin Howard Baker em foto de 1924 (Pinterest); 2. Card de Benjamin Howard Baker (Vintage Footballers); 3. Benjamin Howard Baker, segurando a bola, em jogo contra o Middlesbrough pela Division One em 09 de setembro de 1922 (Getty Images); 4. Peter Bonetti (Getty Images); e 5. Dave Beasant (Pinterest).

Tradução: Sandro Pontes

Estes e outros assuntos, relacionados ao futebol britânico, vocês encontrarão diariamente no site Rolou na Terra da Rainha (https://www.rolounaterradarainha.com), um site dedicado a trazer até vocês fatos, curiosidades, grandes jogadores e treinadores, jogos inesquecíveis e muito mais.

A escolha pelo futebol britânico deu-se pela amplitude de assuntos que ficam à disposição, pois a partir daí têm-se uma variedade muito maior de histórias com times escoceses, galeses e até norte-irlandeses.

Se assim não fosse, como muitos admiradores do futebol ficariam sabendo que o Celtic foi o primeiro time britânico a vencer a Copa dos Campeões (atual Champions League) antes de qualquer time inglês? Ou que todos os times escoceses que ganharam algum torneio europeu não tinham jogadores estrangeiros em suas equipes? Ou que o último time puramente inglês (sem estrangeiros) a ganhar uma FA Cup foi o West Ham em 1975? Ou o dramático jogo do United contra a Juventus em 1999, na Itália, que garantiu a passagem dos Red Devils para a final da Champions League daquele ano e a consequente imortalização com a conquista do Treble? Ou como foi o primeiro jogo de Fergie pelo United no já longuínquo 8 de novembro de 1986? Ou a atribulada curta passagem de Brian Clough pelo Leeds United em 1974 (que rendeu até filme)? Ou que o Chelsea já se viu obrigado a jogar com o uniforme do Fulham numa partida oficial?

Todos os acontecimentos citados acima, e muito mais, vocês encontrarão no Rolou na Terra da Rainha: um outro olhar sob o futebol britânico. Todo dia tem novidade!

Other Articles

Comments (1)

  1. Um goleiro na história do Chelsea – Futebol no Planeta – Futebol 24h

Leave a Reply