Apostas de Futebol com Betway

Ansu Fati: Quem é esse grande talento de 16 anos do Barcelona?

O adolescente formado em La Masia voltou a marcar pelo Barcelona contra o Valencia neste fim de semana. Então, quem é ele, em que posição ele joga – e qual é o tamanho de sua cláusula de transferência?

A história de 60 segundos

É difícil compreender que não faz muito tempo – apenas alguns meses atrás – Ansumane Fati estava encarando a possibilidade de uma saída prematura do Barcelona. 

Em uma época em que as estrelas mais brilhantes de La Masia – e também as mais populares – estavam deixando o clube em busca de oportunidades de jogarem em times profissionais no exterior, havia um medo genuíno em todo o Camp Nou de que Fati seguisse esse caminho. E com sondagens de times como  Manchester City e United , os catalães venceram, dando ao jovem uma prorrogação de contrato de três anos com opção para mais dois – além de uma cláusula de recisão de € 100 milhões e a promessa de uma vaga na equipe B .

Para seu crédito, os Blaugrana cumpriram amplamente essa promessa final, apenas de ser uma maneira que poucos – incluindo o próprio jogador – teriam previsto inicialmente.

Nascido em Guiné-Bissau, Fati passou a infância percorrendo as ruas de Bissau, capital do país da África Ocidental, chutando uma bola improvisada composta por suas meias enroladas. Seu talento já se mostrava desde criança, no entanto, Fati foi matriculado na academia de Sevilha aos oito anos, a pedido do diretor da academia, Pablo Blanco.

Dois anos depois, apesar do interesse do Real Madrid , Ansu chegou a La Masia. Lá, ele estabeleceu uma parceria devastadora com o jovem japonês Takefusa Kubo com os menores de 12 anos do clube, e marcou 130 gols na primeira temporada. Fati foi forçado a ficar de fora das temporadas 2014/15 e 2015/16 por causa da proibição do Barça de registrar jogadores estrangeiros, além de uma lesão na tíbia e na fíbula, mas voltou em 2016/17.

Ele representou o time do Juvenil-B antes de ser promovido à equipe do Juvenil-A na última temporada.

Por que você precisa conhecê-lo?

Foi aqui que a Fati começou a aparecer nas manchetes. Apesar de ter começado sua carreira como atacante, o atacante se transformou em lateral esquerdo para melhorar o drible.

No entanto, a estrela africana mostrou-se letal na ala e foi o melhor pontuado no campeonato sub-19 na última temporada.

Depois de impressionar nos amistosos do Barcelona na pré-temporada, Fati foi o primeiro a entrar na equipe após lesões em Lionel Messi, Luis Suarez e Ousmane Dembele. Aos 16 anos, 11 meses e 25 dias, ele se tornou o segundo estreante do Barça nessa idade com uma participação de 15 minutos.

Sua ascensão notável foi concluída antes do intervalo internacional ajudando os atuais campeões da La Liga a um empate em 2-2 no Osasuna .

E não parou por aí: em sua primeira partida no Camp Nou contra o Valencia neste fim de semana , Fati marcou em dois minutos e marcou o segundo gol apenas cinco minutos depois, com o Barça vencendo por 5-2.

Virtudes

Fati possui uma estrutura poderosa e traz uma abordagem física muito boa para o jogo, que muitas vezes falta entre um time tecnicamente talentoso como o do Barcelona. No entanto, apesar de seu físico robusto, o graduado de La Masia possui excelentes habilidades de drible que quando combinadas com sua velocidade, o tornam incrivelmente difícil de parar em situações individuais.

Simplesmente, 56 gols em 29 jogos na última temporada provam o quão letal ele é na frente do gol. O jovem mostrou que tem uma visão incrível e até uma capacidade de controlar as jogadas do meio-campo. Como mostrado contra o Osasuna, ele  provou que também pode ser uma ameaça no ar.

No entanto, é a versatilidade e talento natural de Ansu que mostram que ele está um nível acima de seus colegas. “Sua grande qualidade é que ele pode jogar em todas as posições de ataque”, disse Albert Puig, ex-diretor técnico de La Masia. “Ele pode jogar com a 9, 11, 7 e 10. Ele é muito versátil. Faz a diferença. Ele tem uma grande imaginação.

Ele tem esse talento natural … É muito importante – esse tipo de jogador que joga tão livremente nas ruas por horas e horas. Foi o mesmo com Messi quando criança, embora Messi seja obviamente diferente, porém seu talento natural ajuda a tornar o jogador no que ele se tornou hoje. ”

Se existe algo pelo qual Fati pode ser criticado, é que ele é considerado um jogador fominha.

O garoto de 16 anos já havia sido criticado por seu egoísmo. Para alguns, o jovem prefere chutar o gol do que passar a bola para um companheiro de equipe e criar uma oportunidade para marcar gols.

Dada a sua idade, no entanto, o jogador de Guiné-Bissau ainda tem muito a aprender e seria razoável esperar que fome melhore significativamente com o tempo. Messi e companhia não o deixarão escapar disso.

Veja o que alguns estão dizendo dele:

“Ele é pura anarquia quando toca, e você precisa dar liberdade a esses tipos de talentos, não escondê-los – eles precisam fazer o que é natural deles. Ele é uma joia de La Masia.

Victor Valdes, treinador do Barcelona Juvenil-A.

Você sabia?

Além do ex-goleiro do Barça ter supervisionado o desenvolvimento do jovem nos últimos meses, o ex-jogador de 37 anos teve que comprar para Fati um novo par de chuteiras em uma recente viagem à Rússia.

“Eu disse a ele para me trazer suas chuteiras e elas estavam horríveis, estavam causando dor”, disse Valdes. “Ninguém pensou que poderia ser as chuteiras, mas eu percebi isso. Sai com ele e compramos umas novas.”

O que será dele agora?

Com Lionel Messi, Luis Suarez e Ousmane Dembele prontos para ficar de fora após o intervalo internacional, e com Rafinha emprestado ao Celta Vigo, há uma boa chance de vermos muito mais da Fati nas próximas semanas.

No futuro, no entanto, Ernesto Valverde deve ser prudente ao tentar desenvolver o talento precoce. Como a história sugere, esse trabalho não é tão simples. Dos 10 jovens estreantes do Barcelona, ​​a grande maioria – como Bojan Krkic, Gerard Deulofeu, Marc Muniesa e Adama Traore  estão estagnados, apesar de mostrar promessas antecipadas. Messi, como sempre, é a exceção notável.

Para que o Barcelona tire o melhor proveito de Fati, eles terão que garantir que administrem as expectativas com cuidado, dando-lhe oportunidades para cumprir seu potencial indiscutível.

Other Articles

Top 4 dos virgens de Champions League

Leave a Reply