apostas de futebol com Betway banner 728×90

Getafe FC: A zebra que pode ir à Champions League

Com apenas 36 anos desde sua fundação (1983), o Getafe é uma equipe que nunca aspirou grandes objetivos. Sem nenhum título importante, sua maior conquista é ter permanecido 12 temporadas na La Liga entre 2004/2005 e 2016/2017.

No entanto, essa modesta equipe retornou na temporada seguinte à primeira divisão espanhola e tem chamado a atenção na La Liga 2018/2019. O Getafe atualmente ocupa a 4ª posição do campeonato, estando à frente de equipes de muita tradição como Sevilla, Valência e Athletic Bilbao, e beliscando uma vaga para a Champions League, o que seria a melhor façanha do clube em sua história.

Elenco modesto

Em um campeonato tão monopolizado como a La Liga, a 4ª colocação é sem dúvidas um grande feito. Ainda mais se nós analisarmos o investimento do Getafe frente às equipes chamadas “grandes” na Espanha.

Segundo dados do Transfermarkt, site especializado em estatísticas do mundo da bola, o valor de mercado do Getafe é de apenas 93,5 milhões de euros. Na atual temporada, o clube gastou 45,75 milhões de euros em contratações, um valor longe de se equiparar aos grandes espanhóis, mas que foi muito eficiente para os resultados que o clube vem conquistando na atual temporada.

Comparando com o Top 3, Atlético de Madrid gastou 262,2 milhões de euros, Barcelona gastou 265, 2 milhões de euros e Real Madrid gastou 175, 8 milhões de euros, é possível observar o abismo dos gastos entre o atual 4º colocado.

Dentre os 20 times da La Liga Santander, o Getafe é o 11º mais barato, ficando atrás apenas de Athetic Bilbao, Deportivo Alavés, Girona, Levante, Espanyol, Real Sociedad, Eibar, Huesca e Real Valladolid.

Reforços pontuais

Uma equipe que não pode gastar muito com reforços, precisa ser acertado nos atletas que compra, certo?

Pois é exatamente isso que fez o Getafe FC na temporada atual. Chegaram como principais reforços o goleiro David Soria, por 3 milhões de euros, junto ao Sevilla, os zagueiros Ignasi Miquel, que veio do Málaga por 5 milhões e Leandro Cabrera, junto ao Crotone, por 600 mil euros, o lateral-esquerdo Vitorino Antunes, que veio por 2,5 milhões de euros do Dynamo de Kiev, o volante Nemanja Maksimovic, junto ao Valencia, por 5 milhões de euros, o meio-campista Mauro Arambarri, que chegou do Rio Boston e custou 2,1 milhões de euros e o experiente centroavante Jaime Mata, que veio de graça.

Resultados corretos

Com 28 rodadas completas e faltando 10 para o fim da temporada na La Liga, o Getafe soma 12 vitórias, 10 empates e 6 derrotas, estando a oito pontos do Real Madrid, 3º colocado, e a dois do Deportivo Alavés, 5º na classificação.

Além disso, o Getafe tem sido correto em sua campanha, ganhando ou empatando jogos fundamentais, principais nas partidas que envolvem advsersários do Top 10.

Das seis derrotas, duas foram para o Atlético de Madrid, e uma para Real Madrid, Barcelona, Valencia e Levante.

Por outro lado, venceu o Sevilla fora, o Real Bétis, goleou o Deportivo Alavés e conseguiu pontos importantes contra seus concorrentes diretos.

Equilíbrio entre defesa e ataque

Apesar de não ter um super ataque, sendo o 4º melhor, empatado com Celta de Vigo e Eibar, o Getafe tem a 3ª melhor defesa da competição, tendo sofrido até aqui 24 gols e ficando atrás apenas de Atlético de Madrid, 19 gols, e Valencia, 23 gols.

Com isso, a equipe tem conseguido se manter nas cabeças da La Liga e tem se mostrado ser uma verdadeira zebra até aqui, podendo inclusive bater seu recorde e chegar a uma competição europeia na próxima temporada, com chances reais de ser a Champions League.

Other Articles

Leave a Reply