apostas de futebol com Betway banner 728×90

O que aproxima Southampton e Borussia Dortmund

Se olharmos para a tabela da Premier League e da Bundesliga, vemos o Borussia Dortmund em 4 º lugar e ganhando uma vaga na Champions League da próxima temporada. Já o Southampton, foi apenas o 16 º lugar da Premier League, e se salvou por pouco da zona de rebaixamento, lutando até a ultima rodada para se manter na 1 ª divisão inglesa.

No entanto, as duas equipes tem semelhanças que as tornam muito particulares em seus países, e até mesmo no cenário mundial. Ambas as equipes acumulam muito dinheiro proveniente de vendas nas últimas temporadas, muito lucro no caixa, investem em jovens talentos, e caíram muito de rendimento na última temporada.

Na temporada atual, o Southampton ganhou 92,5 milhões de euros e gastou 61,4 milhões de euros, obtendo um lucro de 31,1 milhões de euros. Já o Borussia Dortmund recebeu incríveis 245,95 milhões de euros com vendas e gastou “apenas” 109,84 milhões de euros, obtendo um incrível lucro de 136,12 milhões de euros.

Ousmane Dembele - Borussia Dortmund
Ousmane Dembele custou ao Borussia Dortmund 15 milhões de Euros e foi vendido ao Barcelona por 105 milhões de Euros.

Se pegarmos as duas temporadas anteriores, o Southampton ganhou 8,75 milhões de euros e o Borussia Dortmund acumulou mais 12,4 milhões de euros. No entanto, as duas equipes contrataram muitas jovens promessas e venderam seus principais craques, o que acabou enfraquecendo os dois times, e os reflexos estão sendo dentro de campo.

O Southampton, durante 3 das 4 últimas temporadas figurou na zona da Europa League, sempre com jogadores de muita qualidade, porém sofreu perdas muito sentidas como Sadio Mané, Virgil Van Dijk e José Fonte e se tornou uma equipe frágil, se tornando saco de pancadas dos grandes, com quem travou batalhas épicas nos últimos anos, e jogando um pouco abaixo das equipes médias da Premier League, o que fizeram com que o Southampton lutasse apenas para sobreviver na 1 divisão na temporada atual.

Já o Borussia Dortmund perdeu alguns dos seus principais jogadores nas últimas temporadas, como Ousmane Dembelé, Pierre Aubameyang, Matthias Ginter e Neven Subotic, o que fez a equipe sofrer muito na temporada atual, cair na fase de grupos da Champions League e apesar de ter ficado em 4 º lugar da Bundesliga, em momento algum sonhou com o título da temporada, sendo presa fácil do Bayern de Munique. No último confronto sofreu um sonoro 6 a 0 do principal rival, algo totalmente impensável a 3 ou 4 temporadas, já que os confrontos eram de igual para igual no dérbi.

Como ponto positivo, e que aproxima muito as equipes, jovens talentos são a especialidade das duas equipes. As duas tem uma habilidade incrível de descobrir nomes promissores e possuem uma base muito forte. O resultado é o assédio de grandes equipes no cenário mundial a seus atletas, e aí uma outra semelhança, as duas não possuem nenhum jogador com status de não-negociável, ou seja, a relação da torcida com os ídolos se torna muito frágil. O Southampton não tem nenhum jogador incontestável dentro de campo e idolatrado fora dele, já o Borussia Dortmund, tem em Marco Reus um ídolo, mas muito mais por conta da vontade do próprio jogador do que pela diretoria da equipe.

Marco Reus - Borussia Dortmund
Marco Reus é ídolo do Borussia

Tais semelhanças aproximam muito as equipes em questão de gestão financeira forte e boa captação de talentos, mas também as separa de tantas outras equipes de 1 º e 2 º escalão da Europa, que buscam investir pesado em jogadores de renome e que possam elevar o patamar das equipes, já que tanto Southampton quanto Dortmund preferem contratar um atleta que é tratado como uma promessa ao invés de jogadores já consolidados.

E isso se comprova quando olhamos para as médias de idade das duas equipes, já que a equipe inglesa possui média de idade de 26,9 anos e a equipe alemã de 25,6 anos, segundo o transfermakt.

Comments (1)

  1. O que aproxima Southampton e Borussia Dortmund – Futebol no Planeta – Futebol 24h

Leave a Reply