
Decisão da Federação Espanhola leva Valência à UEFA
Uma decisão da Federação Espanhola tem causado muita discussão no futebol espanhol, com destaque para a reclamação do Valência junto à UEFA por discordar do que foi determinado pela Federação.
É verdade que o futebol está parado durante a pandemia do Covid-19, mas isso não significa que o cenário esportivo está parado. Muito pelo contrário!
Atualmente as ligas europeias ainda trabalham com a possibilidade de terminarem suas competições na atual temporada, mesmo que isso vá além do dia 30 de junho, que seria a data inicial para o término da jornada 2019/2020.
Entretanto, também cogita-se a possibilidade da temporada não ser terminada, e assim cada Federação determinaria o que julga mais interessante para os seus campeonatos.
E sobre isso, no dia 16 de abril de 2020 a Federação Espanhola afirmou que caso a temporada não seja possível de ser encerrada, a opção seria por classificar as quatro melhores equipes da La Liga até agora para a Champions League e as vagas da Europa League ficariam para o 5º e 6º colocados da La Liga e a última vaga iria para os finalistas da Taça do Rei, que contam com Real Sociedad e Athletic Bilbao.
Contudo essa decisão desagradou tanto Atlético de Madrid, que ficaria de fora da Champions League (atualmente está na 5ª colocação), como Valência, que é o atual 7º lugar da La Liga.
Valência na bronca com a Federação Espanhola
E a insatisfação do Valência foi tão grande que o clube mandou uma carta à UEFA se queixando da decisão tomada pela Federação Espanhola, já que assim o clube estaria fora da Europa League já que o Athletic Bilbao é atualmente o 10º colocado e portanto ficaria com a vaga que seria do Valência caso a Real Sociedad (4º lugar) vencesse a Taça do Rei.
Como principal argumento, o Valência se baliza na decisão da própria UEFA que decretou a alguns anos atrás de que os finalistas da Taça do Rei não tinham lugares assegurados nas competições europeias, sendo a vaga passada ao 7º colocado da La Liga no caso do campeão já estar classificado para uma competição europeia.
Vale lembrar que no atual cenário Barcelona, Real Madrid, Sevilla e Real Sociedad estariam classificados para a Champions League.
Enquanto que Getafe, Atlético de Madrid e (com a decisão da Federação Espanhola) Athletic Bilbao representariam a Espanha na Europa League.
No entanto, vale lembrar que a decisão da Federação Espanhola ainda não é definitiva e a UEFA ainda vai analisar a situação do futebol europeu na atual e próxima temporada.
Posicionamento da UEFA é contrário à Federação Espanhola

Por enquanto o único posicionamento da UEFA em relação ao assunto foi uma carta enviada às 55 federações europeias em que pedia para que as ligas nacionais não fossem canceladas.
Além disso, a instituição ameaçou clubes de exclusão das competições europeias caso as federações declarem o término de suas temporadas antes de serem realizadas todas as partidas.
Esse posicionamento ocorreu principalmente devido a decisão do Pro League, responsável pelo Campeonato Belga, de declarar o encerramento da competição e o Club Brugge, atual líder, como campeão.